O caso ocorreu na Espanha. As mães Azahara, 27, e Estefanía, 30, adotaram a técnica INVOcell, método no qual o embrião se desenvolve no útero de ambas genitoras

Mães adotam método denominado INVOcell para gerar um bebê. 
 
Foto de perfil do autor(a) Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 03/11/2023 09:24 

Nasceu, na segunda-feira (30/10), em Maiorca, na Espanha, o primeiro bebê gestado por duas mulheres. O pequeno, nomeado Derek, veio ao mundo com saúde e pesando 3,3 kg. Filho das mulheres Azahara, de 27 anos, e Estefanía, de 30, o garoto foi gerado porque as mães adotaram o método INVOcell.

Esse sistema funciona por meio de um aparelho que opera como uma espécie de incubadora, que é colocada sob o útero de uma das mulheres. Isso permite o desenvolvimento de um embrião durante os primeiros dias dentro do corpo. A técnica INVOcell, ao contrário dos métodos de laboratório, não ocorre "in vitro".

Na família espanhola, o processo de geração do bebê começou com Azahara. Ela ingeriu uma cápsula de INVOcell. Essa etapa permitiu o início do desenvolvimento do embrião no útero da mulher.

Ao desenvolver-se, a INVOcell foi extraída com o embrião em seu interior e transferida para o útero Estefanía, que o carregou o feto por quase nove meses.

Emoção

Segundo informações da TV espanhola IB3, Azahara contou que o processo de gestação começou em março deste ano. "Quando me ofereceram para tê-lo no colo do útero por cinco dias, foi como se eu também o tivesse dentro de mim", disse.

"Esse procedimento proporciona grande valor emocional pelo fato de ambas as mulheres terem compartilhado a gestação do embrião", afirmou o Hospital Juaneda Miramar, por meio de nota publicada em seu site.

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2023/11/6530565-nasce-primeiro-bebe-gestado-por-duas-mulheres-veja.html
 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...