Interrompida e descontinuada desde 2019, a 4ª edição do encontro foi convocada hoje (27/12) pelo presidente Lula e ministro Silvio Almeida; antes da edição em maio de 2025, conferências estaduais, municipais, locais e distrital terão início já em 2024

Publicado em 27/12/2023 11h54 Atualizado em 27/12/2023 12h03
Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ será retomada pelo governo a partir de 2025

Conferências locais serão realizadas entre 2 de janeiro e 30 de junho de 2024; espaço servirá para adoção de políticas destinadas ao enfrentamento da violência e criação de diretrizes para orientar Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBTQIA+ entre governo e sociedade (Foto: Parada do Orgulho LGBT+ de SP realizada em junho deste ano com a presença do MDHC/Divulgação)

 

Após anos de revisionismo histórico na agenda dos direitos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, intersexos, assexuais e outras, o Poder Executivo retoma a convocação da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, a ser presidida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O decreto – assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; e pelo ministro do MDHC, Silvio Almeida –, foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (27).

Com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, a realização do evento se dará pela Mesa Diretora do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ no período de 14 a 18 de maio de 2025, em Brasília (DF). Antes, entretanto, a publicação já orienta para conferências estaduais, municipal e distrital já para 2024.

Em rede social, a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, relembra que a quarta conferência havia sido convocada em 2018, mas não foi executado pelo governo anterior. “Esta é mais uma grande conquista para a nossa comunidade”, celebrou a gestora ao pontuar que conferências locais anteciparão o encontro nacional de 2025.

 

Pessoas LGBTQIA+ existem e são importantes: em 2023, Disque 100 retomou papel e campanhas de enfrentamento ao preconceito sexual e de gênero

O que vem por aí

Entre os objetivos que norteiam a realização da atividade está a proposição de diretrizes para a criação e a implementação de políticas públicas destinadas ao enfrentamento da discriminação contra as pessoas LGBTQIA+ e elaboração de diretrizes para a criação do Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBTQIA+.

De acordo com o documento, a organização e o funcionamento da conferência serão elaborados por meio de regimento interno a ser definido por comissão designada em ato do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, com aprovação da secretaria liderada por Symmy Larrat. O regimento também deverá apresentar apontamentos sobre as etapas preparatórias que serão divulgadas no portal do MDHC oportunamente.

De olho nas datas

Espaços destinados às trocas de experiências entre gestores e sociedade, as conferências locais estão previstas para ocorrer entre os dias 2 de janeiro e 30 de junho de 2024. Já as conferências estaduais e distrital ocorrerão entre 1º de julho de 2024 e 28 de fevereiro de 2025.

Além dessas, serão realizadas ainda conferências livres para ampliação da participação social no debate em torno das propostas da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, entre 1º de novembro de 2024 e 28 de fevereiro de 2025. As conferências livres não substituem a realização das conferências locais, estaduais e distrital e as demais etapas preparatórias.

Mais informações

Os resultados da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ serão divulgados pelo MDHC, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.

As despesas com a organização e a realização da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ serão por meio de dotações orçamentárias consignadas ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Confira a íntegra da publicação oficial 

Leia também: 

Número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo cresceu 149% em nove anos, aponta ObservaDH

Acolher+: conheça o programa do MDHC criado para fortalecer e implementar Casas de Acolhimento LGBTQIA+

1° Encontro Nacional de Conselhos LGBTQIA+ marca a institucionalização de políticas públicas pela diversidade sexual e de gênero no Brasil

MDHC institui Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+

Texto: N.L.

Edição: R.D.

Para dúvidas e mais informações:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atendimento exclusivo à imprensa:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assessoria de Comunicação Social do MDHC

(61) 2027-3538

(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa

fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/dezembro/conferencia-nacional-dos-direitos-das-pessoas-lgbtqia-sera-retomada-pelo-governo-a-partir-de-2025

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...