No Gabão, caiu o sétimo governo africano, em dois anos. Não são apenas golpes militares. Populações cansaram-se da pilhagem de recursos e dos governos pró-ocidentais. EUA, velho aliado da França, agora cobiça o que ela controlava

Por Nazanín Armanian, no Other News | Tradução: Rôney Rodrigues

 

E o quarto golpe veio em 30 de agosto de 2023 para outra das ex-colônias francesas: o Gabão. Os militares prenderam o presidente eleito Ali Bongo, assim que o seu nome saiu das urnas, por “fraude eleitoral”, derrubando uma família que cometia fraudes de todos os tipos há meio século. Os seus colegas no Burkina Faso, no Mali e no Níger fizeram o mesmo nos últimos meses. Um perplexo Emmanuel Macron, que visitou África 17 vezes e continua a ter bases militares no Senegal, Chade, Costa do Marfim, Benim, Níger e Djibouti, bem como milhares de mercenários liderados pelos seus serviços de inteligência que operam no Sahel, se perguntam:

– Onde eu falhei?

– Quem está nos desferindo esses golpes e por quê?

– O que devo fazer agora para estancar o sangramento?

A França colonizou o Gabão em 1885, tornando-o a sua principal fonte de urânio na década de 1960, e também um dos seus fornecedores de petróleo quando a Argélia se rebelou contra Paris. As suas grandes reservas de urânio e manganês, bem como as madeiras de suas florestas, ferro, diamantes e ouro, foram (são) saqueadas por empresas francesas e pela máfia governante, até que o golpe de Estado de 1964 perturbou a paz no Eliseu: o general Albert-Bernard Bongo depôs o presidente pró-francês León M’ba. Os seus apoiadores acusaram Washington de estar por trás do golpe e invadiram a embaixada dos EUA na capital Libreville.

O atual golpe militar derruba a dinastia Bongo, que estava no poder há meio século. O ex-presidente Omar Bongo, segundo um relatório (1999) do Senado dos EUA, tinha depositado 50 milhões de dólares numa conta privada do Citibank, e um tribunal francês publicou em 2008 que o presidente africano possuía pelo menos 33 propriedades de luxo, num total estimando em 190 milhões de dólares: nenhuma investigação adicional foi feita para defender a reputação dos ladrões e dos seus protetores ocidentais.

Em setembro de 2002, os EUA localizaram novamente o Gabão (de onde importavam petróleo bruto e manganês) no mapa: o governo de G. Bush enviou o secretário de Estado Colin Powell para visitar o país africano. Dois anos depois, Bongo foi convidado para a Casa Branca.

Paris (ainda) não ordenou a evacuação dos seus 10 mil cidadãos no Gabão e não tem planos para expulsar o Sexto Batalhão do Exército Francês locado em Libreville.

Macron poderia desistir do Gabão, mas não do Níger, se não quiser entrar numa crise energética sem saída. A perda deste país foi tão devastadora para a França que o presidente culpou publicamente o diretor-geral francês de Segurança Externa por não ter previsto o golpe.

O que Macron fez de errado?

O Gabão foi precisamente o primeiro país que o presidente francês visitou no seu tour pela “Francáfrica” em janeiro passado, com o objetivo de apoiar Ali Bongo, nas vésperas das eleições presidenciais, que culminou na sua prisão: mais azar não poderia haver.

Com um grande entusiasmo quase infantil, monsieur Emmanuel anunciou os pontos da nova política francesa com as suas ex-colônias para introduzir algumas mudanças para que nada mudasse: “relações equitativas”, devido à insustentabilidade das atuais que continuaram sendo neocolonialistas, a “diminuição da presença militar” (ou melhor, torná-la invisível) e o “fim da interferência francesa”, e wool! Seis meses depois, ele propõe uma intervenção militar no Níger para devolver ao poder o seu leal homem, Mohamed Bazoum, sem se importar com os cadáveres que deixaria para trás. É que ser imperialista não tem cura!

Para além da tentativa de Macron de disfarçar os dois eixos da política francesa na África – retirar os recursos naturais e proteger os líderes leais com as suas armas – o erro mais absurdo do inquilino de Eliseo foi subestimar a ameaça que os interesses que representa, não dos trabalhadores, classe, do nacionalismo burguês africano, da Rússia ou da China, mas dos muy amigos EUA.

Conflito frontal com os EUA

É difícil prever como terminará a batalha entre a França e os EUA, mas o seu desenvolvimento tem sido mais do que notável:

– Em 2003, a França recusou participar na invasão do Iraque pelos EUA e seus aliados, devido aos grandes investimentos que tinha no país, embora o pretexto fosse a falta da “ilegalidade” do ataque que aconteceu por dez motivos disfarçado de sete mentiras. A agressão militar que a França está tramando contra o Níger é legal?

A raiva de Washington, então, foi monumental. No final, Paris comprometeu-se a partilhar os despojos da invasão: cancelou 4,8 bilhões de euros da dívida iraquiana, e empresas francesas como Total, Perenco, Airbus, Rena, Renault e Sanofi regressaram ao país devastado.

– A coincidência da presidência de Macron com o mandato de Trump levou ambos os Estados a um confronto contínuo. É quando Macron lança a sua doutrina da autonomia estratégica europeia, na qual a UE atuará como a terceira superpotência, entre os EUA e a China, assim que alcançar a sua independência energética e militar de Washington. A nova entidade geopolítica seria liderada por Paris, agora que a Alemanha desapareceu de cena não só por causa da reforma de Angela Merkel mas, sobretudo, graças à guerra EUA-OTAN contra a Rússia na Ucrânia.

E quando Trump anunciou que estava retirando as tropas dos EUA do Médio Oriente (substituídas por dezenas de milhares de mercenários-contratistas e equipamento militar sofisticado!), o presidente francês pensou que poderia preencher a sua “lacuna” (que lacuna se eles mantêm umas vinte bases militares e milhares de soldados?) e começaram a distribuir beijos e abraços entre seus líderes. Visitou o Líbano (onde considera que o Hezbollah-Irã são contrapesos a Israel-EUA ), e também a Arábia Saudita e seu príncipe, o estripador Mohammad Ben Salman, a quem Trump ameaçou que duraria só dois noticiários se não baixasse os preços do petróleo.

A chegada de Joe Biden à Casa Branca criou uma miragem para o jovem político: ele viajou para Washington em 2022 para fazer a pazes com os EUA, mas o establishment de Washington continuou com os seus planos para consolidar e expandir o poder dos EUA em todo o mundo: eles não aturariam outro europeu desobediente e falador. Biden não só ignorou os interesses franceses, mas humilhou quem afirmava ser o líder do “mundo democrático”:

– Retirou as suas tropas do Afeganistão, sem sequer consultar os aliados, que lhe serviram de bucha de canhão. A “retirada” significou a saída das tropas europeias, e não das estadunidenses: o Pentágono mantém cinco bases militares oficiais e milhares de contratistas no país mais importante do mundo para os EUA.

– Em setembro de 2023, pela primeira vez na história, a França retira o seu embaixador de Washington, depois de Biden “o apunhalar pelas costas”, roubando o contrato milionário de fabricação de submarinos que tinha assinado com a Austrália. Além disso, na formação do (AUKUS), o “anel de aço” que formou com a Austrália e o Reino Unido para cercar a China, nem convidou a França.

– Por fornecer elevados subsídios para veículos elétricos e baterias produzidas nos EUA, Paris ameaçou o governo Biden com a apresentação de uma queixa formal à Organização Mundial do Comércio, dado que esta política impossibilita a concorrência leal com os seus próprios produtos, sendo a UE um dos mercados dos EUA para esses produtos.

– Antes da guerra entre a Rússia e a Ucrânia-OTAN, Macron defendia uma aproximação da UE com Moscou para construir uma nova ordem de segurança, e assim reduzir a sua dependência dos EUA (ele sente-se mais ameaçado pelos EUA do que por Vladimir Putin!) e, mais tarde, ele apelou ao Ocidente para não “humilhar a Rússia”, enquanto Biden não se contentará com menos do que a derrubada de Vladimir Putin. Com o aumento dos custos do apoio militar a Kiev, Paris defendeu negociações de paz com o Kremlin, assunto que Biden nem quer ouvir, pelos benefícios que esta guerra está trazendo aos EUA. E o Le Petit Napoléon se rendeu: anunciou um novo fundo de 100 milhões de euros para enviar armas à Ucrânia e treinar os seus 2 mil soldados. Mas não ficou calado: os EUA vendem-nos o seu gás natural a um preço 3 ou 4 vezes mais caro do que a outros clientes, denunciou. Os exportadores dos EUA estão explorando a crise energética para promover “o domínio econômico dos EUA e um enfraquecimento da Europa”, disse o ministro francês da Economia e Finanças, Bruno le Maire.

– A cereja do bolo destas tensões foi a visita do presidente francês à China, em abril passado. O que disse não foi em vão: alertou a UE para o perigo de “unir todos contra a China”: é necessário ter uma relação de cooperação com Pequim, e que deve evitar ser arrastada para um confronto entre as duas potências por Taiwan, e até aproveitar este embate para agir como intermediário, questionando as razões da existência da OTAN. Ele também sugeriu que Xi Jinping “desempenhe o papel de mediador” entre a Rússia e a Ucrânia, quando os EUA pretendem continuar a guerra até que a última alma na Ucrânia desapareça.

O papel do Jihadismo neste cenário

Coco está chegando! Esta será a carta mais fácil de jogar numa invasão militar contra regimes rebeldes (o que não significa “progressistas”). A ONU afirma que, em um ano, e após a expulsão das tropas francesas do Mali, o Estado Islâmico quase duplicou o território que controlava. É sério? Uma das potências mais equipadas com as armas mais sofisticadas e mortais da história não conseguiu derrotar em dez anos homens das cavernas armados com rifles caseiros, sem tanques ou helicópteros? Quem vocês estão enganando? Dois anos antes da “conquista surpresa de Cabul pelo Talibã”, em agosto de 2020, publicamos esta conspiração intermediada entre Trump e a gangue terrorista.

O plano de uma agressão militar, para estabelecer a ordem que desejam, em nome da “democracia”, está na mesa do Eliseu e também na Casa Branca. A forma importa menos: um ataque jihadista aos ocidentais para demonstrar a incompetência dos líderes golpistas em garantir a segurança dos estrangeiros; uma guerra com países vizinhos, etc.

Antes dos golpes militares no Mali e em Burkina Faso, os seus governos tinham iniciado negociações com grupos jihadistas, como o Jama’at Nasr al-Islam, ligado à Al-Qaeda, para pôr fim aos conflitos. No Burkina Faso, conseguiram um cessar-fogo durante as campanhas eleitorais de 2020; o agora deposto presidente do Níger, Mohamed Bazoum, chegou a tornar pública em 2022 a iniciativa de diálogo com estes bandos, nas costas da França.

A ligação entre o “terrorismo islâmico” e o imperialismo, confessada em 1998 à revista francesa Le Nouvel Observateur pelo seu próprio promotor, o conselheiro de segurança do presidente Jimmy Carter, Zbigniew Brzezinski, é igualmente óbvia também na África (o coronel Gaddafi foi localizado e assassinado pelo jihadistas dois dias depois da viagem de Hillary Clinton à Líbia), que o primeiro-ministro de Burkina Faso, Apollinaire Joachim Kyélem de Tambèla mencionou: alguns dos nossos alegados parceiros estão em conluio com eles [os terroristas]Em 15 de agosto de 2022, o ministro das Relações Exteriores do Mali, Abdoulaye Diop, enviou uma queixa à ONU afirmando que a França estava armando os terroristas, algo que também foi corroborado pelos curdos na Síria quando viram que os EUA estavam armando tanto a eles como aos Estado Islâmico.

EUA reativam Africom

Na África, onde o Comando Africano dos EUA (Africom) tem bases militares no Djibouti, Quênia, Níger, Nigéria, Egito e Camarões, a diplomacia dos EUA foi subitamente ativada: enviou o secretário de Estado Anthony Blinken e a subsecretária de Estado, Victoria Nuland, uma dos personagens mais sombrios e belicistas das últimas décadas nos EUA, ao Níger para dizer “Ei, aqui estamos!”. Os exércitos dos países do Sahel, que sofreram golpes de Estado, têm laços estreitos com o Pentágono e os seus militares golpistas foram treinados nos EUA. Eles usam o populismo para ganhar apoio popular, escondendo que a sua missão é manter o sistema antissocialista ligado ao capitalismo mundial.

Neste momento, parece que os EUA se concentraram em expulsar a França da sua zona de influência africana, embora este país não pretenda abandonar a batalha. A Africom realizou operações especiais em 22 países africanos, lideradas por cerca de 6 mil soldados sob o seu comando e utilizando dezenas de milhares de mercenários (Desculpe! contratistas), espalhados por todo o continente negro. Para uma superpotência com cerca de 800 bases militares em cerca de 60 países do planeta, a França por si só não é páreo: irá aliar-se à China e à Rússia? Nesse caso, quantos minutos Macron duraria no Eliseu?

   

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...