A obra é um alerta sobre como o sistema de justiça brasileiro, atravessado pelo racismo estrutural, perpetua a violência contra mulheres negras das favelas e periferias

 

A deputada estadual Dani Balbi (PCdoB-RJ).

A deputada estadual Dani Balbi (PCdoB-RJ).

— Octacilio Barbosa/Alerj

  •  
    Alma Preta

14 de junho de 2025

 
 
 

Julgada, silenciada e criminalizada. A mãe que chora a perda do filho pelas mãos do Estado é a protagonista de “Mãe, preta, reincidente”, primeira obra literária ficcional da poetisa, professora, roteirista e deputada estadual Dani Balbi (PCdoB-RJ), lançada pela editora Oficina Raquel. 

A obra é um alerta sobre como o sistema de justiça brasileiro, atravessado pelo racismo estrutural, perpetua a violência contra mulheres negras das favelas e periferias. O lançamento acontece no dia 17 de junho, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, na Zona Sul da capital fluminense, com presença das atrizes Zezé Motta, Ayana Dias e  Alice Morena.

 

Do livro para o palco

O texto, escrito em formato cênico, leva ao público personagens que espelham a realidade: a mãe preta, juiz, policiais, promotor, defensora e jurados. No centro da narrativa está uma mulher que perde o filho em uma operação policial e, anos depois, se vê no banco dos réus, vítima de um sistema judicial marcado por desigualdades, provas forjadas e silenciamento das vítimas. Com linguagem ácida, poética e incisiva, a peça convida à reflexão: “quem tem o direito de existir, errar, resistir?”.

A dramaturgia, escrita ao longo de uma década, ganhou fôlego novo graças ao encorajamento do professor e dramaturgo Sérgio de Carvalho, que assina o prefácio do livro. Diretor da Companhia do Latão, fundador do grupo Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) e do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, Sérgio é reconhecido como uma das vozes mais importantes da dramaturgia contemporânea brasileira, com um trabalho que articula estética, política e história. 

“Seguiremos cada um dos movimentos da Mãe nesse processo estranho. E sua dor será a nossa, antes mesmo que tenhamos a compreensão mais completa de sua história”, escreve ele sobre a peça. A montagem do texto no teatro, prevista para 2026, será dirigida por Vera Lopes, com cenografia de Cachalote Matos.

Serviço

Lançamento do livro “Mãe preta, reincidente”

Data: 17 de junho de 2025

Local: Shopping Leblon – Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Loja 205 A – Leblon, Rio de Janeiro – RJHorário: 19h

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.


Artigos do (e sobre o) CFEMEA

Tecelãs do Cuidado - Cfemea 2021

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

legalizar aborto

nosso voto2

...