Iniciativa também visa estabelecer protocolos de saúde específicos para incluir diversidade sexual e de gênero 


Brasil de Fato | Porto Alegre (RS)  02 de setembro de 2024 às 11:34
Deputada Daine Santos: "O sistema de saúde pública precisa urgentemente dar atenção para garantir dignidade e respeito a essas mulheres" - Foto: Sthefane Felipa
A deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), presidenta da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, na Câmara dos Deputados, protocolou o Projeto de Lei (PL) 3307/2024, que institui a Política Nacional de Capacitação e Formação Continuada de Profissionais de Saúde Pública no Atendimento a Mulheres Lésbicas e Bissexuais no Sistema Único de Saúde (SUS). O PL foi apresentado à Mesa Diretora da Câmara no dia 28 de agosto.

Sanitarista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Daiana enfatizou a importância do projeto de lei, que busca capacitar os profissionais do SUS acerca do tema no combate ao preconceito.

"A ausência de uma formação específica sobre as necessidades de saúde das mulheres lésbicas, combinada com a persistência de preconceitos, não apenas compromete a qualidade do atendimento, mas também perpetua um ciclo de negligência e desigualdade."

O projeto também incentiva o estabelecimento de protocolos específicos para inclusão da temática da diversidade sexual e de gênero no SUS, a fim de evitar falhas no acesso à saúde pública. 

Segundo o LesboCenso Nacional: Mapeamento de Vivências Lésbicas no Brasil, realizado pela Liga Brasileira de Lésbicas e pela Associação Lésbica Feminista de Brasília, 25% das mulheres lésbicas sofreram discriminação em atendimento ginecológico, e 73% relataram que possuíam medo, receio ou constrangimento de falar sobre sua orientação sexual em atendimentos de saúde.

"Quando diagnósticos tardios ou incorretos se tornam rotina, especialmente em questões de saúde sexual e reprodutiva, estamos falhando com essas mulheres. Isso é reflexo de um problema que o sistema de saúde pública precisa urgentemente dar atenção para garantir dignidade e respeito a essas mulheres", ressaltou a parlamentar. 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul 

https://www.brasildefato.com.br/2024/09/02/deputada-federal-daiana-santos-do-rs-propoe-projeto-para-saude-das-mulheres-lesbicas-no-sus

Edição: Katia Marko


Artigos do (e sobre o) CFEMEA

Recomendamos a leitura

Pacto entre Mercado e Congresso

  • 01-07-2025 12:57:35
  • Hits 109

Sobre o suicídio

  • 25-06-2025 15:00:15
  • Hits 444

O humanismo político de Hannah Arendt

  • 24-06-2025 14:01:33
  • Hits 407

A demografia está contra Lula

  • 20-06-2025 12:59:08
  • Hits 492

Sem solidariedade, a esquerda não tem nada

  • 06-06-2025 13:52:58
  • Hits 709

Pobreza, tema esquecido pela esquerda?

  • 06-06-2025 13:00:21
  • Hits 766

Por um novo horizonte político de esquerda

  • 30-05-2025 16:38:38
  • Hits 946

Tecelãs do Cuidado - Cfemea 2021

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

legalizar aborto

nosso voto2

...