Através de uma metodologia criativa, flexível, corporal, sensorial, viva, circular e horizontal, as rodas promovem momentos de respiro, vínculos e resistência para as participantes.

Hoje, segunda-feira, 18/09 tem Roda de cuidado no Espaço Lobeira! 

Para nós, a promoção do Autocuidado e do Cuidado Coletivo entre Ativistas é parte indissociável da nossa estratégia de transformação social, no sentido do bem viver. Na medida em que vamos encontrando caminhos para o cuidado de nós mesmas e para o nosso crescimento e fortalecimento, rompemos com as lógicas de opressão sexista e racista que dizem que toda a nossa possibilidade de cuidar é para o outro e não para nós mesmas e que, consequentemente, não somos merecedoras de cuidado, não temos o direito à saúde física e emocional, à felicidade, ao prazer e ao descanso. Por isso acreditamos que possibilitar, incentivar e fortalecer a importância do autocuidado e do cuidado coletivo, é uma forma de resistência política e de afirmação da necessidade de garantir o cuidado enquanto um elemento crucial para a existência das pessoas e afirmá-lo enquanto um direito de todos os seres.

Para isso realizamos diversas atividades de Cuidado buscando fomentar maneiras de conviver, organizar, mobilizar e estar na resistência que, desde já, em cada lugar, avancem no sentido do diálogo intercultural e do reconhecimento mútuo, bem como na superação da fragmentação que separa o pessoal do político, o emocional do racional, o corpo da alma, a sociedade da natureza.

Entre as várias formas de impulsionar o cuidado entre mulheres que lutam pelo bem viver estão as RODAS DE AUTOCUIDADO E CUIDADO COLETIVO ENTRE ATIVISTAS. Elas são um espaço de cura e de autocura, de cuidados tanto de quem oferece, quanto de quem recebe, constitui-se como uma troca, uma dádiva que circula e dá o sentido dessa construção.


Através de uma metodologia criativa, flexível, corporal, sensorial, viva, circular e horizontal, as rodas promovem momentos de respiro, vínculos e resistência para as participantes.


Ilustrações @asalamanda Arte @rita.louzeiro_art
Se quiser + informações, envie uma mensagem para nós.
#autocuidadoecuidadoentreativistas #cuidadocoletivo

 

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...