Quase lá: “Creuza Oliveira é uma estrela negra que vem iluminando a nossa trajetória de luta”, diz Luiza Batista

 
Publicado no portal da Geledés / FONTE Do FENATRAD
 

“Recebemos a notícia da honraria à Creuza Oliveira com muita alegria. A maioria de nós, da direção da FENATRAD, esteve presente para prestigiar este momento histórico para a nossa categoria, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia. Contamos com a presença da nossa mais antiga dirigente ainda em atividade, Nair Jane de Castro Lima, com 92 anos, que se deslocou do Rio de Janeiro, para ver de perto a entrega do Título nunca concedido a uma trabalhadora doméstica”, disse Luiza Batista.

“Creuza, uma mulher de 65 anos, negra, com o ensino médio incompleto, é uma grande liderança para as trabalhadoras domésticas. Costumo falar que ela é a minha mestra, porque o pouco que sei aprendi com ela, com Lenira Carvalho, Nair Jane, Laudelina Campos Melo, dentre outros importantes nomes da nossa luta. Como Creuza diz, este título não é apenas dela, mas de toda categoria, é de toda mulher negra que se rebela, que não aceita ser tratada com desrespeito”, frisou a sindicalista.

Luiza Batista ressaltou ainda que Creuza Oliveira já foi premiada duas vezes como defensora dos direitos humanos. “Ela quem estava à frente da FENATRAD quando a Lei Complementar 150, a PEC das Domésticas e a Convenção 189 da OIT, foram aprovadas. Foi uma alegria imensa para nós sabermos que a academia está reconhecendo o valor social do trabalho doméstico. A nossa querida Creuza Oliveira é uma estrela negra que vem iluminando a nossa trajetória de luta, nossas conquistas e reinvindicações. Nós que fazemos a FENATRAD estamos muito felizes e gostaríamos de partilhar este momento histórico para o Brasil. Uma trabalhadora doméstica negra ser diplomada Doutora Honoris Causa. Habemos Creuza”, concluiu.

fonte: https://www.geledes.org.br/creuza-oliveira-e-uma-estrela-negra-que-vem-iluminando-a-nossa-trajetoria-de-luta-diz-luiza-batista/


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...