Consulta pública para construção do Plano de Comunicação Antirracista na Administração Pública está aberta até o dia 20 de janeiro

 

Publicado em11/01/2024 15h53Atualizado em12/01/2024 09h24

Foto: Rithyele Dantas/MIR

 

Grupo de Trabalho Interministerial de Comunicação Antirracista se reuniu , nesta quinta-feira (11), para dar continuidade às discussões que vão culminar na elaboração do Plano de Comunicação Antirracista na Administração Pública. O principal tema debatido foi a existência de políticas de combate ao racismo no ambiente digital.  

Durante a reunião, também foi apresentado o relatório Racismo na Internet: evidências para formulação de políticas digitais, elaborado a partir da realização de um webinário promovido pelo MIR e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

“É essencial nós pensarmos em políticas digitais na comunicação pública, governamental e Institucional. Além disso, as redes sociais atualmente desempenham um papel muito importante na nossa sociedade e é inevitável pensar que o racismo ocorre também na internet e ele precisa ser enfrentado por toda a sociedade”, disse o Coordenador de Políticas de Proteção de Direitos na Rede, Gustavo Souza. 

A Coordenadora de Políticas de Promoção da Diversidade e Pluralismo, Ane Silva, destacou que “trazer o tema Racismo na Internet para a pauta do GTI mostra a preocupação do Governo Federal em buscar soluções para um problema complexo na sociedade que precisamos enfrentar. Reforça uma atenção ao tema no âmbito dos serviços digitais  utilizados pela sociedade que também são canais para denunciar esse crime”.

A participação da sociedade civil na construção das recomendações do GTI também é considerada fundamental. Por isso, a consulta pública para a construção do Plano está aberta até o dia 20 de janeiro. Para participar acesse aqui.

Além da consulta, especialistas e integrantes de movimentos sociais que discutem políticas de comunicação e combate ao racismo serão convidados a participar de reuniões do GTI.

 

fonte: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/copy2_of_noticias/gti-de-comunicacao-antirracista-discute-politicas-digitais-antirracistas-em-2a-reuniao-ordinaria

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...