O projeto que deu origem à lei foi apresentado pela deputada federal do PSOL Erika Hilton e aprovado ao longo de 2023 no Congresso Nacional.

17 de janeiro de 2024

O governo federal sancionou nesta quarta-feira (17) a Lei 14.821, que institui a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua. O projeto que deu origem à lei foi apresentado pela deputada federal do PSOL Erika Hilton e aprovado ao longo de 2023 no Congresso Nacional.

É a primeira lei federal que institui uma política nacional para a população em situação de rua. Com a lei, o Estado brasileiro fica obrigado a promover condições de autonomia financeira e de enfrentamento da pobreza, por meio de programas distributivos, de elevação de escolaridade, de qualificação profissional e de promoção do acesso amplo, seguro e simplificado ao trabalho e à renda.

O programa também prevê fomento de ações de enfrentamento do preconceito, da discriminação e da violência contra pessoas em situação de rua no ambiente de trabalho; garantia, no acesso ao trabalho e à renda, de transversalidade e de articulação territorial com outras políticas públicas setoriais, de áreas como saúde, assistência social e habitação.

“Essa população é formada pelas pessoas marginalizadas, por pessoas negras, mulheres, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência, trabalhadoras e trabalhadores”, explica Erika Hilton.


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...