Quase lá: 3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas acontece em Brasília nos dias 16 a 18 de agosto

Mulheres do campo, da floresta e das águas de todo o país vão expor produções agroecológicas. A 3ª Mostra da Produção das Margaridas vai acontecer em Brasília, no Eixo Cultural Ibero-Americano

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Evento acontece no Eixo Cultural Ibero-Americano, antiga Funarte

Evento acontece no Eixo Cultural Ibero-Americano, antiga Funarte - Foto: Mídia Ninja

 

A 3ª Mostra da Produção das Margaridas vai acontecer em Brasília, no Eixo Cultural Ibero-Americano, nos dias 16 a 18 de agosto, com entrada gratuita. O evento será um importante momento para dar visibilidade e valorizar o trabalho das mulheres do campo, da floresta e das águas. A realização da Mostra dialoga diretamente com o eixo político da Marcha das Margaridas que trata da autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda.

“É um momento importante das mulheres trazerem os seus produtos produzidos a partir dos quintais produtivos, com base agroecológica. São os saberes dessa diversidade da agricultura familiar que vêm aqui para o centro da capital do Brasil”, explica a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag e coordenadora da Marcha das Margaridas, Mazé Morais.

A Mostra será um espaço colaborativo de comercialização, promoção e divulgação dos produtos provenientes de agricultoras familiares, indígenas, quilombolas e demais representantes e povos e comunidades tradicionais.

A secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag, Mônica Bufon, explica que “teremos aproximadamente 200 expositoras, com produtos de todas as regiões do Brasil. Serão deliciosos produtos como café, farinha, vinho, queijo, doces, artesanatos, mel, biscoitos e plantas medicinais. Será uma grandiosa mostra aonde vamos trazer produtos saudáveis e sustentáveis feitos pelas nossas produtoras, mulheres que são do campo, floresta e águas.”

Ana Lúcia Alves, do sítio Lagoa de Dentro, município de Itapetim (PE), será uma das expositoras nestes três dias. A agricultora é conhecida popularmente como 'Ana das Pomadas Milagrosas' e está com grande expectativa de trazer a produção da sua associação.

“Trabalhamos de forma agroecológica e orgânica. Vou levar para a mostra das margaridas óleo de gergelim, tahine, doce e fubá com gergelim, pasta de amendoim e também saúde em forma de pomadas. É de grande importância a exposição e a valorização de nossos produtos na mostra das margaridas”, compartilhou a agricultora Ana Lúcia.

A agricultora familiar Noeli Klasener, do município de Capitão Leônidas Marques (PR) também irá expor os seus produtos e explicou: “Eu produzo conserva de vegetais, como de pepino, abobrinha, quiabo, vagem, picles. Estou participando pela primeira vez da 3ª Mostra das Margaridas de Brasília e espero que todos apreciem o nosso sabor.”

A realização é da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), com o apoio das Federações e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados e das organizações parceiras da Marcha das Margaridas. A 3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas conta com o patrocínio da UnB/FUP, Fiocruz, UFSC, Senar, e Governo Federal por meio do Ministério das Mulheres e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Serviço

3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas

Data: 16 a 18 de agosto de 2024

Horário de funcionamento: Sexta e Sábado de 10h às 21h / Domingo de 10h às 18h

Local: Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte), Brasília/DF

Entrada gratuita

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva

 

fonte: https://www.brasildefatodf.com.br/2024/08/12/3-mostra-nacional-da-producao-das-margaridas-acontece-em-brasilia-nos-dias-16-a-18-de-agosto

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Recomendamos a leitura

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...