ESTADO LAICO5

Democracia só existe com Laicidade

“Bancada Cristã” avança no Congresso enquanto partidos progressistas esquecem movimentos sociais e cortejam lideranças religiosas.
Resistência cresce, mas espaço cívico está ameaçado. Feministas alertam:
sem Estado laico, não há democracia real

A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verónica Macamo, discursou esta manhã, durante a comemoração do mês da Amnistia em África, na Cidade de Maputo, que decorre sob o lema “Desarmamento como Oportunidade Para o Silenciar das Armas em África: Lições da República de Moçambique”.

Foto: MINEC

 

Organizada pela União Africana, em parceria com as Nações Unidas, a celebração tem como propósito a mobilização de esforços para acelerar a materialização da iniciativa africana referente ao Silenciar das Armas em África até 2030, uma contribuição para a promoção e reforço da paz e estabilidade no continente africano, refere um comunicado do MINEC.

Participam nesta comemoração quinze Estados-Membros do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, representantes da Comissão da União Africana, das Nações Unidas e de outros organismos internacionais.

De acordo com a nota, o evento ocorre na sequência da 29ª Cimeira da União Africana, realizada em Adis-Abeba, Etiópia, em Julho de 2017, que declarou o mês de Setembro de cada ano, como o Mês Africano da Amnistia para a entrega e recolha de armas ilícitas, ligeiras e de pequeno porte.

A celebração é organizada anualmente, segundo o princípio de rotatividade geográfica das cinco sub-regiões do continente africano.

fonte: https://opais.co.mz/macamo-fala-sobre-licoes-de-mocambique-no-desarmamento/