Publicado no portal da Geledés / FONTE Do FENATRAD
 

“Recebemos a notícia da honraria à Creuza Oliveira com muita alegria. A maioria de nós, da direção da FENATRAD, esteve presente para prestigiar este momento histórico para a nossa categoria, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia. Contamos com a presença da nossa mais antiga dirigente ainda em atividade, Nair Jane de Castro Lima, com 92 anos, que se deslocou do Rio de Janeiro, para ver de perto a entrega do Título nunca concedido a uma trabalhadora doméstica”, disse Luiza Batista.

“Creuza, uma mulher de 65 anos, negra, com o ensino médio incompleto, é uma grande liderança para as trabalhadoras domésticas. Costumo falar que ela é a minha mestra, porque o pouco que sei aprendi com ela, com Lenira Carvalho, Nair Jane, Laudelina Campos Melo, dentre outros importantes nomes da nossa luta. Como Creuza diz, este título não é apenas dela, mas de toda categoria, é de toda mulher negra que se rebela, que não aceita ser tratada com desrespeito”, frisou a sindicalista.

Luiza Batista ressaltou ainda que Creuza Oliveira já foi premiada duas vezes como defensora dos direitos humanos. “Ela quem estava à frente da FENATRAD quando a Lei Complementar 150, a PEC das Domésticas e a Convenção 189 da OIT, foram aprovadas. Foi uma alegria imensa para nós sabermos que a academia está reconhecendo o valor social do trabalho doméstico. A nossa querida Creuza Oliveira é uma estrela negra que vem iluminando a nossa trajetória de luta, nossas conquistas e reinvindicações. Nós que fazemos a FENATRAD estamos muito felizes e gostaríamos de partilhar este momento histórico para o Brasil. Uma trabalhadora doméstica negra ser diplomada Doutora Honoris Causa. Habemos Creuza”, concluiu.

fonte: https://www.geledes.org.br/creuza-oliveira-e-uma-estrela-negra-que-vem-iluminando-a-nossa-trajetoria-de-luta-diz-luiza-batista/


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...