A investigação do crime que ganhou repercussão internacional ainda está em andamento; especialistas comentam

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

No dia 14 de março de 2018, a vereadora do PSOL Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, foram brutalmente assassinados - Reprodução / Instagram

 

Há exatos seis anos o mundo espera a resposta para a pergunta "quem mandou matar Marielle?". A vereadora e seu motorista, Anderson Gomes, foram assassinados em 2018, em uma emboscada no centro do Rio quando voltavam de uma agenda do mandato. O caso tomou repercussão internacional, mas até hoje não foi totalmente solucionado.

Em julho de 2023, o ex-policial militar Élcio Queiroz, acusado pelo crime, deu detalhes da execução. Na virada do ano, Ronie Lessa, também ex-PM, apontado como autor dos disparos, delatou o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Domingos Brazão, como mandante. Muitas reviravoltas aconteceram ao longo desses anos e, mesmo sendo um caso emblemático, não se sabe ainda quem encomendou o crime.

"Quem é Domingos Brazão? É um político muito tradicional do Rio de Janeiro que tem uma atuação com a milícia, mas ele parece alguém que não tem muita popularidade, não é alguém que está no centro de um projeto político importante que a direita tem nesse momento. Mas também ele tem foro privilegiado, então é alguém que tem menos chance de ser prejudicado por essa delação uma vez que está num cargo importante no TCE. Então, acho que a gente está num momento de impasse", analisa a cientista política Mayra Goulart.

Para ela, o inquérito do caso é atravessado pelo racismo e por outras formas de preconceito que ficaram ainda mais evidentes durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

"As pessoas se apropriam desse ícone Marielle Franco para se posicionar a favor ou contra o patriarcado, simbolizado aqui na figura de Jair Bolsonaro. Então esse duelo entre Jair Bolsonaro, ícone da reação patriarcal, e Marielle Franco, ícone do empoderamento das classes oprimidas pelo patriarcado, classes econômicas, classes de raça e gênero, tem servido para dificultar o andamento deste inquérito", afirma a cientista política.

Além de Brazão, também aparecem como suspeitos Cristiano Girão, ex-vereador do Rio ligado à milícia, e o bicheiro, Rogério Andrade.

Luta por justiça

O coordenador do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (Geni/UFF), Daniel Hirata, explica que a execução de Marielle e Anderson trouxe à tona o submundo das relações entre o poder público e organizações criminosas.

"Nós estamos falando aqui de organizações muito estruturadas, de pessoas envolvidas com milícias, jogo do bicho, grupos de matadores e suas relações com o poder político. Então, há uma frustração muito grande do ponto de vista que a gente precisa dar consequência a esse caso para que a população sinta que esse tipo de personagem também pode ser responsabilizado pelo seus atos", ressalta o pesquisador.

Leia mais: No Rio, ato político marca os 6 anos do assassinato de Marielle e Anderson

Hirata aponta também que a justiça já falha quando investigações de casos como este muitas vezes só vão para frente porque os familiares das vítimas lutam para isso.

"É uma coisa muito complicada essa demora toda para resolução desse caso porque a família não consegue completar seu luto, não consegue se sentir parte de uma sociedade que tenha um sistema de justiça e, portanto, não encerra um ciclo tão longo como esse que nós estamos envolvidos para chegar até aqui", finaliza o coordenador do Geni.

Na última terça-feira (12), o Ministério Público do Rio (MP-RJ) pediu que o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, também suspeito de envolvimento no caso, vá a júri popular. Ele teria monitorado a rotina de Marielle e ajudado no desmanche do carro usado no crime. A motivação do assassinato contra a vereadora ainda não foi esclarecida.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister

Relacionadas

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2024/03/14/seis-anos-do-assassinato-de-marielle-franco-por-que-o-caso-ainda-nao-foi-solucionado

 

Anielle Franco: 'Marielle é o ápice da concretização de violência política'

Ministra da Igualdade Racial conversou com o BdF sobre os seis anos do crime contra sua irmã e as ações da pasta

Ouça o áudio:

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco: "Eu assumo o legado político da minha irmã" - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ainda na noite do 14 de março de 2018, Anielle Franco percebeu que não poderia, simplesmente, reserva-se ao direito de apenas viver o luto do assassinato de sua irmã, a então vereadora pelo PSOL no Rio de Janeiro, Marielle Franco.

 

Embora não imaginasse que, cinco anos depois, estaria na linha de frente de um governo federal, ministra da Igualdade Racial comenta que "o senso de entender, ter a noção de que eu, talvez, tivesse que falar publicamente sobre tudo aquilo veio naquela noite. Me pararam para falar na noite do crime, me pararam para falar no próprio IML [Instituto Médico Legal], e eu acho que eu nunca participei de um momento de entrevista tão cheio como aquele até hoje na minha vida".

Em entrevista ao programa Bem Viver desta quinta-feira (14), a ministra falou sobre os seis anos do assassinato de sua irmã e das expectativas para elucidação do caso.

No momento, três pessoas estão presas acusadas de terem atuado na execução do crime: Ronnie Lessa, Elcio Queiroz e Maxwell Simões Corrêa. No entanto, ainda faltam respostas sobre as motivações e a articulação por trás do assassinato.

A ministra afirma que não tem diálogo de bastidor com o Ministério da Justiça nem com a Polícia Federal.

"A gente não tem acesso e nem pede, e eu, também por uma questão de segurança e ética, prefiro não ter nenhum acesso direto a ele em relação ao caso Marielle."

Confira a entrevista na íntegra:

Ministra, em que momento você percebeu que teria que lidar com a morte da sua irmão não apenas como uma familiar, mas também como uma autoridade? Que seria cobrada também pelas questões políticas que envolveram o crime?

Eu te confesso que foi na mesma noite. A minha ficha caiu na mesma noite, não só por ser a irmã, mas também por ter várias outras responsabilidades.

Muito porque eu não deixei que meus pais e minha sobrinha fossem até o local do crime da Mari. Então, eu que saio de casa naquela noite de 14 de março, e eu também que vou para o IML [Instituto Médico Legal] na manhã seguinte, que cuido de toda a questão da parte do enterro dela, que estava no velório na Câmara [dos Vereadores do Rio].

Então foram momentos que eu não tive como parar de chorar e sentar e esperar, porque eu não tinha quem fizesse. Nenhum dos meus pais, nem a minha sobrinha naquele momento estavam fortalecidos o suficiente para tomarem a frente daquilo. E quando eles receberam a notícia, os três praticamente caíram no chão e eu percebi, também, que alguém tinha que se manter de pé.

Foi um pouco dali que o senso de responsabilidade veio, mas o senso de entender e ter a noção de que eu talvez tivesse que falar publicamente veio naquela noite. Me pararam para falar na noite do crime, me pararam para falar no próprio IML, e eu acho que eu nunca participei de um momento de entrevista tão cheio como aquele até hoje na minha vida e depois também no velório.

Óbvio, ali no 14, 15 de março eu não sabia o tanto dos desafios que eu ainda teria pela frente enquanto figura pública, enquanto irmã da Mari, enquanto essa pessoa. Mas eu tive uma pequena noção e tive que me posicionar desde o início ali mesmo.

Imagino que naquele momento você não imaginaria que assumiria, cinco anos depois, o cargo de ministra de um governo federal, mas imaginava que teria que estar diante de uma posição política de muita responsabilidade?

Acho que tem duas coisas na sua pergunta que a gente precisa separar. Eu acho que, independente do cargo que eu estivesse, como não é a minha área, seja pela lei, justiça, eu não teria nenhuma possibilidade de ajudar, de ter acesso ao que ficou das investigações.

Mas por outro lado é que, desde o começo do que aconteceu com a Mari, as pessoas sempre falavam assim: "Ah, você vai precisar ocupar esse lugar, vai precisar estar aqui, está ali".

Muita gente falava muita coisa e eu quis tomar o meu tempo, sabe? Eu preferi criar um instituto, eu preferi me fortalecer. Eu não estava bem emocionalmente e até hoje eu acho que quando é esse assunto, eu acho que também nunca fico tranquila para falar sobre, sempre tem alguma coisa que a gente sente, o que pensa.

É óbvio que eu não me imaginaria nesse lugar, especificamente, enquanto ministra, mas eu sempre fui muito politizada e minha irmã também.

Isso é até uma coisa que eu falei ontem em uma outra entrevista, que é as pessoas não estão acostumadas a verem pessoas negras, principalmente mulheres negras, a assumirem legados políticos.

Porque, no final das contas, acaba que eu assumo o legado político da minha irmã. É comum você ver tio, primo, sobrinho, pai, filho, neto, passando quando o assunto é homens brancos na política, que é o normal.

A gente tem aí uma pequena porcentagem de mulheres e mulheres negras também. Então, eu não sei se, hoje, teria duas mulheres na política, com a minha irmã. Fosse a Mari em outro lugar e eu em outra esfera também, mas eu realmente eu não sei porque a gente sempre foi essas pessoas, sempre fomos das pessoas de querer falar, fazer. 

Eu nunca pensei em ser ministra, óbvio, mas a gente nunca descartou a possibilidade de sermos politizadas e fazer política em todos os lugares, não necessariamente dentro do parlamento, do Executivo, enfim, de diversas formas que se faz.

Sua resposta me fez pensar como existem muitos exemplos de casos de racismo em que a sociedade acaba jogando a responsabilidade de arcar com as consequências para a própria população negra, para as próprias vítimas. Você sente que isso aconteceu neste caso? Você se sentiu a responsável por responder todas as questões sobre o assassinato de sua irmã?

Com certeza, e aí de várias maneiras. Eu acho que a sua pergunta é perfeita para vários âmbitos.

Eu tive que encarar isso nos trâmites legais de ser quem reconhece o corpo, o velório etc. Tive que encarar depois com as fake news que saíram da Mari e não só contra ela, mas que atingiam toda a família e também o legado, a memória dela. Era um racismo, um ódio do que aquela mulher negra estava se transformando e se transformou.

Em paralelo a isso, quando você traz essa comparação do que a gente passa de violência, o povo negro passa diariamente, e do que a gente teve que tomar a frente fazer, eu acho que tem frases que sempre ajudam nesse sentido, e uma famosa é "nós por nós".

É óbvio que a gente sabe que nem todo mundo é aliado, nem todo mundo tá pelas mesmas causas que você.

Mas quando a gente encontra pessoas que seguram na nossa mão e fazem coletivamente, fosse no crime da Mari, ou fosse em qualquer outro momento aqui, ou cuidando de qualquer que seja o da lado da vida, faz uma diferença para a gente, porque muitas vezes a gente se vê sozinho, em espaço de decisão, em tomar as decisões.

Embora você tenha acabado de explicar que todo esse legado não deve recair sobre você e seu ministério, queria te ouvir, ministra: quais medidas estão previstas para este 14 de março?

Nada, imagina, essa pergunta perfeita, até dava para a gente alencar tudo que a gente tem feito aqui e tá fazendo.

Primeiro, tem uma diferença. Eu vi que algumas mídias noticiaram que, esse ano, eu falei que queria aprovar esse PL do dia Marielle Franco [Projeto de Lei que cria o Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento da Violência Política de Gênero e Raça].

Na verdade, essa proposta é do dia 8 de março de 2023, feito, puxado e coordenado pela ministra Aparecida Gonçalves, que é a Ministra das Mulheres. Justamente para debater e pautar violência política de gênero e raça neste país, que não é algo simples.

A Marielle, ela é o ápice da exemplificação, da concretização, do acontecimento de violência política, mas não é a Anielle que quer fazer um dia.

Eu acho que isso é importante falar. A gente fez isso a várias mãos com as deputadas do parlamento, com as senadoras, com os meninos envolvidos, também, obviamente. A própria Janja sempre falou muito sobre violência política, e eu vivenciei a violência política no meu cotidiano aqui, assim como a Cida, assim como a Janja, assim como a Simone Tebet e outras vivenciam também. Óbvio, em esferas diferentes, mas vivenciam violências políticas das mais diversas maneiras. Isso é um ponto. 

Eu fiquei três a quatro anos à frente da gestão do Instituto [Marielle Franco] e todo 14 de março nós fazíamos sempre uma missa um ato, enfim, um festival. Isso é o que está sendo pensado pelo Instituto Marielle Franco no Rio de Janeiro no 14 de março, mas vários coletivos também estão fazendo sua parte no 14.

No Ministério da Igualdade Racial a gente não tem nenhuma ação específica para 14 de março. Porém a gente tem uma ação específica para o 21 de março [Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial], que é um dia importante para nós, um dia que a gente vai estar lançando ou relançamento, na verdade, o Plano Juventude Negra Viva.

Porque passa por juventude viva, passa por melhoria de vida para as pessoas no âmbito de empregabilidade, de saúde, de cultura, de educação, de esportes, enfim.

Isso é uma coisa. Agora, desde o ano passado, a gente tem feito muitas ações diversas, fosse para as mulheres, fosse para os homens negros, a gente teve que priorizar, e desculpa me alongar essa resposta, mas eram prioridades que falavam desde o acesso a casa, a moradia digna, ao acesso à universidade, que a gente conseguiu renovar a lei de cotas.

A gente precisava pensar no serviço público como um todo. Então, agora a gente está nessa articulação do PL de cotas no serviço público, que é algo que a gente precisa e vai tentar com todas as nossas forças aprovar mais uma vez.

A gente teve mais de 50 ideias ano passado. O primeiro orçamento do Ministério da Igualdade Racial que foi um orçamento, eu diria, histórico.

O Ministério da Igualdade Racial é transversal e as pessoas precisam entender e aceitar que sozinhos não fazemos nada. Temos as ideias, mas a gente precisa fazer coletivamente.

Após quase um ano e meio à frente do ministério, você ainda sente desconfiança, seja por parte até de alguns colegas do governo, mas, principalmente, fora do governo, uma desconfiança de necessidade desse ministério?

Olha, dentro do governo acho que pelo contrário, e não é porque eu faço parte do governo, mas é porque tem sido, de fato, um movimento de parceria com todos os lugares, todos os ministros e ministras têm articulado.

A gente está na política. Então é ok as pessoas criticarem, não serem favoráveis, terem o que falar. O que não é comum nesse lugar é quando as críticas vêm carregadas de racismo, de ódio, de ameaça, de morte, ou quando vêm carregadas até mesmo de querer diminuir e simplificar um currículo que tem sido feito com muito esforço para a minha vida inteira, desde que eu me entendo por gente.

É ok quando a crítica é construtiva, é ok as pessoas falarem e se posicionarem diferente. O que não é ok é, por conta de sermos uma sociedade extremamente racista, dizerem que não é importante. Então assim, se não te atinge, você poderia apenas respeitar, é isso que é tão difícil no nosso país hoje em dia.

Mas a gente tem tentado fazer com que as pessoas entendam, temos tentado dialogar com todas as classes, raças e gêneros, para que entendam, de uma vez por todas, que a luta pelo racismo, não é só das pessoas negras, não é só do Ministério da Igualdade Racial, é de todo o governo federal, é de todo o país, do prefeito, do governador, dos parlamentares, enfim.

Ministra, queria voltar a falar um pouquinho sobre agora as investigações a respeito do caso Marielle Franco. Queria ouvir da senhora se você sente que nesse um ano e meio de gestão Lula você sentiu as investigações acelerarem.

Olha, eu acho que a investigação do caso da Mari é muito peculiar. É horrível ter que falar isso, mas assim, pensar nesse crime que foi tão bem arquitetado. A gente acompanhava e sempre acompanha as investigações muito atentamente. Claro, eu entendo que tem um desejo do Brasil como um todo de responder a esse crime, eu entendo o posicionamento da Polícia Federal, eu entendo o posicionamento de todo mundo que fez parte das investigações até aqui, mas é difícil para mim para falar que é porque é no governo Lula, porque…

Óbvio que ter um presidente que é mais humanizado, mais sensibilizado e que está preocupado, de fato, com descobrir quem mandou matar faz uma diferença. Mas eu também acho que a gente não pode apagar tudo que foi feito anteriormente, que nenhuma instância ou nenhuma pessoa que estivesse responsável pela investigação.

Eu sigo muito confiante na trajetória, ali como o próprio Andrei [Rodrigues, diretor geral da Polícia Federal], que veio a público na última vez pra falar e dizer como estavam as investigações, eu sinto confiança e espero que a gente consiga responder quem mandou matar.

Você tem tido um contato direto com Andrei e com a Polícia Federal? Como que é essa relação?

Não, não tenho contato direto com a Polícia Federal pra falar sobre as investigações no caso da Marielle. A gente tem muito diálogo com a Polícia Federal sim, que tem sido um grande parceiro de atuação por conta de vários crimes que ocorreram no país, de racismo, que você deve acompanhar. Desde aeroporto até com entregadores e porteiros, a gente sempre dialoga muito nesse âmbito de pensar como agir coletivamente, não só com ele como com o Ministério da Justiça e os próprios governadores e prefeitos também.

Mas é mais nesse viés, a gente não tem acesso e nem pede, e eu, também por uma questão de segurança e ética, prefiro não ter nenhum acesso direto a ele em relação ao caso Marielle.

E com os ministros da Justiça, seja, anteriormente com Flávio Dino e agora com o ministro da Lewandovski?

Não, acho que é a mesma resposta. A gente esteve com o Dino, a gente sentou algumas vezes. Nós estavamos na construção do Juventude Negra Viva, do Pronaf, com programas de apoio psicossocial a mães de familiares de violência, e agora a gente passou pro ministro Lewandowski.

Flávio Dino disse que iria entregar a resolução do caso até março. Isso não aconteceu, temos uma nova previsão?

Não que eu saiba. Acho que se tiver ou quando tiver previsões o Andrei e o ministro provavelmente falarão, mas que eu saiba não tem nenhuma realização recente não.

Mudando de assunto. O Brasil tem assistido assustado inúmeros casos de racismo com muita violência no cotidiano da população. Como foi o entregador que foi baleado por não ter subido até o apartamento para entregar a encomenda. O Ministério está preocupado com isso? Como tem atuado?

Claro, a gente já dialogou com o iFood no ano passado. Começamos essa tentativa ainda lá atrás, tiveram 13 mil denúncias de racismo nessa plataforma no ano de 2023. A gente acompanhou não só com muita atenção mas também com muita preocupação e pensamos várias ações. Não só dentro do iFood, mas com várias empresas.

Falar desse caso especificamente, que é o retrato cruel, covarde de uma sociedade racista, como a gente tem no nosso país, é a exemplificação mais concreta do que a gente tem vivido.

No mesmo dia eu tentei falar com o governador [do Rio de Janeiro] Cláudio Castro (PL), a gente não tinha conseguido por uma ou outra situação, mas a gente já tem isso no radar pra que a gente possa seguir debatendo sobre isso.

Falei com o ministro Lewandowski que a gente precisa lembrar que casos como esse estão dentro de segurança pública também, dentro do Ministério da Justiça. A gente precisa e tem que incidir, obviamente, porque são pessoas negras que são cada vez mais morrendo, sofrendo violência, sem essa justiça, educação e etc. Mas que também precisa ser uma ação coordenada em conjunto.

Por exemplo, quando aconteceu o caso do porteiro, a gente sente que socializa, sempre acompanha, sempre entra em contato com os governadores, com os prefeitos, se coloca a disposição não só para o letrar, mas também para pensar, seja através dos municípios, com o Ministério, através dos vereadores e deputados, enfim, mas para que a gente possa ter aí de fato uma ação concreta.

Não dá para a gente normalizar, como a gente não tem normalizado aqui, mas a gente também precisa fazer a várias mãos. É impossível só o Ministério da Igualdade Racial resolver e é isso que eu tenho tentado passar e falar quase que diariamente pra todas as pessoas em todas as instâncias. A gente precisa de apoio pra resolver cada situação como essa.

Por vezes, a senhora sente que está numa luta um pouco solitária? Quando tenta contato com o Ministério da Justiça, com os governadores...

Claro que não. A prova concreta disso é que a gente está no Juventude Negra Viva com 17 ministérios em conjunto. Mas eu não sinto uma luta solitária, porque quando a gente chega para um lugar ou pelo ministro, com autoridade, e fala "olha, estou preocupada" e as pessoas falam "vamos agir, vamos construir juntos".

O problema, Lucas, é que, infelizmente, isso tem sido cada vez mais comum. A certeza da impunidade de uma pessoa que atira na outra, por ser superior a ela, por ser uma pessoa negra, isso não é comum.

A gente precisa fazer várias coisas aí, tem várias nuances. Desde uma criação, desde uma educação de base, desde uma educação e acesso também ali no ensino superior.

Eu acho que o trabalho conjunto tem sido feito, o Ministério tem que ser de fato pioneiro nessa missão, não tem como ser diferente. Diferente seria se eu tivesse sentado a falar "ah, não vou fazer nada”. Acho que isso é inadmissível.

Mas a gente precisa elaborar políticas públicas eficazes a várias mãos, para que a gente consiga ter um país que respire um pouco menos de racismo, como a gente tem lutado para que aconteça.

A senhora acha que uma medida de amparo as vítimas poderia ajudar a constranger os criminosos?

Olha, acho que não. Acho que não é constranger, acho que não é por aí. Eu acho que tem coisa mais importante para a gente pautar e fazer do que só constranger, porque constranger você vai ficar com vergonha aqui e daqui a pouco você pode voltar a fazer de novo.

Isso tem que ser a exceção, sabe? Isso não pode ser a regra. A gente não está trabalhando aqui neste Ministério para cada pessoa negra desse país, para que quando aconteça o crime a gente vai lá e dá amparo.

Não, eu acho que isso tem que ser a exceção da exceção. A gente precisa sim apoiar, obviamente, como por exemplo o programa que eu te falei aqui de apoio às mães vítimas de violência, apoio psicossocial, feita várias mãos com Ministério da Justiça, mas também com Ministério da Saúde. Isso é um exemplo.

É mais do que constranger, é sim apoiar, mas é também a gente conseguir fazer com que as pessoas que estão em cargos de poder se sensibilizem e façam ações. Mas ao mesmo tempo sensibilizar também e fazer com que a sociedade entenda que isso não é normal.

A senhora comentou bastante de diálogos com o governador do Rio. Queria saber como está a relação com Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo. Principalmente por conta da onda de mortes que tem acontecido no litoral paulista durante as operações policiais.

Tem gente aqui se posicionando, várias estruturas do governo, eu vi que o Ministro Silvio Almeida [dos Direitos Humanos e Cidadania] se posicionou, o Ministério da Igualdade Racial também se posiciona sempre que tem alguma situação como essa. A gente recebeu as Mães de Maio aqui no Ministério no ano passado. A gente tem contato também, sempre que acontece, a gente está ali colocando não só solidariedade, mas tem falado também, falado sobre isso.

Eu acho que o governo do Tarcísio tem os seus posicionamentos, seus valores, suas visões de como governar, mas a gente está aqui para dialogar e construir junto, em conjunto, com quem quer que seja.

Nossa preocupação não é a quem ele apoia, a quem ele defende, não é sobre isso. É sim, de fato, fazer com que as situações e as ações como essa não aconteçam mais em lugar nenhum desse país, seja em São Paulo ou Rio de Janeiro. A gente vai estar sempre apontando, dialogando e chamando para conversar, porque a importância disso tudo é que as pessoas se mantenham vivas, e essa violência de uma vez por todas seja diminuída.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver nas rádios parceiras e plataformas de podcast / Brasil de Fato

Sintonize

programa de rádio Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo. A versão em vídeo é semanal e vai ao ar aos sábados a partir das 13h30 no YouTube do Brasil de Fato e TVs retransmissoras: Basta clicar aqui.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS); Rádio Cantareira (SP); Rádio Keraz; Web Rádio Studio F; Rádio Seguros MA; Rádio Iguaçu FM; Rádio Unidade Digital ; Rádio Cidade Classic HIts; Playlisten; Rádio Cidade; Web Rádio Apocalipse; Rádio; Alternativa Sul FM; Alberto dos Anjos; Rádio Voz da Cidade; Rádio Nativa FM; Rádio News 77; Web Rádio Líder Baixio; Rádio Super Nova; Rádio Ribeirinha Libertadora; Uruguaiana FM; Serra Azul FM; Folha 390; Rádio Chapada FM; Rbn; Web Rádio Mombassom; Fogão 24 Horas; Web Rádio Brisa; Rádio Palermo; Rádio Web Estação Mirim; Rádio Líder; Nova Geração; Ana Terra FM; Rádio Metropolitana de Piracicaba; Rádio Alternativa FM; Rádio Web Torres Cidade; Objetiva Cast; DMnews Web Rádio; Criativa Web Rádio; Rádio Notícias; Topmix Digital MS; Rádio Oriental Sul; Mogiana Web; Rádio Atalaia FM Rio; Rádio Vila Mix; Web Rádio Palmeira; Web Rádio Travessia; Rádio Millennium; Rádio EsportesNet; Rádio Altura FM; Web Rádio Cidade; Rádio Viva a Vida; Rádio Regional Vale FM; Rádio Gerasom; Coruja Web; Vale do Tempo; Servo do Rei; Rádio Best Sound; Rádio Lagoa Azul; Rádio Show Livre; Web Rádio Sintonizando os Corações; Rádio Campos Belos; Rádio Mundial; Clic Rádio Porto Alegre; Web Rádio Rosana; Rádio Cidade Light; União FM; Rádio Araras FM; Rádios Educadora e Transamérica; Rádio Jerônimo; Web Rádio Imaculado Coração; Rede Líder Web; Rádio Club; Rede dos Trabalhadores; Angelu'Song; Web Rádio Nacional; Rádio SINTSEPANSA; Luz News; Montanha Rádio; Rede Vida Brasil; Rádio Broto FM; Rádio Campestre; Rádio Profética Gospel; Chip i7 FM; Rádio Breganejo; Rádio Web Live; Ldnews; Rádio Clube Campos Novos; Rádio Terra Viva; Rádio interativa; Cristofm.net; Rádio Master Net; Rádio Barreto Web; Radio RockChat; Rádio Happiness; Mex FM; Voadeira Rádio Web; Lully FM; Web Rádionin; Rádio Interação; Web Rádio Engeforest; Web Rádio Pentecoste; Web Rádio Liverock; Web Rádio Fatos; Rádio Augusto Barbosa Online; Super FM; Rádio Interação Arcoverde; Rádio; Independência Recife; Rádio Cidadania FM; Web Rádio 102; Web Rádio Fonte da Vida; Rádio Web Studio P; São José Web Rádio - Prados (MG); Webrádio Cultura de Santa Maria; Web Rádio Universo Livre; Rádio Villa; Rádio Farol FM; Viva FM; Rádio Interativa de Jequitinhonha; Estilo - WebRádio; Rede Nova Sat FM; Rádio Comunitária Impacto 87,9FM; Web Rádio DNA Brasil; Nova onda FM; Cabn; Leal FM; Rádio Itapetininga; Rádio Vidas; Primeflashits; Rádio Deus Vivo; Rádio Cuieiras FM; Rádio Comunitária Tupancy; Sete News; Moreno Rádio Web; Rádio Web Esperança; Vila Boa FM; Novataweb; Rural FM Web; Bela Vista Web; Rádio Senzala; Rádio Pagu; Rádio Santidade; M'ysa; Criativa FM de Capitólio; Rádio Nordeste da Bahia; Rádio Central; Rádio VHV; Cultura1 Web Rádio; Rádio da Rua; Web Music; Piedade FM; Rádio 94 FM Itararé; Rádio Luna Rio; Mar Azul FM; Rádio Web Piauí; Savic; Web Rádio Link; EG Link; Web Rádio Brasil Sertaneja; Web Rádio Sindviarios/CUT.

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para ser incluído na nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do formulário.

Edição: Nicolau Soares

Janja publica homenagem a Marielle Franco: "Seguimos honrando seu legado"

Na data que marca seis anos do assassinato da vereadora, a primeira-dama relembrou o legado deixado por Marielle na política

Janja posta foto com camiseta e homenageia Marielle Franco -  (crédito: Reprodução)

Janja posta foto com camiseta e homenageia Marielle Franco - (crédito: Reprodução)
 
Mayara Souto - Correio Braziliense
postado em 14/03/2024 17:34
 
 

A primeira-dama Janja Lula da Silva fez uma publicação nas redes sociais em homenagem a Marielle Franco, nesta quinta-feira (14/3), data que marca os seis anos do assassinato da vereadora. 

Janja, que nesta semana participa da 68ª Sessão da Comissão da Situação da Mulher, da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, destacou o legado deixado por Marielle na política. 

 

"Marielle, são seis anos sem sua presença física aqui com a gente, mas sua voz e sua força seguem nos acompanhando diariamente. Durante essa semana aqui na CSW, a semana da ONU dedicada a igualdade de gênero em todo o mundo, pensei no quanto seguimos honrando seu legado por mais mulheres na política e nos espaços de poder. Fique tranquila, um pedacinho seu segue aqui conosco na luta. Sua irmã Anielle é Ministra e está representando muito!", escreveu a primeira-dama.

Na foto, ela segura uma camiseta que tem a escrita "lute como Marielle Franco".

janja marielle6anos

A ministra da Igualdade racial e irmã de Marielle, Anielle Franco, repostou a foto de Janja e deixou mensagem de agradecimento. "Eu sinto alivio de viver em um país liderado por quem quer que a justiça seja feita", escreveu.

 

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2024/03/6818616-janja-publica-homenagem-a-marielle-franco-seguimos-honrando-seu-legado.html

 

Rio de Janeiro (RJ), 14/03/2024 – Ato por Justiça marca os seis anos do assassinato de Marielle Franco, no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil© Tomaz Silva/Agência Brasil

Ato por Marielle vira marcha pelas vítimas da violência do Estado

“Quantos casos vão ficar invisíveis”, pergunta viúva de motorista

 

Publicado em 14/03/2024 - 17:05 Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

ouvir:

Uma expressão que ganhou vida em protestos e manifestações nos últimos seis anos voltou a ressoar nesta quinta-feira (14) na região da Avenida Rio Branco, umas das principais vias do Centro do Rio de Janeiro. “Marielle, presente!” foi entoada por cerca de duzentas pessoas que participaram de um ato para lembrar a morte da vereadora e do motorista Anderson Gomes e demonstrar solidariedade a vítimas da violência do Estado.

Parentes e companheiros de luta política se reuniram ao redor da estátua de Marielle Franco, erguida no Buraco do Luma, uma praça pública em que a vereadora negra, bissexual e criada na favela da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, sempre fazia discursos abertos à população.

Rio de Janeiro (RJ), 14/03/2024 – A mãe de Marielle Franco, Marinete Silva durante Ato por Justiça, no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Pais de Marielle, durante ato na Avenida Rio Branco- Tomaz Silva/Agência Brasil

“Um dia de luta, de dor, mas também de resistência para continuar com essa luta, com nosso objetivo que é justiça por Marielle e Anderson o quanto antes. Ter o nome dos mandantes é fundamental”, declarou Marinete da Silva, mãe de Marielle, que pediu também que os crimes sejam julgados por júri popular – quando sentenças são decididas por representantes da sociedade.

“Continuamos fazendo a mesma pergunta que fizemos há seis anos, quem mandou matar e por quê?”, acrescentou Antonio Francisco da Silva Neto, pai da vereadora.

Filha de Marielle, Luyara Santos frisou que a família vai seguir lutando por justiça e “ser a continuação do sonho dela, ser resistência por ela”.

“Seis anos é tempo demais para dor, para saudade e para a justiça”, lamenta.

Rio de Janeiro (RJ), 14/03/2024 – A filha de Marielle Franco, Luyara Santos durante Ato por Justiça, no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Filha de Marielle Franco, Luyara Santos, diz que família continuará o trabalho da mãe - Tomaz Silva/Agência Brasil

Vítimas da violência

A manifestação que clamava justiça pelos assassinados da noite de 14 de março de 2018 se transformou em uma marcha de apoio a parentes de vítimas da violência do Estado, a maioria preta e de regiões periféricas.

“São seis anos de muita dor. Se leva seis anos ou mais e era Marielle dentro do carro, imagina para todos os outros casos que não estavam com Marielle”, indagou Agatha Arnaus, viúva de Anderson Gomes.

“Pergunto-me se todos esses casos vão ter resposta. Quantos vão ficar invisíveis”, disse, se referindo aos casos de familiares de vítimas da violência que acompanhavam o ato.

“A gente tem que se indignar muito mais do que só no dia 14 de março. A gente tem que se indignar muito mais e todos os dias”, enfatizou.

Irmã de Marielle, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, cobrou o fim da violência contra populações periféricas e minorias.

“A gente não pode naturalizar nesse país, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, as fotos que estão aqui, nenhum crime, não apenas o da minha irmã”. Ela se referia a cartazes levados por familiares de vítimas da violência.

“Não é normal a gente ter um jovem negro sendo assassinado a cada 23 minutos nesse país, não é normal uma mulher negra ser violentada a cada 6 horas nesse país”, enfatizou.

Violência política

Anielle Franco fez um apelo por união contra a violência política no país. “Isso precisa acabar. Não interessa qual o seu posicionamento político, não interessa em quem você votou, o que a gente não pode permitir mais, em hipótese nenhuma, é que a gente não dialogue a favor da democracia e de uma população que siga viva”.

Lígia Batista, diretora executiva do Instituto Marielle Franco, criado para manter o legado da vereadora, aponta que a demora na resolução do caso já é, por si só, uma injustiça. “Justiça atrasada é justiça negada”.

Ela ressaltou que a luta pelo caso de Marielle representa também luta por “todos os familiares, mães de vítimas de violência desse Estado” e fez críticas à violência política de gênero e raça.

“É lamentável que a gente conviva com a violência política de gênero e raça, que coloca em risco a vida de pessoas como Marielle, ao ocuparem a política institucional. É fundamental que nessa data a gente marque que é inaceitável que a violência política de gênero e raça continue sendo uma realidade no nosso país. Com violência política de gênero e raça não existe qualquer sombra de democracia em um país como esse”.

A diretora do Instituto Marielle promete seguir um caminho combativo por um país sem violência política.

“Se essa luta incomoda, a gente vai continuar caminhando, porque o incômodo significa que a gente está promovendo transformações de verdade para esse país. A gente quer ver um país diferente, em que a política não é um espaço violento para ninguém e que a gente possa lutar para mudar as estruturas do poder e fazer com que essa realidade seja outra”.

Dia de homenagens

A marcha seguiu pela Avenida Rio Branco e terminou na Praça da Cinelândia, na escadaria do Palácio Pedro Ernesto, onde funciona a Câmara Municipal, local de trabalho de Marielle Franco. Pela manhã, a vereadora Monica Benicio, viúva de Marielle, fez um ato no local em homenagem à vereadora assassina e um pedido por justiça.

Rio de Janeiro (RJ), 14/03/2024 – Ato simbólico marca os seis anos do assassinato de Marielle Franco, nas escadarias da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Ato simbólico marca os seis anos do assassinato de Marielle Franco, nas escadarias da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Foto - Tomaz Silva/Agência Brasil

No fim da tarde, o Festival Justiça Por Marielle & Anderson, na Praça Mauá, também no centro do Rio, também homenageia a vereadora e o motorista assassinados. A atração gratuita conta com apresentações de diversos artistas, como as cantoras Urias e Ebony, e exposições com obras em homenagem a Marielle.

O crime

Marielle Franco e Anderson Gomes foram mortos em uma noite de terça-feira. Ela tinha saído de um encontro no Instituto Casa das Pretas, no centro do Rio. O carro dela foi perseguido pelos criminosos até o bairro do Estácio, que faz ligação com a zona norte carioca. Investigações e uma delação premiada apontam o ex-policial militar (PM) Ronnie Lessa como autor dos disparos. Treze tiros atingiram o veículo.

Lessa está preso, inclusive tendo já sido condenado por contrabando de peças e acessórios de armas de fogo. O autor da delação premiada é o também ex-PM Élcio Queiroz, que dirigia o Cobalt usado no crime.

Outro suspeito de envolvimento preso é o ex-bombeiro Maxwell Simões Correia, conhecido como Suel. Seria dele a responsabilidade de entregar o Cobalt usado por Lessa para desmanche. Segundo investigações, todos têm envolvimento com milícias.

No fim de fevereiro, a polícia prendeu Edilson Barbosa dos Santos, conhecido como Orelha. Ele é o dono do ferro-velho acusado de fazer o desmanche e o descarte do veículo usado no assassinato. O homem já havia sido denunciado pelo Ministério Público em agosto de 2023. Ele é acusado de impedir e atrapalhar investigações.

Apesar das prisões, seis anos após o crime ninguém foi condenado. Outros suspeitos foram mortos.

Desde 2023, a investigação iniciada pela polícia do Rio de Janeiro está sendo conduzida pela Polícia Federal (PF). A PF informou que não comenta ou divulga informações sobre investigações em andamento.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que criou uma força-tarefa para acompanhar as investigações em 2021, afirmou à Agência Brasil que tem o compromisso na elucidação dos assassinatos e que “avanços foram obtidos no último ano nas investigações”.

Edição: Aline Leal

 

fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-03/ato-por-marielle-vira-marcha-pelas-vitimas-da-violencia-do-estado

 

Seis anos sem Marielle


Imagem: Claudia Barbosa
 
 

Por CARLOS TAUTZ*

Não é possível deixar passar em branco o papel que personalidades e instituições do campo democrático e popular jogaram no atraso de seis anos para desvendar quem mandou matar Marielle e Anderson

Este 14 de março de 2024 chega com a inclusão dos nomes de Flavio Dino e Andrei Rodrigues ao rol de bravateiros no caso do assassinato de Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes. Flavio Dino, ex-ministro da Justiça e hoje ministro do Supremo Tribunal Federal, e Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, ganharam seus minutos de fama prometendo aquilo que não poderiam cumprir: revelar os nomes dos mandantes do crime em uma determinada data.

Trata-se de mais uma peça de marketing político, agora em nível federal, no caso que é uma espécie de marco histórico da falência do Estado de direito burguês no Rio de Janeiro. Nas entranhas deste ente federativo, há muito é impossível separar crime e legalidade, porque ambas as dimensões se amalgamaram completamente – e a evidente falta de vontade e de capacidade política da Polícia Civil e, em ligeira menor escala, também o Ministério Público estadual em chegar aos mandantes e às razões do crime confirmam que a instituição estado do Rio de Janeiro não passa de ficção e que o poder real se impõe mesmo é no dia a dia e no meio da rua.

Agora, a cumplicidade explícita do sistema de segurança pública do Rio de Janeiro com o poder real que cometeu o crime duplo levou-nos a um beco sem saída. Após seis inexplicáveis anos sem respostas, muitas provas e testemunhas há muito desapareceram ou foram destruídas, de tal forma que somos reféns de uma suposta delação que o operador dos disparos Ronnie Lessa estaria negociando há meses com a PF.

Em verdade, este Ronnie Lessa – que é, até agora, o operador dos disparos fatais, miliciano de alto coturno e assassino requisitado pela polícia, pela milícia e pelo jogo do bicho – tem os seus próprios investigadores nas mãos. Ele é praticamente a única grande fonte de informações sobre o crime duplo que maneja a tal delação de acordo com seus interesses.

Nós, que ainda desejamos conhecer os mandantes, somos todos reféns de Ronnie Lessa. Fomos condenados a esta condição pela leniência da Polícia Civil e do MP e pela estrutura do poder real do Rio de Janeiro a eternamente aguardar que cumprissem as suas funções precípuas os cinco sucessivos delegados que apuraram o caso, procuradores que se engalfinham em lutas internas e governadores fluminenses que se apoiam em mais e mais mega chacinas de suas PMs para manter e conquistar apoio político.

Por ser uma enciclopédia de informações sobre a polícia, a milícia e o jogo do bicho, e as relações destes com o poder político formal no Rio, Ronnie Lessa e somente Ronnie – um ex-membro do famigerado Batalhão de Operações Especiais da PM – hoje tem a capacidade de manejar a seu bel prazer as informações que possui. Mas, ele e a sua banda não são os únicos responsáveis por mais este aniversário do segredo de polichinelo e da revelação do mapa do poder real no Rio de Janeiro em que pode se transformar a resolução dos assassinatos de Marielle e de Anderson.

Não é possível deixar passar em brancas nuvens o papel que personalidades e instituições do campo democrático e popular jogaram nesse absurdo atraso de seis anos. Por que conhecedores profundos do esquema de poder real no Rio – como o ex-deputado estadual Marcelo Freixo, que presidiu a CPI das Milícias na Assembleia Legislativa do Rio em 2008 – sempre operaram para impedir que as investigações fossem federalizadas e retiradas das garras da Polícia Civil fluminense?

Por que até a família de Marielle Franco foi convencida a entrar nessa estratégia e nunca concordou que uma comissão internacional acompanhasse as investigações, quando já no primeiro segundo após a revelação do crime era possível perceber que as instituições do Rio de Janeiro funcionariam como sempre e não levariam adiante as investigações que tinham o condão de desnudar o hibridismo entre legalidade e ilegalidade que estrutura o poder real nesse estado?

A reação dessas personalidades à federalização do caso foi tão forte que, em 2020, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, negou o pedido da então Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, para passar à esfera federal a investigação sobre os assassinatos.

Numa prova de que nunca sequer se importou em entender as circunstâncias do crime, a relatora do pedido de federalização – que tecnicamente é chamado de “incidente de deslocamento de competência” –, a hoje ministra aposentada do STJ Laurita Vaz, cometeu isso aqui em seu parecer sobre o assassinato, que àquela altura já havia se passado há mais de dois anos: “Não há sombra de descaso, desinteresse, desídia ou falta de condições pessoais ou materiais das instituições estaduais encarregadas de investigar, processar e punir os eventuais responsáveis pela grave violação a direitos humanos. Ao revés, constata-se notório empenho da equipe de policiais civis da Delegacia de Homicídios e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro”.

 Todos os interessados no crime se regozijam até hoje só de lembrar das palavras de Laurita Vaz.

E daqui para a frente? Quais serão as consequências para a Polícia Civil da eventual resolução do crime por parte da PF, o que demonstra de forma cabal a falta de desejo político dos governos do Rio de Janeiro desde 2018 em solucionar o caso que foi o crime político de maior repercussão no Brasil desde que a extrema direita explodiu uma bomba no Riocentro em 1981?

Ressalte-se que, se o crime for um dia solucionado, terá sido com a PF entrando no caso cinco anos após o sumiço de provas e até de testemunhas oculares, que foram descobertas há anos não pela polícia, mas pelo empenho pessoal da repórter Vera Araújo. Foi ela que publicou no jornal O Globo a existência das testemunhas, após a Polícia Civil não se ter interessado por esta pista e dezenas de PMs que lotaram a cena do crime apenas minutos após o assassinato terem enxotado dali muitas testemunhas em potencial.

Mais ainda. Se confirmada a participação no mando do crime de Domingos Brazão, hoje Conselheiro de Contas do Tribunal de Contas do Estado, como ficarão as alianças políticas entre a organização criminosa chefiada por ele e o atual prefeito do Rio, Eduardo Paes, favorito à reeleição em novembro?

*Carlos Tautz é jornalista e doutorando em história na Universidade Federal Fluminense (UFF).

fonte: https://aterraeredonda.com.br/seis-anos-sem-marielle/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...