A artista, que trabalhou em grandes jornais de Brasília e do Rio de Janeiro, tratava de um câncer desde 2020 e faleceu após complicações causadas por infecção pulmonar. Ela faleceu, na tarde desta quinta-feira (1º/2), em Brasília

Regina Santos -  (crédito: Arquivo pessoal)

Regina Santos - (crédito: Arquivo pessoal)
Correio Braziliense
postado em 01/02/2024

Faleceu, na tarde de quinta (1º/2), a fotógrafa Regina Santos, 59 anos. A artista, que trabalhou em grandes jornais de Brasília e do Rio de Janeiro, tratava de um câncer desde 2020. Regina deu entrada na internação no sábado (27/1), após complicações causadas por infecção pulmonar.

Após a longa jornada como fotógrafa de jornais, a empresária se encontrou nos projetos documentais. Em 20 anos de profissão, a fotógrafa se dedicou à produção de bancos de imagens institucionais relacionados a temáticas sociais, passando pelo registro de comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, até a documentação de manifestações culturais em várias regiões brasileiras.

Fruto dessa experiência foi a edição de livros e a montagem de exposições. Em 1995, ela participou da publicação coletiva Sonho e Realidade (Editora Salamandra), organizada por Claus Meyer, que retrata o cotidiano dos meninos de rua do Rio. O tema foi retomado, posteriormente, em outra publicação coletiva, desta vez nas ruas da capital federal, Olhos e Asas – Realidade nos Eixos.

Em 1998, Regina publicou o primeiro livro individual, Koikwa – um buraco no céu (Editora UnB). Em 2001, lançou a obra Timor Lorosa'e, que demonstra consistência e amadurecimento do trabalho fotográfico. No ano seguinte, publicou Imagens em Língua Portuguesa, uma coedição do Instituto Camões, Imprensa do Estado de São Paulo e Editora UnB.

A fotógrafa brasiliense deixa esposa, Andrea, e filho, Bernardo.

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2024/02/6796731-morre-aos-59-anos-a-fotografa-brasiliense-regina-santos.html

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...