Além da sessão especial, plenário ainda deve votar projeto que inclui Margarida Alves no Livro de Heróis da Pátria

Lula Marques

A marcha é feita a cada quatro anos em agosto, mês da morte da sindicalista Margarida Alves, assassinada em 1983

 

Mais de 150 mil mulheres começam a chegar a Brasília para a Marcha das Margaridas. Em sua 7ª edição, a marcha, que é a maior do gênero na América Latina, ocorre num clima de muita esperança por parte de mulheres vindas dos mais longínquos territórios do país.

Como parte da programação das Margaridas em Brasília, o Senado promove, nesta terça-feira (14/8), às 9h, sessão especial para homenagear a Marcha – que integra a agenda nacional dos movimentos sociais do campo.

Para o senador Beto Faro (PT-PA), autor do requerimento de realização da sessão, a mobilização significa um despertar da ação feminina na busca da garantia de direitos que historicamente lhes foram negados.

“Isso retirou de gerações inteiras a capacidade de pleno desenvolvimento por meio da educação, o direito à saúde e à liberdade de serem construtoras de seu próprio destino”, afirma Beto Faro.

O movimento, que surgiu no ano 2000, reúne mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta em busca de visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena.

A marcha é feita a cada quatro anos, em agosto, mês da morte da sindicalista Margarida Alves, assassinada em 1983. A estimativa é de que a marcha mais recente, em 2019, tenha reunido cerca de 100 mil mulheres em Brasília.

 

ASSISTA O VÍDEO DA SESSÃO EM https://www12.senado.leg.br/multimidia/evento/115815

 

Heroína da Pátria

Nesta semana, o plenário do Senado também deve analisar o Projeto de Lei da Câmara (PLC 63/2018), que inscreve o nome de Margarida Alves no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

A proposta de homenagem é iniciativa da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e teve como relator, na Comissão de Educação, o senador Paulo Paim (PT-RS).

Margarida nasceu em 1933 e morreu em 1983, assassinada por latifundiários na porta de casa, em Alagoa Grande (PB). Ela lutava por direitos básicos dos trabalhadores rurais. Em 2000, em homenagem à líder camponesa, foi criada a Marcha das Margaridas.

Do PT no Senado

Veja as fotos de Clara Wardi - Cfemea

 

senado sessão marcha margaridas1

senado sessão marcha margaridas2

senado sessão marcha margaridas3

senado sessão marcha margaridas4

marcha senado2

 

marcha senado

Mulheres que foram ao Congresso Nacional participar da Sessão Especial em homenagem à Marcha das Margaridas estamparam bandanas produzidas pelo Cfemea para marcar posição da Marcha em favor das deputadas feministas que estão sendo ameaçadas de cassação por causa de sua combatividade e firmeza na defesa dos direitos das mulheres e dos direitos humanos

 

fonte: https://pt.org.br/por-iniciativa-de-beto-faro-senado-homenageia-marcha-das-margaridas/


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...