Programação acontece no Pelourinho, de 8 a 13 de fevereiro, com música, dança, gastronomia e artesanato tradicionais do país africano

A imagem mostra um artista ganês fantasiado para o carnaval. A Casa de Gana levará a cultura do país para o festejo na capital da Bahia entre os dias 8 a 13 de fevereiro.

Foto: Nathane Santana/Divulgação - Descrição da Imagem: A imagem mostra um artista ganês fantasiado para o carnaval. A Casa de Gana levará a cultura do país para o festejo na capital da Bahia entre os dias 8 a 13 de fevereiro.

7 de fevereiro de 2024 - ALMA PRETA

 

O carnaval de Salvador recebe pela primeira vez o Camarote Casa de Gana, que acontece de 8 a 13 de fevereiro, com uma programação artística e cultural de conexão entre o país africano e a capital baiana. O camarote Casa de Gana será instalado na Casa Vale do Dendê, localizada na praça Terreiro de Jesus, no Pelourinho, das 14h às 00h. O evento é voltado para convidados, mas terá uma cota de ingressos por dia reservada ao público geral.  Os ingressos estarão disponíveis no sympla. Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais da Casa de Gana e Vale do Dende

O projeto é inédito em Salvador e no Brasil e vai receber até 150 convidados por dia. Entres os visitantes estarão autoridades, ativistas da pauta racial, professores, influenciadores e referências negras do estado. Os convidados vão poder aproveitar um espaço de vivências, conexões estratégicas e de impacto social. 

O projeto Casa de Gana foi inaugurado em Salvador em novembro de 2023, durante uma ocupação que aconteceu no Salvador Capital Afro. Agora o projeto retorna com cerca de 30 artistas, empresários, lideranças e autoridades ganesas, promovendo um espaço de vivências que passeiam pela arte, história, gastronomia, moda, artesanato, música e danças tradicionais e contemporâneas, oportunizando uma rica imersão na cultura desse país localizado na África Ocidental. 

Ainda com o propósito de incentivar o diálogo entre a diversidade cultural e tradições que unem os dois países, o projeto também promove o encontro de artistas ganenses em trios de blocos afro, como o Olodum e Muzenza. A iniciativa é promovida e realizada pela Embaixada de Gana no Brasil e o Ministério do Turismo, Artes e Cultura de Gana.

A Embaixadora de Gana, Abena P. Busia, destaca que o carnaval em Salvador possui elementos similares com alguns dos festivais e cerimônias realizadas em Gana. “A música percussiva, as fantasias nas vestimentas, os desfiles em grupos afrocentrados. Tudo isso nos é familiar. A Bahia tem muito da África, especialmente características de Gana, por isso é emocionante fazer esse intercâmbio”.

Serviço

Camarote Casa de Gana

Quando: de 8 a 13 de fevereiro 2024

Onde: Casa Vale do Dendê – Terreiro de Jesus – Pelourinho. Salvador (BA)

Horário: das 14h às 00hCota de cortesias para o público: Ingressos no Sympla

 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...