Oito anos após último encontro, representantes do MDHC e do CNDH alinham caminhos para promoção do debate com vistas ao avanço da pauta dos direitos humanos no Brasil

Publicado em 31/01/2024 17h43 - Ministério de Direitos Humanos e Cidadania
 
Governo e sociedade preparam convocação para 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos
Ministro Silvio Almeida em diálogo com a presidenta do CNDH, Marina Ramos, para alinhamento acerca da convocação da 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, que não ocorre desde 2016 (Foto: Stéff Magalhães – Ascom/MDHC)

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e a secretária-executiva da pasta, Rita Oliveira, receberam nesta quarta-feira (31) lideranças do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH). No encontro, governo e sociedade civil traçaram estratégias para a realização da 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, prevista para ocorrer em 2025.

À frente do Ministério Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida afirmou que o objetivo do encontro será promover amplo debate sobre as políticas públicas e ajudar a criar oportunidades para os avanços necessários no campo dos direitos humanos no Brasil. “Nossa expectativa é de que haja maior envolvimento da sociedade civil no tema dos direitos humanos e recomposição dos centros de participação social nos estados brasileiros”, afirmou o ministro.

Para isso, um grupo de trabalho será criado com objetivo de elaborar as resoluções e demais instrumentos legais necessários. Em seguida, uma comissão organizadora vai planejar os detalhes e fará a convocação nacional por meio de publicação no Diário Oficial da União. A expectativa é de que o documento seja publicado ainda em 2024.

União de esforços

A Conferência Nacional dos Direitos Humanos não é realizada há oito anos e, assim como outros encontros nacionais que envolvem a participação da sociedade civil, a atividade sofreu desmonte orçamentário e político nos últimos anos, conforme pontua Marina Ramos Dermmam, presidenta do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH).

“A gente tem debatido muito com a rede de conselhos sobre a importância do Programa Nacional dos Direitos Humanos [PNDH-3], um legado atacado pelo governo passado”, apontou Marina ao se referir ao principal documento sobre a política de garantia de direitos fundamentais do Brasil, que orienta os trabalhos do MDHC. “A gente precisa dar uma atenção especial, voltar ao PNDH e avançar. Esse vai ser o maior legado que essa conferência pode ter”, refletiu a presidenta do CNDH.

A última Conferência Nacional de Direitos Humanos foi realizada em abril de 2016, durante a gestão da presidenta Dilma Rousseff. O tema da 12ª edição do encontro nacional foi “Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade”. Desde então, a atividade foi descontinuada, afastando a sociedade civil do debate público. 

Também estavam presentes durante o encontro entre MDHC e CNDH o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira; a assessora especial de Participação Social e Diversidade, Anna Karla Pereira; e o vice-presidente do colegiado, André Carneiro, entre demais representantes do governo e da sociedade.  

 

Reunião de alinhamento contou com representantes do MDHC e do CNDH, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (31) - Foto: Stéff Magalhães

Leia também:

CNDH celebra os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em ato público

Texto: J.F.

Edição: R.D.

*Atendimento exclusivo à imprensa:*

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assessoria de Comunicação Social do MDHC

(61) 2027-3538

fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/governo-e-sociedade-preparam-convocacao-para-13a-conferencia-nacional-dos-direitos-humanos

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...