Quase lá: O Programa Futuras Cientistas abre inscrições para a Imersão Científica 2024

Período de cadastro vai até o dia 4 de setembro. Podem participar da iniciativa nacional alunas do segundo ano do Ensino Médio e professoras do Ensino Médio de redes públicas estaduais de educação

 

CETENE/CNPq

A baixa presença feminina na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática segue sendo um dos grandes desafios à equidade de gênero no mundo. No Brasil, por exemplo, apenas 31% das ocupações em STEM – sigla usada em referência a essas áreas de atuação – são de mulheres, segundo dados da UNESCO. De olho na reversão desse cenário, o Futuras Cientistas, programa de gênero do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), abriu inscrições para a edição nacional da sua próxima Imersão Científica, em 2024. As meninas e mulheres interessadas em participar devem fazer seu cadastro até o dia 4 de setembro deste ano, no https://www.gov.br/cetene/pt-br/areas-de-atuacao/futuras-cientistas.

Podem participar da iniciativa tanto alunas do segundo ano do Ensino Médio quanto professoras do Ensino Médio que pertençam às redes públicas estaduais de educação. Ao todo são oferecidas 470 vagas para todo o Brasil, com 10% das oportunidades destinadas a pessoas com deficiência. Do total, 160 vagas são para alunas matriculadas em escolas regulares e outras 160 vagas para estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. As estudantes contempladas recebem um auxílio mensal no valor de R$ 483,00 (quatrocentos e oitenta e três Reais), fornecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de kit com os materiais necessários para a realização dos experimentos dos planos de trabalho. As docentes ocupam as 150 vagas restantes.

CRONOGRAMA - A Imersão Científica é a primeira etapa do programa Futuras Cientistas e inclui na programação atividades práticas em laboratórios dos centros de pesquisa parceiros, aulas remotas e palestras temáticas. Os grupos de trabalho são monitorados por especialistas e as atividades são realizadas em conformidade com as metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em favor da equidade de gênero (ODS 5), bem como a missão institucional do CETENE/MCTI de promoção ao acesso e à popularização da Ciência no Nordeste e no Brasil. Além da Imersão Científica, o Futuras Cientistas é composto de outras três etapas, que serão realizadas ao longo de 2024: banca de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mentoria e estágios supervisionados.

FUTURAS CIENTISTAS – Idealizado pela pesquisadora Giovanna Machado e criado em 2012, o programa Futuras Cientistas passou a ter alcance nacional em 2022, contemplando um total de 675 estudantes em todas as regiões do país. A mudança de patamar ocorreu após uma década de atuação nos estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe. Estima-se que, em média, cerca 70% das participantes da iniciativa são aprovadas no vestibular e, desse total, em torno de 80% escolhem áreas de STEM. Devido a suas contribuições, o Futuras Cientistas foi agraciado em 2022 com o Prêmio LED – Luz na Educação, promovido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Rede Globo e conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Consulado dos EUA no Recife. 

SERVIÇO  - Inscrições para Imersão Científica de 2024. Até o dia 4 de setembro.

CONTATOS -  Assessoria de Comunicação CETENE: Telefone: (81) 3334-7217 Gláucia Bruce (81) 99842-1521- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. /  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Futuras Cientistas é um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática; a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.

 

Com o desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares, reduzimos barreiras para o acesso e permanência de meninas e mulheres nos espaços científicos. Em 10 anos, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular. Destas, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.

As frentes de atuação têm início no ensino médio, entretanto seguem até o ensino superior. 

OBJETIVO:

Estimular o interesse e promover a participação de mulheres professoras e estudantes do ensino médio, nas áreas de Ciência e Tecnologia, através de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.

FRENTES DE AÇÃO DO PROGRAMA:

  • Imersão Científica
  • Banca de Estudos
  • Mentoria
  • Estágios


Saiba mais no Instagram do Futuras Cientistas.

 

Imersão Científica 2024

 

Inscrições estudantes e professoras


Banca de Estudos 2023

Edital de chamamento público para provimento de vagas do Programa Futuras Cientistas – Banca de Estudos para o ENEM. Edital prevê a realização de tutorias temáticas online nas plataformas Google Meet e Youtube, de 01 de setembro a 29 de outubro de 2023, nos assuntos de Química, Física, Matemática, Biologia e Português.


Imersão Científica 2024

Projetos de Trabalho - Imersão Científica 2024

fonte: https://www.gov.br/cetene/pt-br/areas-de-atuacao/futuras-cientistas

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...