Marcha das Margaridas 2023 tem ampla programação nesta terça e quarta-feira

Publicado em 15/08/2023 - 08:26 Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - Brasília

ouvir:

 

marcha_margaridas_banner

 

A programação da 7ª Marcha das Margaridas, realizada nesta terça (15) e quarta-feira (16) em Brasília, contará com diversas atividades que estarão concentradas no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. As trabalhadoras rurais estão acampadas desde o fim de semana no local.  

Em torno do lema da edição de 2023 - Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver - estão previstas diversas atividades nos dois dias do evento voltadas à justiça, defesa da democracia participativa, garantia de direitos, respeito à diversidade e a cobrança de políticas públicas que gerem qualidade de vida e bem-estar às mulheres de todo o país. 

Estão previstas oficinas temáticas e lúdicas, plenárias, seminários, quatro grandes painéis e rodas de conversas, partilha de saberes, tenda da cura, atividades autogestionadas, apresentações culturais, mostra da produtividade das margaridas, e até um tribunal ético das mulheres do campo, da floresta e das águas em defesa da autodeterminação dos povos e da soberania alimentar, hídrica e energética. 

Nesta terça-feira, no plenário do Senado, haverá sessão solene em homenagem à Marcha das Margaridas, com a presença de mulheres do campo, da floresta e das águas de todos os estados brasileiros e de outros países, com transmissão ao vivo nas redes sociais da Marcha das Margaridas e da TV Senado 

A abertura oficial da Marcha das Margaridas está prevista para ocorrer no Pavilhão do Parque da Cidade, às 17h (horário de Brasília), com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, de diversos ministros e representantes de organizações parceiras. De acordo com a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que coordena o evento, o ato será um momento cultural e de reafirmação da pauta das margaridas. A cerimônia de abertura também será transmitida ao vivo nas redes sociais da Contag do Canal Gov .  

Paralelamente aos eventos com autoridades, na área externa do pavilhão foi montada estrutura com tendas para receber a Mostra Nacional da Produção das Margaridas. São diversos produtos que identificam a cultura, o modo de vida e produção, o território e demais características das chamadas guardiãs dos saberes. No local, ocorrerão também troca de sementes e rodas de conversa. 

No local do credenciamento das participantes da marcha, está instalado um ponto de coleta da campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e de roupas em bom estado e limpas, principalmente de agasalhos, para doação a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade econômico-social no Distrito Federal. Na área interna do Pavilhão, na Casa de Margarida Alves, haverá o lançamento de livros, espetáculos, exibição de filmes e documentários. Esse espaço funcionará apenas hoje, das 9h às 17h. 

Marcha lilás 

O momento mais esperado pelas margaridas, a cada quatro anos, é a tradicional marcha das mulheres em direção à Esplanada dos Ministérios, em um trajeto de aproximadamente seis quilômetros entre o Pavilhão do Parque da Cidade e o centro do Poder Executivo Federal. 

Na quarta-feira (16), a partir das 7h, as mulheres se organizam com suas delegações estaduais e começam a ocupar as ruas da capital. Vestidas de lilás, portando bandeiras, chapéus de palha, faixas e cartazes, elas serão acompanhadas no percurso por carros de som e agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Historicamente, as participantes entoam o Canto das Margaridas* e gritam palavras de ordem de luta por direitos. A população poderá participar. A organização da marcha convida os interessados a conhecerem mais sobre “as margaridas” e suas lutas sociais. 

O ato de encerramento, em frente ao Congresso Nacional, na altura do Ministério de Minas e Energia, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros, às 10h30, e e estimativa é de 100 mil participantes. São agricultoras familiares, indígenas, camponesas, assentadas, acampadas sem-terra, ribeirinhas, quilombolas, extrativistas, pescadoras, quebradeiras de coco, raizeiras, benzedeiras, marisqueiras, caiçaras, assalariadas e outras mulheres que representam a pluralidade brasileira. 

A coordenadora-geral da Marcha das Margaridas e secretária de Mulheres da Contag, Mazé Morais, disse que espera novos anúncios de políticas públicas por parte do governo federal. A liderança fez um balanço sobre as conquistas das margaridas em 23 anos de existência do evento. “A primeira marcha em que a gente entregou uma pauta foi em 2003. De lá para cá, conseguimos vários avanços, como a titulação conjunta de terra, porque nós mulheres trabalhadoras rurais não tínhamos o direito de ter nossos nomes no documento de propriedade; a documentação da trabalhadora rural, pois, no século XXI, ainda há trabalhadora que infelizmente não tem a documentação; a campanha de combate à violência contra as mulheres; o crédito [rural] e a assistência técnica para as mulheres. Foram muitos avanços. Houve uma interrupção e perdemos muitas dessas conquistas ao longo desse caminhar”. 

O retorno das delegações estaduais das margaridas está previsto para as 12h30, após o almoço. 

Confira a programação da Marcha das Margaridas 2023.

Trânsito 

Em função do evento, o trânsito no Eixo Monumental, que dá acesso à Esplanada dos Ministérios, terá alterações nos dois dias da Marcha das Margaridas para garantir segurança, mobilidade e fluidez no tráfego. De acordo com a PMDF, a Esplanada dos Ministérios ficará fechada aos veículos, a partir das 23h45 desta terça-feira. Não será permitido também o acesso de veículos à Praça dos Três Poderes.  

 Amanhã, a partir das 7h, três faixas de rolamento do Eixo Monumental ficarão fechadas, desde a saída do Parque da Cidade até a Catedral Metropolitana de Brasília. 

A liberação das vias vai ocorrer após avaliação técnica dos agentes de trânsito. 

Canto das Margaridas 

Conheça o Canto das Margaridas 

“Olha Brasília está florida 

Estão chegando as decididas 

Olha Brasília está florida 

É o querer, é o querer das margaridas 

Somos de todos os novelos 

De todo tipo de cabelo 

Grandes, miúdas, bem erguidas 

Somos nós as margaridas 

Nós que vem sempre suando 

Este país alimentando 

Tamos aqui para relembrar 

Este país tem que mudar! 

Olha Brasília está florida... 

O Canto das Margaridas 

Água limpa sem privar 

Sede de todos acalmar 

Casa justa pra crescer, 

Casa justa pra crescer 

Saúde antes de adoecer 

Terra sadia pra lucrar 

Canja na mesa no jantar 

Um mínimo para se ter, (bis) 

Direito à paz e ao prazer 

E dentro e fora punição 

Pra quem abusa do bastão 

Do ser patrão, do ser machão 

Não pode não, não pode não (bis) 

Olha Brasília está florida (bis) 

É o querer, é o querer das margaridas! 

É o querer, é o querer das margaridas!” 

Edição: Graça Adjuto

fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-08/Lula-participa-de-abertura-oficial-da-Marcha-das-Margaridasao-autoridades-participam

 

Confira a programação da Tenda do Ministério das Mulheres na 7ª edição da Marcha das Margaridas

Ministério das Mulheres

Publicado em 14/08/2023 20h58

O Ministério das Mulheres estará presente na Marcha das Margaridas 2023, que ocorrerá durante os dias 15 e 16 de agosto, com uma tenda de atividades localizada no Pavilhão do Parque da Cidade. A programação do MMulheres está prevista para iniciar às 8h da manhã e seguirá até o final da tarde do primeiro dia de evento. 

O espaço contará com distribuição de materiais para o público e serviços de atendimento psicossocial durante todo o dia, em colaboração com entidades. A pasta busca reforçar os serviços públicos de garantia dos direitos das mulheres e incluí-las em sua diversidade, por meio de rodas de diálogos abertas a todas as participantes. 

Na ocasião, será apresentado ao público o recém-lançado Mapa Colaborativo das Mulheres Brasileiras, que ajudará o MMulheres e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) a mapear grupos, organizações, coletivos e redes que atuam com o direito das mulheres. 

ATIVIDADES COM A PRESENÇA DA MINISTRA DAS MULHERES, CIDA GONÇALVES

Sessão Solene de Abertura da Marcha das Margaridas 

  • Dia: 15/08
  • Local: Plenário do Senado Federal
  • Horário: 9h às 10h 

Painel Temático: (RE)Construção de políticas públicas para o bem viver: mulheres do campo, da floresta e das águas e as urgências sociais 

  • Dia: 15/08
  • Local: Pavilhão do Parque da Cidade - Palco principal
  • Horário: 14h às 16h 

Abertura Político-Cultural da 7ª Marcha das Margaridas 

  • Dias 15/08
  • Local: Pavilhão do Parque da Cidade - Palco principal
  • Horário: 17h 

Ato de encerramento da 7ª Marcha das Margaridas

  • Dia: 16/08
  • Local: Gramado em frente ao Congresso Nacional 
  • Horário: 10h30  

TENDA DO MINISTÉRIO DAS MULHERES

  • Dia: 15 de agosto
  • Local: Pavilhão do Parque da Cidade 
  • Horário: a partir das 8h da manhã até às 16h 

Rodas de Escuta sobre Cuidados. Horário: 8h às 10h 

Escutatória e roda de diálogo sobre o direito à terra com igualdade para as mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades. Horário: 10h às 11h 

Roda de Conversa sobre o trabalho da Ouvidoria - O que é e como acessar os serviços - Audiências Públicas para escuta de denúncias de violação de direitos. Horário: 11h às 12h. 

Roda de Conversa: Territórios, corpo e mente - Mulheres negras - como vivemos, como queremos viver. Horário: 12h às 13h 

Roda de Conversa com mulheres pescadoras artesanais. Horário: 13h às 14h. 

Diálogos e distribuição de materiais sobre direitos da pessoa idosa. Horário: 14h às 15h. 

Roda de Diálogo:  Redes sociais e os desafios no enfrentamento à violência contra as mulheres. Horário: 15h às 16h. 

 

SERVIÇOS DA TENDA 

Horário: manhã e tarde

  • Atendimento psicossocial e roda de conversa – Acesso a direitos, feminicídio, violências contra as mulheres. Atividades integradas com o Ônibus Lilás 
  • Divulgação do Mapa Colaborativo das Mulheres Brasileiras
  • Distribuição de materiais institucionais do Ministério das Mulheres sobre Estrutura do Ministério; Política Nacional de Cuidados; Ouvidoria do MMulheres; Casa da Mulher Brasileira e Direitos LBT+ e LGBTQIA+.


PARCEIROS: Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA); Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC); Conselho Nacional dos Direitos da Mulher  (CNDM); e Subsecretaria de Políticas para as Mulheres/GDF. 

fonte: https://www.gov.br/mulheres/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2023/agosto/confira-a-programacao-da-tenda-do-ministerio-das-mulheres-na-marcha-das-margaridas

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...