Conheça o trabalho de mulheres que atuam no enfrentamento à violência doméstica e familiar

Publicado em 05/12/2023 - Ministério das Mulheres
 

 

O Ministério das Mulheres divulgou, nesta terça-feira (05). o segundo episódio da websérie Maria da Penha - Retrato do Brasil em seu canal no YouTube, trazendo o trabalho de duas mulheres que atuam no enfrentamento à violência doméstica e familiar. Entre elas, Joelfa Farias, coordenadora do Centro de Referência Estadual da Mulher do Piauí, que percorre o estado no 'Ônibus Lilás', realizando oficinas e rodas de conversa para tornar a Lei Maria da Penha mais conhecida pela população. 

'’Quando conheci o projeto, não tinha ideia da dimensão que era - um ônibus! Mas entender que esse ônibus chega a lugares que as políticas públicas não chegam e que meu papel como assistente social, e como mulher sobrevivente da violência doméstica, também é salvar, orientar e fortalecer outras mulheres”, destaca.

O episódio também traz uma entrevista com Juliana Costa, coordenadora de Treinamento da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. Em seu depoimento, Juliana destaca que o serviço funciona todos os dias, 24 horas por dia. “A violência contra a mulher não tem classe social, daí a importância do serviço estar disponível para todas as mulheres”, ressalta a coordenadora.

Assista ao episódio: 

Webisérie'Maria da Penha - Retrato do Brasil

Lançada em 28 de novembro, a webisérie Maria da Penha - Retrato do Brasil é dividida em quatro capítulos que vão ao ar às terças-feiras, a partir das 6h no canal do Ministério das Mulheres no YouTube. O primeiro episódio trouxe a história da hoje militante dos direitos das mulheres Maria da Penha, que sofreu duas tentativas de feminicídio por parte do ex-marido.  

No penúltimo episódio, a atual ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a assessora parlamentar da pasta, Regina Adami, e a deputada federal Jandira Feghali irão abordar a mobilização e articulação das mulheres na elaboração da Lei Maria da Penha. 

Já no último episódio, advogadas que atuam na área falam do que mudou no Judiciário após a entrada em vigor da lei. São ouvidas a advogada feminista Myllena Calazans, integrante do Consórcio Lei Maria da Penha; a ex-ouvidora da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-PR), Ana Paula Schwelm; e a professora e especialista em direitos das mulheres, Soraia Mendes.

 

fonte: https://www.gov.br/mulheres/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2023/dezembro/segundo-episodio-da-webserie-sobre-a-lei-maria-da-penha-ja-esta-disponivel-no-youtube

 

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...