Revoltados e com medo de outro ataque, familiares de Cleonice Maria Lima cobram manutenção da prisão do criminoso

 Metrópoles

Familiares de Cleonice Maria Lima, 46, apontam falhas nas medidas protetivas. A mulher foi alvejada pelo ex, Cleuson Sousa de Moura Silva (foto em destaque), 43, no Hospital São Francisco, em Ceilândia, no domingo (28/5).

Mesmo com medida protetiva, Cleonice foi atacada. Segundo a advogada da família da vítima, Nauane Buriti, os parentes estão muito abalados e assustados.

 

“Quando se tem uma medida protetiva, o Estado tem o dever legal de fazer a fiscalização, de agir. Hoje, a família sofre muito pela falta de apoio e de segurança”, destacou a advogada.

Para a família, o episódio mostrou uma falha no sistema de medidas protetivas. Não haveria policiais na região e o acusado entrou tranquilamente no hospital. “Neste momento, o sentimento da família é de revolta”, assinalou.

Quem é Cleonice

Nas palavras de familiares, Cleonice é uma mãe de família, religiosa e trabalhadora. “As pessoas que trabalham com ela dizem que ela é uma amiga, parceira. Todos gostam muito dela no hospital”, relatou a advogada.

Os filhos de Cleonice não são de Cleuson. Desde 2020, a vítima começou a tentar por um fim no relacionamento. De acordo com a advogada, os episódios de violência começaram pelo fato do acusado não aceitar o término.

 

“Eles estavam junto há quatro anos. Ele foi ficando mais agressivo e ela quis terminar, mas ele nunca permitiu. Nos últimos dois anos, ela vinha sofrendo essas perseguições”, comentou.

5 de maio

Em 5 de maio, o acusado foi ao mesmo hospital portando um objeto similar a uma arma. Não encontrou a vítima na recepção. Começou a entrar nas áreas restritas da unidade de saúde, até ser expulso por um segurança.

A vítima recebeu uma medida protetiva. Mas o acusado foi liberado na audiência de custódia. Segundo a advogada, a família ficou revoltada com a situação, pois cobrou mecanismos para manter realmente o criminoso distante.

Alertas

De acordo com a advogada, familiares tinham fortes suspeitas de um possível novo ataque e procurou a todo momento alertar Cleonice.

 

Segundo a advogada, para os familiares, a região em volta do hospital deveria ser policiada e também era necessário algum mecanismo para alertar sobre a possível proximidade do acusado como uso de tornozeleira eletrônica.

Familiares temem a possibilidade de soltura do acusado após a audiência de custódia. “Esse é um dos maiores medos da família. O que a família quer, neste momento, é o afastamento dele”, contou.

Justiça

A família quer a devida apuração criminal e avalia um eventual pedido de indenização, inclusive por eventuais falhas do Estado. O DF recentemente aprovou um lei para garantir o ressarcimento de vítimas doméstica.

“É uma mulher em uma situação grave de ameaça. Ela já tinha no dia 5 de maio sofrido esse atentado dentro desse mesmo hospital. E esse tempo todo ele estava à solta, conseguindo planejar a execução no dia 29 de maio”, disse.

Após o crime, Cleuson teria fugido do local em um Ford Escort Vermelho. Mas foi preso momentos depois em uma parada de ônibus da região.

fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/mulher-baleada-em-hospital-para-familia-medida-protetiva-falhou


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...