Deputada Lohanna França relatou ter recebido cinco ameaças desse teor, e notou uma escalada de violência desde agosto

Metrópoles

Divulgação/Guilherme Bergamini
Lohanna França, deputada

A deputada estadual Lohanna França (PV-MG) anunciou nesta quarta-feira (11/10) ter sido vítima de ameaças de estupro e morte. As mensagens violentas chegaram ao e-mail institucional da deputada. É a quinta intimidação desse teor que Lohanna recebe nos últimos três anos, desde o início da carreira política.

“Mais uma vez, descrevem como serei estuprada em detalhes, dizendo que será um estupro coletivo. O e-mail cita vários criminosos supostamente envolvidos e destaca que ‘não adianta denunciar, já que gente poderosíssima está com eles'”, afirmou a parlamentar.

 

Leia também

Lohanna contou ter acionado a Polícia Civil e o Ministério Público de Minas Gerais. Segundo ela, as investigações precisam ocorrer rapidamente e apontar culpados para impedir novas ameaças contra ela e outras mulheres.

Além do crime de ameaça, o e-mail poderá ser enquadrado como violência política de gênero. Esse termo compreende atos de violência física, psicológica, sexual ou simbólica, contra mulheres em cargos públicos para barrar a entrada delas no espaço político.

A assessoria da deputada informou que ela anda com escolta policial há mais de um mês, desde que se notou uma escalada na violência das intimidações contra ela.


Ameaçada em agosto

Há dois meses, Lohanna recebeu uma ameaça considerada, até então, a mais grave. Por e-mail, o remetente disse saber onde ela e a família moravam, além de descrever técnicas de tortura que utilizaria contra ela.

A equipe da deputada também se tornou alvo nesse caso, após o autor do texto ameaçar matar os funcionários “putas e viados” dela “a sangue frio”.

Pelas redes sociais, a parlamentar disse se tratar de uma “tentativa de silenciar as nossas vozes, porque o nosso trabalho está aqui para colocar as mulheres e as minorias nos espaços de poder”.

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...