A deputada federal Reginete Bispo (PT-RS) anuncia a realização de uma audiência pública para discutir a educação da população idosa no Brasil.

 

PT na Câmara

 

Deputada Reginete Bispo. Foto: Gabriel Paiva

A deputada federal Reginete Bispo (PT-RS) anuncia a realização de uma audiência pública para discutir a educação da população idosa no Brasil. A audiência, de iniciativa da parlamentar, será realizada no dia 9, nesta quarta-feira, na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) e tem como objetivo promover um debate aberto e aprofundado sobre a temática, considerando o crescimento demográfico brasileiro e o aumento da expectativa de vida no Brasil e, sobretudo, pela necessidade de propostas educacionais atualizadas voltadas para a educação ao longo da vida, mediadas pela garantia dos direitos à educação.

A proposta está em diálogo com a legislação educacional e o Estatuto do Idoso. O debate tem como objetivo, também, pensar sobre a importância da educação de idosos nos cursos de formação de professoras e professores nas redes de ensino superior.

Na justificativa da proposta, a deputada Reginete Bispo, autora do requerimento para realizar a audiência, explica que é importante “refletir e problematizar a visibilidade da pessoa idosa na EJA, sendo ele sujeito de direitos, com uma proposta pedagógica adequada que ofereça o reconhecimento das suas necessidades e peculiaridades no processo educativo dos espaços escolares”, assinala.

O evento será uma oportunidade para tratar da educação da população idosa e de discutir com o MEC a possibilidade do EJA (Educação Jovem e Adulto) tornar-se EJAPI (Educação Jovem, Adulto e Pessoa Idosa).

Participantes

A audiência pública contará com a participação de renomados especialistas e autoridades que atuam na área, incluindo:

  • Kenio Costa Lima – Coordenador-geral de Política de Envelhecimento Ativo e Saudável da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa;
  • Claudia Borges Costa – Diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação;
  • Marlene Souza Silva – membro da Coordenação Colegiada do Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Bahia;
  • Deuzimar Costa Serra – Docente da Universidade Federal do Ceará, Brasil;
  • Odete Antônia Bresolin – Representante do Instituto Paulo Freire.

Assessoria de Comunicação da deputada Reginete Bispo

 

fonte: https://ptnacamara.org.br/deputada-reginete-bispo-defende-priorizacao-de-idosos-no-eja/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...