Quase lá: Palestra na USP abordará impactos do racismo e do fascismo na construção da memória

Michael Hanchard, da Universidade da Pensilvânia, irá proferir palestra na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O professor é autor do livro “Orfeu e o Poder: O Movimento Negro no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1988)”

  Publicado: 13/06/2023
Encontro na FFLCH trará reflexões sobre a perspectiva da memória negra como contraponto à memória oficial do Estado – Foto: Pexels

No dia 15 de junho, às 15h30, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove o evento Os desafios para a promoção da memória negra e o enfrentamento ao racismo e ao fascismo. O encontro ocorre em modalidade híbrida, presencialmente na FFLCH e com transmissão ao vivo pelo canal da faculdade no Youtube. Não é necessário se inscrever para participar. 

A conferência contará com a palestra de Michael Hanchard, professor do Departamento de Estudos Africanos da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e colaborador no núcleo de pesquisa Afro Cebrap. O núcleo é coordenado pela socióloga Márcia Lima, secretária de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério Igualdade Racial, e professora da FFLCH. 

De acordo com os organizadores, o professor americano trará reflexões sobre a perspectiva da memória negra como contraponto à memória oficial do Estado. Hanchard vai apresentar os impactos do racismo e do fascismo na construção da memória, além das relações entre racismo e fascismo do ponto de vista ideológico e político.

Michael G. Hanchard é autor de Orfeu e o Poder: O Movimento Negro no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1988)Party/Politics: Horizons in Black Political Thought (Oxford, 2006) e, mais recentemente, The Spectre of Race: How Discrimination Haunts Western Democracy (Princeton, 2018). Este último recebeu o Prêmio Ralphe J. Bunche, da American Political Science Association, em 2019 pelo melhor livro sobre pluralismo étnico e cultural, e foi nomeado um dos dez melhores livros de 2018 pelo Times Educational Supplement de Londres.

Serviço:

Os desafios para a promoção da memória negra e o enfrentamento ao racismo e ao fascismo

Horário: 15h30

Local: Auditório Nicolau Sevcenko – Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária – São Paulo-SP

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/autor-de-orfeu-e-o-poder-sugere-memoria-negra-para-combate-ao-racismo-e-ao-fascismo/


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Recomendamos a leitura

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...