Evento tradicional da Capital vai até o dia 15 de novembro, na Praça da Alfândega

Por
Duda Romagna
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Foto: Luiza Castro/Sul21
 

 

A 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que começa nesta sexta-feira (27), vai até o dia 15 de novembro na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da Capital. Como de costume, a programação inclui eventos culturais, oficinas, debates e encontros. Entre os temas abordados nesta edição estarão questões de gênero, sexualidade e raça.

A programação com a temática antirracista começará no dia 28 de outubro, com uma mesa redonda sobre literatura negra, tradição e influência, com Luiz Maurício Azevedo e Fernanda Bastos, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul. No mesmo local, acontece o lançamento da coletânea de artigos “Novas fronteiras das histórias LGBTI+ no Brasil”, de Augusta da Silveira de Oliveira, Lauri Miranda Silva e Paulo Souto Maior, no dia 5 de novembro. A Praça da Alfândega também receberá escritores vindos de outros países. Nina Brochmann e Ellen Stokken Dahl, médicas norueguesas, lideram o bate-papo “Você pensou que conhecia seu corpo? Pense de novo!”, no dia 29 de outubro.

Separamos alguns eventos da programação durante os 20 dias. Confira:

27/10

LITERATURA DE HORROR DE AUTORIA FEMININA

às 19h na Sala Hermes Mancilha da Casa de Cultura Mario Quintana
com Amanda Leonardi, Irka Barrios Com Amanda Leonardi, Irka Barrios,Juliane Vicente e mediação de Daisy da Silva César
As escritoras convidadas debaterão temas como a personagem feminina no gênero da literatura de horror e a escrita de mulheres na contemporaneidade.

28/10

SARAU DIVERSE

às 17h no Auditório do Memorial do RS
com Agnes Mariá, Natália Pagot e Pedro Cassel
Lançamento da coleção Diverse, de literatura LGBTQIAP+, seguido de sarau de poesias.

LITERATURA NEGRA: TRADIÇÃO E INFLUÊNCIA

às 18h no Auditório do Memorial do RS
com Luiz Maurício Azevedo e Fernanda Bastos
Debate sobre autorias negras que os formaram, com destaque especial para June Jordan, James Baldwin, Machado de Assis, Maria Firmina dos Reis e Ralph Ellison.

29/10

VOCÊ PENSOU QUE CONHECIA SEU CORPO? PENSE DE NOVO!

às 16h no Auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz
com Nina Brochmann, Ellen Stokken Dahl e mediação de Monique Prada
As norueguesas Ellen Støkken Dahl e Nina Brochmann são duas médicas que trabalharam por vários anos como profissionais de saúde aconselhando jovens, refugiados e profissionais do sexo em questões de saúde sexual. O primeiro livro da dupla, Viva a Vagina (2017), tornou-se um best-seller internacional e um fenômeno cultural com sua mensagem de empoderamento por meio do conhecimento científico.

VITRINE DE LANÇAMENTOS – ACERVOS E REFERÊNCIAS DE MEMÓRIA LGBTQIAP+ – MUSEU DA DIVERSIDADE SEXUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO/2023

às 17h no Auditório do Memorial do RS
com Leonardo Vieira, Caio Tedesco e Lauri Miranda
Diferentes perspectivas sobre acervos, coleções, obras e referências das comunidades LGBTQIAP+ presentes em diferentes locais do território brasileiro.

30/10

ACADEMIA LITERÁRIA FEMININA – 80 ANOS

às 18h no Auditório do Memorial do RS
com Teniza Spinelli, Marilice Costi, Cristina Macedo, Bernadete Saidelles, Zaira Cantarelli
Sarau em homenagem às patronas da Academia, memorial e leitura de fragmentos de suas obras.

01/11

OFICINA – POESIA PLENA – RITMO E POESIA – TRANSVERSALIDADES DE LINGUAGENS E ORALIDADES DO RAP

às 14h no Auditório do Memorial do RS
com Carlos Badia, Negra Jaque e Ricky Rafuagi
Músicos e escritor se reúnem para trazer ao público a diversidade e o processo criativo da poesia no RAP, na oralidade e na dimensão escrita. De forma colaborativa e participativa, a ideia é abordar processos criativos, responder questionamentos e levar o público, na prática, a produzir sua poesia, sua rima de RAP.

MEU CORPO NEGRO DO COLETIVO DE ESCRITORES NEGROS/POA

às 16h no Auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz
com coordenação de ngela Xavier
A Revista Meu Corpo Negro Memórias é uma explanação em prosa, poesia e relatos dos associados do Coletivo de Escritores Negros de Porto Alegre/RS, manifestando os seus falares, dialéticas e escrevivências.

SARAU DAS MINAS, EDIÇÃO LÉSBIKA

às 18h no Auditório do Memorial do RS
com coordenação Mariam Pessah
Lesbianismo não é tema, mas existência, vivências, palavras, silêncios, dores e alegrias. Vidas e poesia. Também é movimento social e político. O Sarau das Minas de Porto Alegre nasceu há seis anos, com o objetivo de visibilizar a literatura de autoria de mulheres/lésbicas/pessoas não binárias.

02/11

CONVERSAS INSPIRADORAS: ITAMAR VIEIRA JUNIOR E JEFERSON TENÓRIO COMPARTILHAM SUAS TRAJETÓRIAS E IDEIAS

às 17h30 no Auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz
com Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório e Nathallia Protazio
Mestres em construir personagens palpáveis e envolventes, Itamar e Jeferson trazem em suas obras questões sociais e históricas, abordando temas como identidade, racismo e desigualdades, refletindo ainda sobre lutas sociais e as transformações necessárias para uma sociedade mais justa. Um bate papo imperdível para os amantes da literatura contemporânea e para todos aqueles que desejam compreender e se inspirar com a profundidade e a sutileza da escrita de Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório. Mediação da escritora Nathallia Protazio autora de Pela hora da morte, Ed Jandaíra/2022.

03/11

SLAM POETAS VIVOS

às 18h30 na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana
com Coletivo Poetas Vivos e convidados
Poetas Vivos é uma iniciativa cultural criada em 2018 por jovens negros com o objetivo de valorizar e potencializar a arte preta e periférica e compete nas mais importantes campeonatos e poesia falada no estado e no Brasil.

04/11

PRESENÇA DE TERESA CÁRDENAS, ESCRITORA, ROTEIRISTA, ATRIZ, BAILARINA E ATIVISTA SOCIAL CUBANA

às 16h no Auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz
com Tereza Cárdenas e mediação de Marieta dos Santos da Silveira
Autora prioriza em sua obra o protagonismo negro na história e aproxima leitores de todas as idades da ancestralidade africana.

DESCONSTRUINDO RACISMO NAS MÍDIAS SOCIAIS E EM TODO LUGAR, O TEMPO TODO, DE FORMA EXAUSTIVA.

às 17h30 no Auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz
com Luciana Barreto, Winnie Bueno e Simone Melo
As obras das autoras são dedicadas a abordar o antiracismo com palavras poderosas, mergulham nas profundezas das injustiças raciais, expondo preconceitos sistêmicos e inspirando a mudança.

05/11

VITRINE DE LANÇAMENTOS – NOVAS FRONTEIRAS DAS HISTÓRIAS LGBTI+NO BRASIL, EDITORA ELEFANTE/2023

às 17h no Auditório do Memorial do RS
com Augusta da Silveira de Oliveira, Lauri Miranda Silva e Paulo Souto Maior
Esta coletânea apresenta ao público um conjunto de 24 artigos inéditos sobre dimensões ainda pouco exploradas da história LGBTI+ no Brasil. A despeito de um notável crescimento no interesse pelo tema nos últimos anos, o fato é que a maior parte das pesquisas ainda tem se concentrado em períodos recentes, com foco no Sudeste brasileiro, e adotado recortes mais consagrados. Os estudos aqui presentes buscam, precisamente, suprir lacunas e evidenciar zonas de silenciamento e de invisibilização na literatura especializada, pois privilegiam momentos menos visitados desde o período colonial até a atualidade, adotam um recorte espacial que procura interiorizar e ruralizar os olhares e abordam temáticas que colocam em primeiro plano a vivência LGBTI+ em contextos de maior vulnerabilidade e precariedade.

06/11

SLAM ARCO-ÍRIS – PELO DIREITO DE AMAR, VIVER E EXISTIR

às 17h30 no Auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz
com Atena Beauvoir – Slammaster convida poetas slammers Desperta, Preto Chris, Poeta de Cartel e Afroblack
O Slam como poesia falada de rua alcança diversas experiências humanas de jovens e adultos. Através das poesias carregadas de sentimentos e emoções, as rodas de slam se tornaram um espaço de democratização do saber e do sentir. O Slam Arco-Íris é um encontro de existências LGBTIs em que se fundam o respeito, o afeto e a dignidade da diversidade humana. Será realizada uma edição especial com poetas da cena de Slam de Porto Alegre que além de serem LGBTIs, são artistas e defendem a própria vida através da arte.

08/11

1° SEMINÁRIO: A DIVERSIDADE SUSTENTA O FUTURO- HOMENAGEM A PAULO KAGEYAMA – A TEIA DA VIDA: CONEXÕES ENTRE ECOLOGIA, DIVERSIDADE, DEMOCRACIA E COLAPSO CLIMÁTICO

às 17h30 no Espaço Petrobras Carlos Urbim
com Marina Silva, Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Fernanda Correa de Moraes, Flavio Gandara, Leonardo Melgarejo e José Renato Barcelos
Em termos nacionais, se faz urgente a superação do negacionismo e o estabelecimento de mecanismos de democracia participativa que levem a encaminhamentos políticos que articulem valores ancestrais, morais e espirituais a conhecimentos científicos de base ética e moral responsáveis. Este encontro visa debater estas questões, lançando olhar sobre as contribuições do Professor Paulo Kageyama.

SLAM DAS MINAS RS

às 19h na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mário Quintana
com Coletivo Slam das Minas e convidados
O Slam das Minas RS surgiu da necessidade de recuperar e fomentar espaços de construções coletivas e trocas de experiências entre mulheres poetas da Capital e Região Metropolitana.

09/11

PALAVRAS DA TERRA – ENCONTRO LITERÁRIO INDÍGENA

às 18h no Espaço Petrobras Carlos Urbim
com Yaguarê Yamã e Auritha Tabajara, José Verá, Rafel Erê e mediação de Raquel Kubeo
Escritores Indígenas debatem a importância da Literatura na preservação da cultura e na luta pelos Direitos dos Povos Originários.

10/11

QUEM ESTÁ ESCREVENDO HOJE EM PORTO ALEGRE: UM PANORAMA DA NOVA LITERATURA

às 16h no Auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz
com Camila Maccari, Fred Linardi, Marília Santos Krüger, Nathallia Protazio e mediação de Paulo Roberto Farias
Os escritores debatem a atual produção literária de Porto Alegre e conversam sobre seus recentes livros lançados, que se inserem nos gêneros do romance, da biografia, do conto e da crônica.

CICLO PRETO SOU

ao longo do dia
Diálogo da cultura, das artes e do cotidiano afrodescendente, protagonizado por negras e negros

11/11

A LITERATURA COMO DIREITO HUMANO

às 18h no Espaço Petrobras Carlos Urbim
com José Falero, Dalva Maria Soares e Dóris Soares
Podemos compreender a literatura como uma necessidade universal que precisa ser satisfeita e cuja satisfação é um direito. Mas quem tem direito à fruição da arte e da cultura? A literatura está na mesma categoria de outros direitos? Acreditamos que essa reflexão exige intersecção com marcadores sociais de diferença, tais como raça, gênero e classe. A busca por essas respostas é o que essa conversa se propõe.

ENTRE MULHERES: LEITURAS, MEMÓRIAS, ESCRITAS E AFETOS

às 16h no Território dos Parceiros da Feira do Livro/Caixa
com ngela Hofmann, Ninfa Parreiras, Neli Germano,Taiasmin Ohnmacht
Mesa-redonda com apoio do Mulherio das Letras para o público geral.

12/11

SARAU DAS GURIAS – A VOZ DA PAZ

às 18h no Espaço Petrobras Carlos Urbim
com Cláudia Tajes, Jane Tutikian, Chris Dias, Luciana Éboli, a cantora Pâmela Amaro a musicista Dionara, mediação de Marcia Ivana de Lima e Silva com participação das Batucas
Amigas escritoras e artistas se reúnem para celebrar a Paz, através da leitura dramatizada de seus textos e de textos de outras autoras, embaladas por belas músicas em sexta edição do Sarau das Gurias.

14/11

VITRINE DE LANÇAMENTOS – “O GAÚCHO ERA GAY? MAS BAH! (1737-1939)”

às 16h no Auditório do Memorial do RS
com Jandiro Adriano Koch
Extensa compilação reunindo e comentando vivências LGBTQIA+ no Rio Grande do Sul, com significativo relevo às fontes históricas, como jornais, revistas e documentos públicos.

fonte: https://sul21.com.br/noticias/cultura/2023/10/69a-feira-do-livro-comeca-nesta-sexta-27-com-diversidade-antirracismo-e-genero-na-programacao/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...