Importante espaço de reflexão sobre educação social, popular e comunitária, Congresso Internacional de Pedagogia Social contará com palestras do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio de Almeida, e de pesquisadores de países de língua portuguesa

  Publicado: 01/02/2023
Por  - Jornal da USP >https://i0.wp.com/jornal.usp.br/wp-content/uploads/2023/02/aluno-DF-Instituto-Paulo-Freire.jpg?resize=300%2C158&ssl=1 300w, https://i0.wp.com/jornal.usp.br/wp-content/uploads/2023/02/aluno-DF-Instituto-Paulo-Freire.jpg?resize=768%2C403&ssl=1 768w" alt="" width="800" height="420" class="size-full wp-image-604120 jetpack-lazy-image jetpack-lazy-image--handled" style="box-sizing: border-box; height: auto; max-width: 100%; margin: 0px auto 5px; padding: 0px; border: 0px; outline: 0px; font-variant: inherit; font-stretch: inherit; line-height: inherit; vertical-align: middle; font-family: inherit; font-size: 17px; font-style: inherit; font-weight: inherit; display: block;" decoding="async" data-recalc-dims="1" data-lazy-loaded="1" loading="eager" />Aluno soletra a palavra tijolo, Sobradinho (DF) – Foto: Instituto Paulo Freire

Estão abertas as inscrições para o 7º Congresso Internacional de Pedagogia Social (CIPS), que ocorre do dia 15 ao dia 18 de fevereiro, e conta com a participação de professores e pesquisadores de pelo menos dez países. O evento será realizado de maneira presencial, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, e terá transmissão on-line. O foco desta edição será refletir sobre colonialidade, atrelando a ideia de raça como estruturante no pensamento colonial para a subalternização dos povos colonizados. 

Professor Roberto da Silva – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

Palestrantes, trabalhadores da rede de assistência social e bolsistas do Mackenzie e da Faculdade de Educação (FE) da USP podem realizar a inscrição gratuitamente. Para as demais pessoas interessadas, os valores variam entre R$ 70 e R$ 120. As inscrições podem ser feitas neste link

“Este é o principal evento sobre educação social na América Latina. A reunião de pesquisas foi a forma que encontramos de mapear a evolução do tema e os trabalhos na área”, explica Roberto da Silva, professor da FE. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade, Silva é o principal organizador dos Congressos Internacionais de Pedagogia Social.

Além de grandes conferências, o evento selecionou 50 trabalhos para comunicações orais que, após aprovação, devem ser publicados no anais do congresso. O evento já acumula cerca de 350 pesquisas comunicadas e publicadas na plataforma SciElo e na Coleção Pedagogia Social, da Expressão & Arte Editora.

Programação

A 7ª edição do congresso contará com três conferências magnas, cinco mesas temáticas, três sessões de cine debate, comunicações orais e lançamento de livros envolvendo cerca de 800 participantes. O megaevento terá o suporte e apoio de cerca de 230 colaboradores entre conferencistas, palestrantes, oficineiros e monitores. Algumas das atividades terão tradução em inglês e interpretação de Libras. 


Ministro Silvio Almeida é um dos convidados do evento – Foto: reprodução

 

O advogado, filósofo e ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio de Almeida, confirmou presença no evento e deve realizar uma conferência sobre a teoria decolonial como um paradigma da libertação. “A ideia é que o ministro, que domina o assunto do racismo estrutural, possa apresentar o tema e abrir uma série de mesas, para ouvirmos dos outros países de colonização espanhola e portuguesa como estão lidando com a educação decolonial”, conta Silva. Ele destaca que Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e República do Mali terão representantes no evento. “Bem como Macau, na China, outro reduto de língua portuguesa”, acrescenta.   

Nisia Trindade de Lima, ex-presidente da FioCruz e atual ministra da Saúde, também foi convidada para palestrar em uma das conferências magnas, para discutir a educação em saúde durante a pandemia de covid-19. A proposta do evento é que pesquisadores da Europa, África e das Américas possam compartilhar a experiência de seus países com o tema. 

Entre os 33 especialistas convidados para palestrar no evento estão Celso Luiz Prudente, Conceição Evaristo e nomes internacionais como Miguel Marrengula (Moçambique), Fernando Jorge Tavares (Cabo Verde), Moussa Diabate (República do Mali), Marcelo David Krichesky (Argentina), entre outros. Confira a programação completa neste link.

O Congresso Internacional de Pedagogia Social é organizado por grupos de pesquisas sediados em diversas instituições públicas como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e nas Universidades Federais do Paraná (UFPR), Mato Grosso do Sul (UFMS), Pernambuco (UFPE),  Espírito Santo (UFES) e Universidade Federal Fluminense (UFF), em articulação com instituições privadas como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) e Universidade Católica de Brasília (UCB).

fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/evento-reune-ministros-e-pesquisadores-para-discutir-o-colonialismo-na-pedagogia-social/

 


 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...