Ana Paula Morais Fernandes fala sobre o aplicativo FalaZeroDiscriminação, que procura mitigar a fala discriminatória contra a comunidade LGBTQIAPN+ e faz parte do programa USP Dignidade

 Publicado: 30/01/2024
Por
Retrospectiva da editoria de Diversidade apresenta as melhores matérias sobre gênero de 2023
Aplicativo FalaZeroDiscriminação auxilia em uma comunicação não violenta – Fotomontagem: Jornal da USP – Imagens: kstudio/Freepik, pikisuperstar/Freepik e Freepik​

 

O Brasil é o país no mundo que mais mata pessoas pertencentes à população LGBTQIAPN+, com 257 mortes violentas no ano de 2023, conforme aponta levantamento realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), a mais antiga Organização Não Governamental LGBT da América Latina. Porém, a violência contra essa população não ocorre somente de forma física. Outras formas, como a escrita e a fala, trazem termos discriminatórios e ofensivos. Muita gente se preocupa com o jeito de falar para não passar por situações constrangedoras ou até mesmo incorrer em crime de homofobia.

Essas pessoas têm dificuldade acerca de termos ou palavras que devem ser utilizados para manter uma comunicação não violenta direcionada. Para ajudar nessas situações, surgiu o aplicativo FalaZeroDiscriminação através de uma parceria entre a USP, representada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) e a Escola Politécnica (EP) em São Paulo, com o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids do Estado de São Paulo e a Unaids.

Ana Paula Morais Fernandes – Foto: Arquivo Pessoal

A professora Ana Paula Morais Fernandes, da EERP, explica que o aplicativo é “uma ferramenta gratuita de fácil interatividade e uso, que oferece um dicionário de termos adequados voltados para a diversidade, identidade de gênero e orientação sexual da população LGBTQIAPN+”. Dessa maneira, o usuário consegue se orientar para uma comunicação inclusiva e respeitosa em todos os lugares, sejam sociais, institucionais como serviços de saúde e de educação, entre outros.

Como funciona o aplicativo?

O aplicativo FalaZeroDiscriminação possui um glossário que dá ao usuário a possibilidade de pesquisar por palavras ou termos. Dessa forma, a pessoa pode verificar se a forma de comunicação está adequada.  “Caso o termo ou a palavra sejam inadequados e discriminatórios, o aplicativo vai oferecer uma explicação do porquê está incorreto e indicar opções adequadas, inclusivas e respeitosas”, explica Ana Paula.

Para a professora, o aplicativo tem o potencial de contribuir para uma comunicação respeitosa e fortalecer ainda mais a qualificação do serviço de saúde, educação e demais áreas como a justiça, que devem utilizar uma comunicação não violenta como forma de enfrentamento da discriminação em todos os lugares.

O aplicativo está disponível no Google Play para celulares que utilizam o sistema operacional Android de forma gratuita. Basta pesquisar na loja de aplicativos o termo FalaZeroDiscriminação.

Programa USP Dignidade

O aplicativo FalaZeroDiscriminação está alinhado com o programa USP Dignidade, que visa a promover uma integração efetiva entre a Universidade e a comunidade por meio de projetos abrangentes de cultura e extensão.

Com ênfase em direitos humanos, saúde, educação, cidadania e diversidade, o programa realiza pesquisas, workshops, eventos culturais e ações sociais, buscando ativamente contribuir para uma sociedade mais justa, saudável, cidadã e inclusiva. Essa abordagem holística reflete o compromisso do programa em causar impacto não apenas na formação acadêmica, mas também na formação de cidadãos conscientes e engajados, fortalecendo os alicerces de uma sociedade comprometida com a promoção da diversidade e da inclusão.

*Estagiário sob supervisão de Ferraz Junior

 

fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/usp-participa-da-elaboracao-de-aplicativo-que-auxilia-na-comunicacao-nao-violenta/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...