Evento começa nesta segunda-feira (29) e vai até 1º de outubro

29/09/2025 - 08:08
Brasília
Brasília (DF), 11/03/2025 - Arte Banner Viva Maria. Arte/Agência Brasil

© Arte/Agência Brasil

 

Começa nesta segunda-feira (29), em Brasília, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que se estenderá até a próxima quarta-feira, 1º de outubro. O evento vai reunir cerca de 4 mil participantes de todo o país, representando a pluralidade das mulheres brasileiras.

O programa Viva Maria, ao celebrar a nova edição, resgatou registros da 1ª Conferência, realizada em 2004. Entre os destaques está a fala da saudosa Raimunda Gomes da Silva, quebradeira de coco babaçu, homenageada na abertura da primeira conferência por seu compromisso e dedicação à luta por dignidade e reconhecimento das trabalhadoras rurais. Em sua fala, fez questão de ressaltar que as conquistas das feministas brasileiras sempre nasceram da resistência coletiva.

Também foi lembrada a participação de Edivalda Pereira Torres, mulher sertaneja, que trouxe à conferência a realidade das trabalhadoras do sertão — mulheres que enfrentam a dureza da terra árida, mas que não abrem mão de semear esperança e de afirmar o seu papel na construção das políticas públicas.

Outro registro foi o da filósofa e ativista Sueli Carneiro, que propôs, na época, a construção de uma aliança entre mulheres negras e indígenas — pauta ainda presente nos debates atuais.

 

fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2025-09/viva-maria-brasilia-recebe-conferencia-de-politicas-para-mulheres