Álbum "Technoshow" foi o grande vencedor na categoria "Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa".

Por Tayana Narcisa*, g1 Pará — Belém

 

 

Gaby Amarantos vence Grammy Latino 2023 — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Gaby Amarantos vence Grammy Latino 2023 — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A cantora paraense Gaby Amarantos venceu o Grammy Latino 2023 na categoria "Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa" com o álbum "Technoshow" que retrata o tecnomelody, ritmo original e criado em Belém, capital do Pará, marcado por acelerar o brega tradicional e adicionar batidas eletrônicas.

A premiação ocorreu na tarde desta quinta-feira (16), em Sevilha, na Espanha. A artista correu até o palco muito emocionada e enquanto agradecia descreveu a importância da valorização da cultura amazônica, periférica e principalmente de artistas independentes.

"Sou uma artista da Amazônia, faço música da periferia negra de Belém do Pará e estou há 20 anos trabalhando com esse estilo. Recebo com muita alegria e honra esse prêmio, quero dedicar a todas as mulheres negras do Brasil. Agradeço a todo o povo de Belém do Pará que recebe e reconhece como música de raízes brasileira. Viva o tecnobrega!", declarou Gaby.

Além do discurso carregado com grandes referências, a paraense destacou que o vestido que escolheu para participar do evento representava uma grande árvore de samaúma, levantando a necessidade da preservação da Amazônia e o consumo do público de artistas que vem desse região.

Gaby Amarantos no Grammy Latino 2023 — Foto: Rodolfo Magalhães

Gaby Amarantos no Grammy Latino 2023 — Foto: Rodolfo Magalhães

 

"Estou vestida de samaumeira, uma árvore da Amazônia que tem grandes raízes. Precisamos cuidar de nossa floresta amazônica e uma forma de cuidar é ouvir sua música, conhecer sua cultura!", destacou a paraense.

Leia também

 

TecnoShow

 

O trabalho premiado fez parte da carreira de Gaby Amarantos, nos anos de 2002 a 2010, quando foi vocalista e compositora da banda TecnoShow. À época, os CDs de tecnobrega eram gravados de forma improvisada e independente e distribuídos nas bancas de camelôs, a preço populares. Dez anos mais tarde, as canções de TecnoShow chegaram ao streaming e, já em 2023, conquistam o Grammy Latino.

O álbum contém oito faixas que totalizam mais de 27 minutos e fazem uma compilação de hits tocados nas festas aparelhagens, dentro das periferias do Pará.

Capa do disco 'Tecnoshow vol. 1', de Gaby Amarantos — Foto: Divulgação

Capa do disco 'Tecnoshow vol. 1', de Gaby Amarantos — Foto: Divulgação

O gênero musical mistura beats eletrônicos, riffs de guitarra e muita composição regional.

As mais famosas são "Nova chama" e "Príncipe Negro", nome de uma das aparelhagens mais famosas do Pará, composições de autoria da própria Gaby e que fizeram muito sucesso local na época em que foram lançadas.

*Sob supervisão de Gil Sóter

fonte: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2023/11/16/gaby-amarantos-vence-o-grammy-latino-na-espanha-agradeco-a-todo-povo-de-belem-do-para-viva-o-tecnobrega.ghtml


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...