Ana Maria de Almeida Camargo era professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e foi uma das fundadoras da Associação de Arquivistas de São Paulo; pesquisadora atuou no desenvolvimento de novos métodos de organização documental e deixa legado importante na área de arquivologia

 

  Publicado: 26/09/2023
 
 
 
Ana Maria de Almeida Camargo, professora e pesquisadora da USP que foi referência na área de arquivologia – Foto: Fundação Fernando Henrique Cardoso

.
Uma da maiores especialistas e pensadoras da questão dos arquivos no Brasil, Ana Maria de Almeida Camargo morreu neste domingo, dia 24 de setembro, aos 78 anos. Ana Maria foi professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, conselheira do Arquivo Geral da USP e fundadora da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), além de atuar em inúmeros projetos de arquivos históricos públicos e centros de memória, e contribuir com o desenvolvimento de novos métodos de organização documental.

Ana Maria produziu ampla bibliografia na área de arquivos e história e formou gerações de pesquisadores brasileiros e da América Latina. Também fez parte do projeto Brasil: Nunca mais (1964-1985) nos anos oitenta, onde foi responsável pelo levantamento da documentação nos arquivos militares e judiciais. O projeto foi um importante marco na luta contra a ditadura civil-militar de 1964, ao levantar processos de presos políticos no Superior Tribunal Militar, organizar e difundir, denunciando as torturas, assassinatos e arbitrariedade dos militares. Um vídeo com apresentação da pesquisadora está disponível neste link.

Várias unidades da USP e instituições da área de arquivismo de todo o Brasil divulgaram nota de pesar. Confira algumas abaixo:

Nota do Arquivo Geral da USP

Na noite de 24 de setembro de 2023 faleceu a historiadora Profa. Dra. Ana Maria de Almeida Camargo. Colaboradora Sênior do Departamento de História da FFLCH-USP, trabalhou intensamente em prol dos arquivos públicos e centros de memória.

Uma das fundadoras da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), destacou-se ainda por sua ampla produção bibliográfica e orientações na pós-graduação nas áreas de Arquivos e História.

Foi coordenadora, juntamente com a professora Heloísa Bellotto, do Dicionário de Terminologia Arquivística, e autora de outras obras fundamentais para a formação de várias gerações de arquivistas brasileiros.

Integrou a comissão de implantação do Sistema de Arquivos da USP, o SAUSP, com o qual manteve seu vínculo até o presente. Sempre conselheira do Arquivo Geral da USP, este a homenageou, em vida, dedicando seu nome à sua Sala de Treinamento.

Todos e todas nós, do AG, sentiremos demais sua falta… Descanse em paz, querida Ana Maria…

Nota do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)

A Arquivologia e o IEB-USP acordaram neste 25 de setembro com a triste notícia do falecimento de Ana Maria Camargo, referência nos estudos dos arquivos, com especial atenção aos arquivos pessoais.

Intelectual de reconhecimento internacional, docente do Departamento de História da FFLCH/USP, Ana Maria contribuiu de forma ímpar com o desenvolvimento de novos métodos de organização documental e fez parte da idealização e execução de cursos e eventos dedicados à formação de gerações de pesquisadores brasileiros e da América Latina, que durante mais de duas décadas, vieram ao IEB para participarem do tradicional Curso de Organização de Arquivos. Mais recentemente, a professora colaborou com novo formato do curso, que sob o nome de Patrimônio Documental, trouxe bibliografia e métodos atualizados aos desafios de nossos tempos.

O Instituto agradece por ter tido o privilégio de contar com o conhecimento e sobretudo, a generosidade do partilhar de tantos ensinamentos que Ana Maria Camargo dedicou aos alunos que por lá passaram, mas sobretudo ao nosso acervo, especialmente aos nossos arquivos pessoais. Seu corpo docente, funcional e alunos que aqui estudam e estagiam, registram o profundo pesar por sua partida. Nossa homenagem será honrar seu legado, seguindo seu exemplo de dedicação junto aos acervos documentais do IEB e de tantas instituições que conosco compõem a história e a memória do nosso país.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de nossa querida professora Ana Maria de Almeida Camargo, no domingo, 24 de setembro de 2023.

Reconhecida por sua ampla atuação como professora do departamento de História da USP, foi pioneira e fundamental disseminadora de saberes no campo da Metodologia, Historiografia e Arquivologia. Uma das fundadoras da Associação de Arquivistas de São Paulo, instituição decisiva na estruturação do campo profissional dos arquivistas brasileiros.
Na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) foi a responsável pela criação do curso de atualização Centros de Memória: Fundamentos e Perspectivas, que está em sua quarta edição, sempre atraindo enorme interesse de profissionais de todo o Brasil.

Adicionalmente, na BBM, contribuiu com a organização do arquivo da instituição e estava bastante envolvida com a reflexão sobre o futuro da brasiliana, sempre sugerindo caminhos e projetos tanto para a expansão da coleção, como também para sua disseminação. Conhecendo como poucos a coleção da BBM, e seus potenciais, era uma voz parceira para as diretorias que por aqui passaram.
Prestamos nossas solidariedades aos familiares, amigos, colegas e estudantes.

Arquivo Nacional

O Arquivo Nacional manifesta seu pesar e lamenta a morte da historiadora Ana Maria de Almeida Camargo, ocorrida neste domingo, dia 24 de setembro de 2023.

Professora sênior do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Ana Maria foi conselheira do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), em dois períodos, de 1997 a 1999 e de 2004 a 2007, e uma das fundadoras da Associação de Arquivistas de São Paulo.

Ao longo de sua trajetória profissional, também atuou em outras instituições arquivísticas, como a Associação dos Arquivistas Brasileiros, o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, o Arquivo Histórico de São Paulo, o Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro e o Conselho Internacional de Arquivos (ICA), onde foi membra do Comitê Diretor da Seção de Arquivos Municipais.

Expressamos nossas condolências e sinceros sentimentos às/aos familiares, amigas/os e todas/os que desfrutaram de sua convivência.

Arquivo Público do Estado de São Paulo

Com grande pesar recebemos a notícia do falecimento de nossa querida e sempre parceira Profa. Ana Maria de Almeida Camargo, ocorrido na noite de 24 de setembro de 2023.

Ana Maria sempre foi inspiração e referência para os profissionais do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Dedicou-se com entusiasmo singular à causa dos Arquivos, com especial interesse tanto pelos desafios teóricos da disciplina arquivística, quanto pela atuação prática e desenvolvimento de metodologias, contribuindo especialmente na implantação de Sistemas de Arquivos, na criação de Arquivos Municipais e no tratamento técnico de acervos públicos e privados.

Como professora do curso de História da USP, fomentou incremento do conhecimento arquivístico na elaboração de cursos e disciplinas de graduação, especialização e pós-graduação, de inestimável valor para a formação de gerações de profissionais de arquivos e pesquisadores.

Sua atuação pedagógica ganhou maior escala à frente da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), com a realização de incontáveis eventos, cursos e oficinas, muitos deles em parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Estamos de luto!

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) informa aos(às) profissionais arquitetos(as) e urbanistas o falecimento da professora e pesquisadora Ana Maria de Almeida Camargo, 78, fundadora da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), referência para a formação de acervo de Arquitetura e Urbanismo.

Ana Maria Camargo foi professora sênior do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, tendo feito Doutorado em História Social pela USP. Além da ARQ-SP, também acumulou passagens pelo Ministério da Educação e Cultura, Fundação Bienal, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Fernando Henrique Cardoso, entre várias outras instituições.

Teve uma carreira ligada à organização e gestão de patrimônio documental e centros de memória, tendo ministrado diversos cursos e oficinas na área. Também foi autora de uma vasta produção bibliográfica sobre formação e pesquisa em arquivos, notadamente, de documentos públicos.

Fundação Fernando Henrique Cardoso

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Ana Maria de Almeida Camargo.

Professora sênior do Departamento de História da FFLCH USP, consultora da Fundação FHC e uma das fundadoras da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), Ana Maria foi uma grande referência na arquivologia e nos estudos arquivísticos no Brasil.

Ao longo de sua carreira, dedicou-se a pesquisar e orientar trabalhos acadêmicos sobre documentos e arquivos. Ana Maria contribuiu significativamente com artigos e livros relativos à metodologia e organização de acervos documentais. Destacamos aqui algumas de suas obras: “Dicionário de terminologia arquivística”, escrito em coautoria com Heloísa Bellotto, “Centros de memória: uma proposta de definição” e “Tempo e circunstância: a abordagem contextual dos arquivos pessoais”, ambos em parceria com Silvana Goulart.

“O arquivista opera noutro plano, numa espécie de circuito fechado, preocupado com a identificação do nexo entre o documento e a atividade por ele viabilizada ou comprovada. Seu objeto de pesquisa, a instrumentalidade, tem por corolário a manutenção dos dispositivos que possam garantir, ao longo do tempo, o sentido unívoco desse nexo e a capacidade especular dos documentos em relação ao órgão de origem.” (Trecho do livro “Tempo e circunstância”).

A partida de Ana Maria nos entristece profundamente.

Deixamos aqui o nosso abraço e os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos neste momento difícil.

fonte: https://jornal.usp.br/universidade/referencia-na-arquivologia-brasileira-ana-maria-de-almeida-camargo-morre-aos-78-anos/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...