Comissões permanentes da câmara elegeram nesta semana novos presidentes para o mandato de um ano

 

A imagem mostra a deputada federal Daiana Santos, eleita presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em uma sessão plenária.

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados - A imagem mostra a deputada federal Daiana Santos, eleita presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em uma sessão plenária.

8 DE MARÇO DE 2024

 
 
 

A deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) foi eleita presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados, com 10 votos a favor. Os demais cargos, referentes às vice-presidências, serão definidos na próxima semana.

Na ocasião, a parlamentar destacou seu compromisso em garantir que políticas públicas cheguem a todos os cantos do país. “Estamos aqui para trabalhar de forma ativa e garantir a articulação com todos os setores da sociedade”, afirmou Daiana, em nota.

Educadora social e sanitarista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Daiana está em seu primeiro mandato como deputada federal. Antes, exerceu o cargo de vereadora em Porto Alegre. Ela é a primeira congressista negra e lésbica eleita pelo estado do Rio Grande do Sul.

Durante a pandemia, Daiana idealizou e coordenou o Fundo das Mulheres de Porto Alegre, projeto social voltado para atender mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, atua na promoção da saúde da população negra, com experiência na atenção básica e no acolhimento de pessoas em situação de rua.

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, criada em 1995, tem diversas atribuições, incluindo o recebimento, avaliação e investigação de denúncias relacionadas à ameaça ou violação de direitos humanos, fiscalização de programas governamentais e preservação das culturas populares e étnicas do país. Em 2023, a expressão “igualdade racial” foi explicitamente incluída no nome do colegiado, reforçando a importância do tema.

Comissões da Câmara elegem novos presidentes

Dezenove comissões permanentes da Câmara dos Deputados realizaram a eleição de seus novos presidentes para o mandato de um ano. Os partidos dos presidentes de cada comissão foram previamente definidos pelos líderes partidários, seguindo a proporcionalidade partidária, e os nomes dos candidatos eleitos também foram indicados pelos líderes.

Na próxima semana ocorrem as eleições das seguintes comissões: Desenvolvimento Urbano; Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; Fiscalização Financeira e Controle; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; Ciência, Tecnologia e Inovação; Comunicação; e Administração e Serviço Público.

 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...