Professora Carolina Martuscelli BORI (1924 – 2004)

Natural de São Paulo - SP. Expressiva personalidade da Psicologia brasileira, notabilizou-se por sua atuação no fortalecimento da pesquisa científica e na introdução da Análise Experimental do Comportamento no Brasil. Sua formação superior iniciou-se na Universidade de São Paulo - USP, onde se licenciou em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCL, em 1947. Em 1948 foi contratada pela USP como Professora Assistente de Psicologia. Obteve o grau de Mestre em 1952, na Graduate School of the New School for Social Research, em Nova York. Doutorou-se em Psicologia pela FFCL-USP, sob a orientação de Anita de Castilho e Marcondes Cabral, em 1954.

Sua carreira desenvolveu-se entre a Psicologia, a Educação, a ciência em geral e a política científica. É inestimável sua contribuição na formação de mestres e doutores, hoje professores e pesquisadores em Psicologia, em programação de ensino e em ensino de ciências espalhados pelo País. Carolina participou da implantação da Psicologia Experimental na USP, em Rio Claro e nas Universidades Federais de São Carlos, da Bahia, do Pará e do Rio Grande do Norte. Integrou o grupo de professores que participou, com Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, da fundação da Universidade de Brasília - UnB, onde coordenou o Instituto de Psicologia e criou o laboratório de Psicologia Experimental (1963 a 1965). Na UnB, participou do desenvolvimento do sistema de instrução personalizada - método Keller.

Participou da regulamentação da profissão de psicólogo e do estabelecimento do primeiro currículo mínimo para a formação de psicólogos (1962). Presidiu ou participou de diretorias de sociedades científicas, como a Associação Brasileira de Psicologia, a Sociedade de Psicologia de São Paulo, a Associação de Modificação do Comportamento e a Sociedade Brasileira de Psicologia. Foi fundadora e presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Foi fundadora da Associação de Docentes da USP. Presidiu a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC (1986 a 1989), tendo sido a primeira mulher a ocupar tal posição.

No período da ditadura militar, Carolina contribuiu de forma significativa, através das associações científicas e de classe, para o engajamento da comunidade acadêmica com as grandes questões políticas e sociais e com a restauração da democracia. Sua preocupação em "diminuir a distância entre o conhecimento gerado na academia e o que chega à população" traduziu-se no incentivo, na SBPC, às atividades de divulgação científica, como programas de rádio e conferências por todo o país na década de 80. Com o mesmo espírito, participou da criação e do desenvolvimento do FUNBEC, do Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Ciência - IBEC, da Associação Interciência e da Estação Ciência, em São Paulo. Recebeu, na década de 1990, homenagens e títulos honoríficos de universidades brasileiras e de associações científicas como a SBPC e a American Psychological Association. Foi a primeira mulher a receber o título de Doutora Honoris Causa da UnB. Foi professora emérita da USP. Aposentada, não abdicou de sua carreira, tendo participado da Comissão de Especialistas de Ensino de Psicologia - Ministério da Educação, e continuou a atuar no Núcleo de Pesquisa sobre Ensino Superior da USP e no IBEC.

Faleceu em São Paulo, em 4 de outubro de 2004.

BORGES, Mariza Monteiro. Verbete BORI, Carolina Martuscelli (1924 – 2004 In Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil - Pioneiros, editado pela Conselho Federal de Psicologia e Editora Imago, 2001

fonte: http://memorialcarolinabori.sbpcnet.org.br

 

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...