Livro publicado pelas Edições SOS Corpo está disponível para download. A publicação apresenta uma análise sobre o papel das políticas públicas na luta contra a violência contra as mulheres, como têm sido aplicadas e como elas modificam a realidade.

O livro “Violência Contra as Mulheres: (Re)produção de desigualdade nas políticas públicas”, da cientista social e pesquisadora do SOS Corpo, Natália Cordeiro, oferece um retrato da aplicação das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres na cidade do Recife, em especial na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher.

Resultado de sua pesquisa de doutorado em Ciência Política, a publicação parte da perspectiva de que há uma epistemologia feminista que precisa ser exposta à sociedade, para além dos muros das universidades, dialogando com as pessoas que colocam seus corpos e mentes para movimentar a mudança do mundo.

A escolha de utilizar a Etnografia como ferramenta metodológica foi muito importante para o aprofundamento das questões trazidas por Natália em seu livro. Apesar de ser uma técnica pouco utilizada na Ciência Política, e na análise de políticas públicas em geral, a possibilidade de aprofundar o debate a partir do detalhamento da experiência etnográfica se mostra muito valiosa para o monitoramento e compreensão de como se dá a implementação das políticas públicas.

O livro traz uma profunda reflexão sobre o racismo e o classismo que, por serem elementos estruturantes de nossa sociedade, orientam as relações entre servidores e usuárias. Ao relacionar os conceitos de interseccionalidade e burocracia de nível de rua com a história das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, a autora reflete sobre como essas desigualdades estruturais da sociedade em que vivemos se refletem na implementação das políticas e quais são as consequências disso para a vida concreta das mulheres.

Autora: Natália Cordeiro
Edição: SOS Corpo
Revisão e edição: Cristina Lima
Projeto Gráfico e Diagramação: Gabriela Araújo Bordado da capa: Natália Cordeiro
Impressão: Provisual
Produção da Publicação: SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia
Apoio: Pão Para o Mundo

 
 
 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...