A Chamada Aberta Direito de Decidir da Coletiva Basuras disponibiliza lambes com artes de diversos artistas de todo o Brasil pelo 28 de setembro, Dia de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto na América Latina e Caribe. 

 

O dia 28 de setembro marca a luta feminista latino-americana e caribenha pela descriminalização e legalização do aborto. Todos os anos, nessa data, milhares de mulheres e pessoas que gestam saem às ruas para reivindicar pela vida, pela escolha da maternidade, pela dignidade e por justiça reprodutiva. Para compor esse movimento, a Coletiva Basuras realiza anualmente a Chamada Direito de Decidir, uma mobilização artivista nacional de lambe-lambe que leva o diálogo sobre  a legalização do aborto para as ruas. 

Em sua 4º edição, a ação recebeu mais de 50 manifestações artísticas (desenhos, textos, fotos com frases, colagens, etc) de artistas de todo Brasil, chegando ao número de 120 lambes, ao longo das quatro edições realizadas (2020, 2021 e 2022 e 2023). O acervo da Chamada está disponível para download gratuito: http://bit.ly/direito-decidir. A partir dos lambes, diversas colagens coletivas estão sendo realizadas pelas ruas brasileiras neste mês, que marca a luta pelo aborto legal, com registros das colagens em, pelo menos, 10 estados brasileiros, incluindo capitais e interiores. 

Neste ano também foram oferecidas oficinas presenciais para criação de lambes para a chamada em quatro territórios brasileiros: Belém (PA); Belo Horizonte (MG); Florianópolis (SC) e Olinda (PE). Além de uma oficina online realizada em parceria com a RSMLAC (Red de Salud de las Mujeres Latinoamericanas y del Caribe), aberta para todes da América Latina. A ampliação das oficinas foi possível por meio do Edital Futuro do Cuidado, uma iniciativa colaborativa da plataforma Nem Presa Nem Morta para enfrentar o estigma do aborto e a culpabilização da pessoa que aborta e de sua rede de apoio. Nesta edição, o edital contemplou 12 iniciativas atuantes em todo território nacional.

Construções coletivas: sobre as oficinas de lambe-lambe Direito de Decidir

 

As oficinas da Chamada Direito de Decidir foram oferecidas de forma gratuita e foram construídas desde o seu início de forma coletiva entre os 4 oficineires e membros da Coletiva Basuras, além de uma profissional com foco na metodologia. Essa estrutura teve o intuito de compor uma oficina semelhante nos 4 territórios, incentivando a autonomia de cada ume e servindo também como um momento de aprendizado coletivo e troca de experiências entre artistas independentes do lambe-lambe que trabalham, em algum momento de sua produção artística, a temática da despenalização social do aborto. Conheça es artistas que ministraram as oficinas: 

 

Anne Souza e Misseravi (Olinda/PE) 

Desde 2011, Anne realiza intervenções urbanas com lambe-lambe. Com suas ilustrações, busca a representatividade feminina, que mostram seus desejos e lutas pelo mundo. Artista urbana de Olinda, Misseravi iniciou-se nas técnicas do lambe-lambe, grafite e pixo em 2018. Realiza intervenções de maneira política e recreativa, levando para as ruas sua vivência periférica.

Beatriz Paiva (Belém/PA)

Artista visual e arte educadora, pequisa o lambe-lambe, investigando a relação entre arte e cidade, gênero e sexualidade, focando na afetividade da mulher negra lésbica, na ancestralidade diaspórica e na territorialidade.

Bea Lake (Belo Horizonte/MG)

Bea Lake é artista e designer. Com uma mescla de técnicas manuais e digitais, cola lambe-lambe pelas cidades a fim de despertar uma percepção de conexão entre corpo e espaço.

Kio Zaz (Florianópolis/SC)

Kio é artista plástico, ilustrador, tatuador, e arte educador. Suas produções são inspiradas na resistência queer, no cotidiano caótico das cidades e nos movimentos de cultura underground.  

 

Sobre a Coletiva Basuras e a Chamada Direito de Decidir

 

Desde 2018, a Basuras articula oficinas independentes de criação e colagem de lambe-lambe junto ao 28 de setembro, Dia Latianoamericano e Caribenho de Luta pela Legalização e Descriminalização do Aborto. No ano de 2020, diante de uma pandemia e dos retrocessos políticos na saúde reprodutiva, o alcance da ação foi ampliada com a criação da Chamada Aberta pelo Direito de Decidir.   

Com quatro edições realizadas (2020; 2021 e 2022 e 2023), o acervo da Chamada Direito de Decidir chega a 120 lambes, com registros das colagens dos lambes-lambes em, pelo menos, 10 estados brasileiros, incluindo capitais e interiores. 

O lambe-lambe como ferramenta política

 

Os lambes começaram a aparecer por volta do século XIX, inicialmente com o formato do cartaz, que criou na época uma nova forma de propaganda. E foi com a divulgação dos circos que ela se popularizou até ganhar força como instrumento de protestos políticos e se firmar como uma ferramenta artivista.

Seja na saída para o trabalho, no ponto de ônibus, ou ao lado do mercadinho da vila, o lambe-lambe rompe as limitações dos algoritmos e expande a comunicação para todes que se deparam com as colagens ao transitar pelos seus caminhos cotidianos. Por isso, conforme a coidealizadora da Chamada Direito de Decidir, Gabriela Giannini, essa ferramenta foi escolhida como principal linguagem da campanha nacional pelo aborto legal:

"O lambe-lambe é uma forma muito acessível e democrática de expressão, que pode chegar em pessoas que talvez nem saibam que o aborto é legal no Brasil em três situações ou então que uma entre sete brasileiras já abortaram. Essas informações são difundidas por diversas iniciativas, mas muitas vezes ficam restritas pela atual lógica dos algoritmos em redes sociais."

 

 

Serviço: 

Campanha nacional de lambe-lambe pelo Direito de Decidir

Locais: Olinda/PE; Belém/PA; Belo Horizonte/MG e Florianópolis/SC. 

Mais informações:

O Felipa Pinheiro, assessoria de imprensa do projeto

(21) 98501-5471


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...