Objetivo é apoiar o desenvolvimento institucional da pasta, promover programas e políticas e aprimorar o marco legislativo sobre o tema

Publicado em 18/01/2024 15h50 - Ministério da Igualdade Racial
mir-e-caf.jpeg

Foto: Rithyele Dantas/MIR

Foi assinado nesta quinta-feira (18), em Brasília, o Gente Negra - Reconstrução e Desenvolvimento, um convênio de cooperação técnica entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o CAF - banco de desenvolvimento da América Latina e Caribe. 

Cooperação tem como objetivo apoiar o desenvolvimento institucional da agenda antirracista, além de promover programas e políticas públicas dirigidas à população negra e aprimorar o marco legislativo que respalda a concepção e a implementação de iniciativas governamentais com enfoque étnico-racial. 

A parceria prevê o investimento na elaboração de programas e projetos que consolidam a política de promoção da igualdade racial em níveis estadual, distrital e municipal, a produção de informações sobre os sistemas produtivos em territórios quilombolas, o fortalecimento da agenda de Combate à Fome e à Pobreza com igualdade de gênero e raça do MIR, bem como o aprimoramento das políticas de memória e reparação. Ainda, será desenvolvido um conjunto de dados e informações que serão utilizados na construção do Plano Nacional de Esporte sem Racismo.

“Essa parceria tem um peso muito importante para nós. Investir em igualdade racial é investir diretamente no desenvolvimento socioeconômico do país. Promover dignidade à população negra, que representa a maior parte do Brasil, beneficia todo o país e o apoio do CAF é essencial para impulsionar a promoção da igualdade racial”, pontuou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Para a representante do CAF no Brasil, Estefanía Laterza, “o Brasil conta com a segunda maior população afrodescendente da América Latina, grupo esse marcado por uma forte exclusão de direitos, o que impacta nos índices de qualidade de vida. Com a cooperação assinada hoje, poderão ser construídas formas de reduzir essas desigualdades, por meio de políticas e propostas de legislações inovadoras”.

fonte: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/copy2_of_noticias/ministerio-da-igualdade-racial-anuncia-convenio-com-banco-caf-para-investimento-em-politicas-focadas-na-populacao-negra

 

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...