Em maio foi realizado em Maceió - AL, o Seminário "Mulheres: Políticas Públicas e as Eleições Municipais", promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro - PSB e pela Fundação João Mangabeira - Nacional.

O Encontro reuniu mais de 400 mulheres, provenientes de 18 estados brasileiros, que têm uma participação política na sociedade, sendo que muitas pretendem candidatar-se nas eleições municipais deste ano.

Das exposições e discussões foram sistematizadas algumas orientações de luta para integrar uma plataforma eleitoral de todas as candidaturas do PSB.Segundo a presidente da Secretaria Nacional de Mulheres do PSB, Mari Machado, o Seminário frisou a importância das candidatas defenderem políticas públicas a favor das mulheres nas suas plataformas políticas. Foram definidas prioridades como a criação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, Casas de Apoio para mulheres vítimas de violência, emprego e habitação para mulheres chefes de família e mães solteiras, defesa da redução da jornada de trabalho, direito à licença maternidade etc. Essas orientações farão parte de uma publicação que será enviada a todos os candidatos(as) do partido. No Encontro, também foram estabelecidas algumas regras para as candidatas durante a campanha. Elas devem fazer uma propaganda política uniforme no país, usar o símbolo do partido, se organizar em Comitês e participar de eventos junto, inclusive, à candidatas de outros partidos com o objetivo de incentivar as candidaturas femininas nas eleições.

Iniciativas como esta são da maior importância e colocam o PSB à frente na luta pela igualdade de direitos e equidade de gênero no âmbito dos partidos políticos. Esperamos que outros partidos promovam iniciativas no mesmo rumo, contribuindo para a afirmação da cidadania das mulheres e a construção de relações democráticas e solidárias entre homens e mulheres.


...