TSE condenou Jovem Pan a pagar multa de R$ 30 mil por comentários inverídicos e machistas sobre Janja durante a campanha eleitoral. Ministra chamou atenção para teor machista

"O discurso de ódio contra a mulher é diferente do discurso contra os homens. É sexista, de costumes, para atingir a família, os filhos, os pais", disse Cármen Lúcia que é, atualmente, a única ministra mulher do STF - (crédito: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)
 
Luana Patriolino
postado em 07/03/2024 16:15- Correio Braziliense
 
 

A ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lamentou na manhã desta quinta-feira (7/3) os discursos de ódio contra a mulher no país. Em julgamento da Corte sobre os ataques desferidos à primeira-dama, Janja da Silva, por uma comentarista da rádio Jovem Pan à época da campanha eleitoral, a magistrada destacou o impacto do machismo para a população.

Os ministros analisavam ação contra o veículo e a comentarista Pietra Bertolazzi, por disseminação de fake news, durante a campanha de 2022 sobre Janja, esposa do então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Na ocasião, a comentarista afirmou que Janja seria usuária de maconha e estaria rodeada por “um monte de artista maconhista”. Ela ainda fez uma comparação com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

“O discurso de ódio contra as mulheres se acentua de forma proeminente, principalmente depois e nas últimas eleições. O discurso de ódio contra a mulher é diferente do discurso contra os homens. É sexista, de costumes, para atingir a família, os filhos, os pais”, disse Cármen Lúcia que é, hoje, a única ministra mulher do Supremo Tribunal Federal (STF).

A magistrada apontou que a situação “é enormemente prejudicial”. “Enquanto fazemos um esforço para as mulheres participarem de eleições, isso as afasta da disputa”, considerou.

 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...