Um grupo de arqueólogos encontrou em meios às ruínas de uma cidade destruída relíquias de um templo de 3000 anos dedicado a Ishtar, uma deusa mesopotâmica do amor e da guerra, que é a primeira deusa conhecida a partir de evidências escritas da história.

Os achados estavam na cidade de Nimrud, no atual Iraque, a cerca de 30 quilômetros de Mosul, cidade tomada pelo Estado Islâmico em 2014. Com o objetivo de apagar a cultura não islâmica da região, o sítio arqueológico de Nimrud começou a ser destruído por eles, com marretas, bombas e escavadeiras.

Agora, que o domínio da região pelo grupo islâmico acabou, os arqueólogos retornaram a Nimrud e pegaram todo tipo de artefato encontrado. 

Leia mais:

Cidade de Nimrud e a deusa

O assentamento de Nimrud foi construído ao longo do Rio Tigre, e transformou-se em um cidade assíria prospera entre os anos de 1350 e 610 a.C, com grandes palácios e templos impressionantes. 

Nessas novas escavações, os pesquisadores trabalharam no Templo de Ishtar, que em 612 a.C foi queimado durante um saque à cidade. No local foram encontrados fragmentos de um antigo monumento de pedra que retrata a deusa em um símbolo de estrela.

Nossa maior descoberta nesta temporada foi um fragmento espetacular da estela de pedra que mostra a deusa Ishtar dentro de um símbolo de estrela. Esta é a primeira representação inequívoca da deusa como Ishtar Sharrrat-niphi, um aspecto divino da deusa associado ao surgimento do planeta Vênus, a ‘estrela da manhã’, encontrada neste templo dedicado a ela

Michael Danti, arqueólogo, em comunicado

Escavações anteriores em Nimrud já haviam revelado um palácio de 2800 anos que pertencia a um rei assirio conhecido como Adad-Nirari III, que reinou entre 810 e 783 a.C, além de lajes de pedra com inscrições cuneiformes, uma escrita utilizada durante a Idade do Bronze, no Oriente Médio.

Agora, mais descobertas destacam o luxo da antiga cidade do reinado de Adad-Nirari III, como a arquitetura, o templo da deusa Ishtar e fragmentos de marfim e cascas de ovos de avestruz, materiais raros e valiosos na época. Tudo isso muito próximo de ser destruído pelo Estado Islâmico.