dilma roussef leila reboucas PLP
Dilma Roussef e Leila Rebouças

Leila Rebouças – Colaboradora no Ministério das Mulheres e PLP formada em 2007

 

As Promotoras Legais Populares (PLPs) de Brasília e Entorno, celebram no próximo 8/11, sábado, 20 anos de atuação em defesa dos direitos humanos das mulheres. A celebração acontecerá a partir das 9 horas, no Núcleo de Estudos Jurídicos da Universidade de Brasília, em Ceilândia-DF, com a participação de PLPs Formadas ao logo desses vinte anos.
14mar2024 PLPs

Originado na década de 1990, o projeto é realizado em diversos estados e em vários formatos com apoio de Universidades, organizações feministas e instituições não governamentais, como promotor de processos emancipatórios por meio da prática da educação popular feminista. A primeira turma formada foi no Rio Grande do Sul, por iniciativa da Themis em 1993, organização feminista de Porto Alegre, em seguida em 1994, foi a vez de São Paulo, com a União de Mulheres de São Paulo.

O projeto promove a formação de mulheres líderes comunitárias que orientam outras mulheres sobre direitos, acesso à justiça, combate à violência de gênero e discriminação.

14mar2024 PLPs UnB

As PLP’s atuam como ponte entre a comunidade e o sistema de justiça, fortalecendo redes de solidariedade, conscientizando sobre direitos e auxiliando na denúncia de violações.

A formação envolve conhecimentos jurídicos, técnicas de escuta e aconselhamento com perspectiva feminista e de direitos humanos, visando empoderar mulheres de diferentes classes, raças, idades e identidades de gênero.

Além de capacitarem as participantes para reconhecerem e atuarem em casos de violência e violações, as PLPs também fiscalizam e reivindicam políticas públicas que promovam a equidade de gênero. As PLPs ocupam hoje cargos de liderança em importantes órgãos governamentais e de participação social, tais como no Conselho Nacional de Política para as Mulheres, no Ministério das Mulheres.

O movimento busca criar uma sociedade mais justa e igualitária ampliando a participação social e o acesso à justiça para mulheres em situação de violências e vulnerabilidades.