Em setembro, reunidas pelo Serviço de Ação, Reflexão e educação Socioambiental (SARES) no encontro “Soma dos Quintais  Resistência, Luta e Cuidado”, representantes de organizações de mulheres, das juventudes feministas e periféricas costuraram, juntas, a colcha das realidades em que estavam e estão submetidas.

"Em setembro, reunidas pelo Serviço de Ação, Reflexão e educação Socioambiental (SARES) no encontro “Soma dos Quintais  Resistência, Luta e Cuidado”, representantes de organizações de mulheres, das juventudes feministas e periféricas costuraram, juntas, a colcha das realidades em que estavam e estão submetidas. Em segundo momento, apresentaram o molde da outra colcha, aquela que pretende reunir linhas e fios resilientes para com os retalhos de nós tecer a grande colcha da vida contemplada pelos direitos fundamentais", afirma Ivânia Vieira, jornalista, professora da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), doutora em Processos Socioculturais da Amazônia, articulista do jornal A Crítica de Manaus, cofundadora do Fórum de Mulheres Afro-ameríndias e Caribenhas e do Movimento de Mulheres Solidárias do Amazonas (Musas), em artigo enviado ao Instituto Humanitas Unisinos — IHU.

Eis o artigo.

Há três meses, coletivos de mulheres indígenas propuseram algumas questões-chave para enfrentar situações difíceis – várias delas criminosas - impostas aos povos indígenas no Amazonas. No amanhecer do dia 18 de dezembro, na Comunidade Nusoken, no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, foram concretizados, mais uma vez, a truculência e o cinismo na relação do poder oficial com os povos indígenas e as multidões da periferia socioeconômica nesse Estado.

Para cumprir determinação judicial de reintegração de posse, operadores da lei e da ordem, devidamente amparados por diversos equipamentos, destruíram as habitações erguidas na área, momento antecedido pelo medo e o desespero dos que ali se instalaram. O pedido, dos indígenas, é lugar para morar.

Cinicamente, as falas dos agentes do Estado apontavam a operação como exitosa: “(...) foram cedidos caminhões de mudança e carregadores que ficaram disponíveis para levar os moradores o endereço que quisessem (...)”. Para o endereço que quisessem?

Em setembro, reunidas pelo Serviço de Ação, Reflexão e educação Socioambiental (SARES) no encontro “Soma dos Quintais  Resistência, Luta e Cuidado”, representantes de organizações de mulheres, das juventudes feministas e periféricas costuraram, juntas, a colcha das realidades em que estavam e estão submetidas. Em segundo momento, apresentaram o molde da outra colcha, aquela que pretende reunir linhas e fios resilientes para com os retalhos de nós tecer a grande colcha da vida contemplada pelos direitos fundamentais.

Saúde, moradia, educação e segurança formaram, em a ‘Soma dos Quintais”, os pilares do plano de atuação pensados por essas mulheres idosas, jovens, adolescentes. Todas as propostas para serem retomadas em 2024 estão vestidas pelas culturas e a arte de resilir e conquistar direitos. É o que fazem os povos indígenas em mais de cinco séculos.

Na comunidade Nusoken, a segunda-feira (18) que antecede a segunda-feira de Natal (25) – um dos mais importantes acontecimentos para os cristãos – se fez marcar pelo drama. No material colhido e disponibilizado pela jornalista Rosiene Carvalho (vídeo abaixo), entre tantas vozes lidas e escutadas estão as das mulheres. Uma delas, chorando, diz não ter para onde ir.

Sim, é possível e provável que no grupo de ocupantes da área situada no bairro Tarumã, existam grileiros e outros que necessariamente querem a terra como mercadoria. A história do uso da terra tem essa marca, a região do Tarumã é uma das áreas da cidade com as marcas da expulsão e da invasão perfumadas. O processo utilizado na reintegração de posse repete as falhas e a brutalidade utilizadas nesses episódios em tempo de ditadura ou de democracia. Onde aparece a vontade de mudança por parte do

Estado nesse comportamento? Permanece a prática da lei e da ordem para assegurar direito de alguns privilegiados e a truculência como mecanismo dessa garantia.

Nusoken, na cosmologia sateré-Mawé, remete ao lugar da morada dos heróis míticos, onde habitam as pedras, o original, o princípio do conhecimento. A cidade de Manaus, a mais indígena das capitais brasileiras (IBGE, 2022), revira-se para tentar impedir um Nusoken manauara.

A busca dos sateré-mawé por moradia em Manaus tem nos anos de 1970 um dos registros. É em plena ditadura militar que alguns deles se deslocam para a capital. No ano de 1981, viviam na periferia socioeconômica da cidade 88 saterês (ROMANO, 1996). Em 1990, já eram 5000 compartilhando as novas periferias e as mulheres, de acordo com Bernal (2009), lideravam o fluxo migratório incentivadas pela oferta do trabalho doméstico na capital. Foram essas mulheres, como Zenilda Sateré, que criaram a Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé (Amism), no final dos anos de 1990, uma das mais antigas associações de indígenas do País. A luta por um lugar, em Manaus, onde possam viver com dignidade continua.

Leia mais

fonte: https://www.ihu.unisinos.br/635507-a-truculencia-do-poder-e-os-fios-da-resiliencia-artigo-de-ivania-vieira

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...