Após o lançamento que ocorrerá em 5 de dezembro, às 18h30, no Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1.853), em Porto Alegre , a revista será disponibilizada para leitura no site da Themis.

 

Em um momento em que o debate sobre a importância do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres se tornou central no Brasil, a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos publica sua contribuição sobre o tema na revista “A ética feminista do cuidado – ativismos e auto-organização de mulheres na pandemia”. O lançamento será na terça-feira, 5 de dezembro, às 18h30, no Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1.853), em Porto Alegre. A ação integra o calendário da organização durante os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Recentemente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve como tema de redação “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A revista da Themis oferece respostas e reflexões em artigos, entrevistas e depoimentos sobre o trabalho de cuidado. “A partir do conceito de ética feminista do cuidado, mostramos como essa crise se revelou para as mulheres, e como organizamos a resistência e reação”, afirma a diretora-executiva da Themis, Márcia Soares.

O diálogo entre teoria e prática aparece na fala proferida pela teórica e escritora italiana Silvia Federici, cujo pensamento tem contribuído para o reconhecimento do trabalho doméstico como alicerce para a manutenção da vida. A aula aberta oferecida pela pensadora em encontro promovido pela Themis para trabalhadoras domésticas brasileiras e latino-americanas foi transformada em um artigo na revista.

A revista também traz os depoimentos da Promotora Legal Popular (PLP) Malvina Beatris Souza, da Cruzeiro, em Porto Alegre, e de Cleide Silva Pereira Pinto, do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Nova Iguaçu/RJ e da Fenatrad (Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas). Ainda podem ser lidas entrevistas sobre a atuação da Themis durante a pandemia e os artigos “Mulheres em tempos de crise: Promotoras Legais Populares na pandemia de Covid-19 no Brasil”, de Fabiana Cristina Severi, e “Justiça de gênero durante e além da crise da COVID-19. Respostas institucionais à violência de gênero e o papel dos grupos de empoderamento legal na América Latina”, de Izabel Belloc.

Após o lançamento, a revista será disponibilizada para leitura no site da Themis. Acompanhe!

fonte: https://themis.org.br/themis-lanca-a-revista-a-etica-feminista-do-cuidado-ativismos-e-auto-organizacao-de-mulheres-na-pandemia/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...