Quase lá: Deputada federal Daiana Santos solicita criação de subcomissão para conter fake news sobre enchentes no RS

Pesquisa recente aponta grande circulação de informações falsas, especialmente nas mídias digitais

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |

Daiana Santos quer criar subcomissão para conter notícias falsas - Foto: Divulgação

 

A deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) protocolou um requerimento na semana passada propondo a criação, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR) da Câmara dos Deputados, de uma subcomissão especial para debater mecanismos de monitoramento e contenção da circulação de desinformação no contexto da tragédia climática do Rio Grande do Sul.

“Infelizmente, as redes sociais foram invadidas por diversas notícias falsas, que estão dificultando a compreensão e a obtenção de informações sobre a real situação do nosso estado. Eu, por exemplo, tenho visto uma série de fake news fazendo referência a supostas doações barradas, alarmes falsos, divulgação de mortes de pessoas que estão vivas e ajudando nos resgates, além de falsas acusações contra voluntárias e voluntários”, argumentou.

Na justificativa de sua proposta, ela afirma que uma pesquisa recente aponta grande circulação de informações falsas, especialmente nas mídias digitais, a respeito da situação calamitosa pela qual passa o estado do Rio Grande do Sul. “Grande parte das falsas notícias em circulação fazem referência a supostas doações barradas por autoridades, a caminhões de donativos multados, especulações sobre o número de mortos e até falsos alarmes sobre evacuação de cidades”, disse a parlamentar.

Por isso, segundo ela, “é urgente que possamos criar uma Subcomissão Especial para monitorar e conter esse caos de propagação de informações falsas, que prejudicam as ações da sociedade civil e das autoridades neste momento profundamente difícil para o povo gaúcho”.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2024/05/27/deputada-federal-daiana-santos-solicita-criacao-de-subcomissao-para-conter-fake-news-sobre-enchentes-no-rs

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...