Quase lá: Ausência de mulheres em cargos públicos de liderança ainda é gargalo dos ODS

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU configuram desafio a ser superado no Brasil; evento gratuito na USP discute o tema no Dia Mundial das Cidades

  Publicado: 27/10/2023
Por  Jornal da USP
Participação feminina em cargos de alta liderança no setor público chega a 34%, apenas – Foto: José Cruz / Agência Brasil

 

Apesar de compor 51% dos cidadãos brasileiros, a população feminina tem um histórico de sub-representação na política e nos cargos públicos de liderança; somente 34% dos cargos de liderança na administração do país são ocupados por mulheres, de acordo com o Observatório de Pessoal do Ministério da Gestão — um avanço de oito pontos percentuais desde 2019, mas que ainda denuncia a falta de representatividade feminina que invisibiliza essa população. 

Com o objetivo discutir a participação feminina na gestão pública, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promoverá, no dia 31 de outubro, o seminário interdisciplinar Políticas Públicas Locais por e para Mulheres: Avanços e Desafios Intersetoriais. O evento, que será realizado no Dia Mundial das Cidades, busca problematizar a ausência de mulheres em cargos de liderança na gestão pública local e debater propostas para solucionar essa ausência. Políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero serão analisadas por pesquisadoras da USP, membras da gestão pública e representantes de organizações sociais.

Segundo informações do IEA, o evento será presencial na Faculdade de Economia e Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP e terá transmissão on-line na página do Instituto no youtube. As inscrições devem ser realizadas neste link.

 

 

Cidades para mulheres

Organizado pelo Centro de Síntese USP Cidades Globais, o seminário dará enfoque aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir a igualdade, a sustentabilidade e paz no mundo. O objetivo 5, que prega a igualdade de gênero, e o 11, que versa sobre cidades sustentáveis, são articulados para fomentar a discussão sobre políticas públicas locais.

Organizações voltadas para a representatividade feminina na gestão pública, como Instituto AlzirasElas no orçamento e A Tenda das candidatas serão representadas no seminário, que também abordará as interseccionalidades entre gênero e raça. O evento traz à tona a discussão sobre os direitos das mulheres à cidade, problematizando a falta de segurança e o medo que perseguem mulheres em contextos urbanos.

Serviço

Políticas Públicas Locais por e para Mulheres: Avanços e Desafios Intersetoriais
Quando: 31 de outubro
Onde: Sala da Congregação da FEA-USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 — São Paulo
Transmissão ao vivo neste link
Inscrições: neste link
Mais informações: http://www.iea.usp.br/

 

* Estagiária sob supervisão de Tabita Said

fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/ausencia-de-mulheres-em-cargos-publicos-de-lideranca-ainda-e-gargalo-dos-ods/

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...