"Sobrinha do bispo Pedro Casaldáliga é atual prefeita da cidade Balsareny", escreve Denise da Veiga Alves, advogada, graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1987), em Direito pelo UDF Centro Universitário (2006) e mestre em Etudes du Développement pelo Institut Universitaire d'Etudes du Développement (1995), em artigo enviado diretamente ao Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Eis o artigo.

Glória é sobrinha de dom Pedro Casaldáliga que foi bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT). O pontífice nasceu na Catalunha, viveu sua missão no Brasil e faleceu em agosto de 2020. Dom Pedro deixou um legado marcado por suas posições políticas e pelo trabalho pastoral em defesa de direitos dos povos indígenas e o combate à violência no campo brasileiro. A família Casaldáliga mantém o compromisso de Pedro em defesa do povo.  Sua sobrinha que também acompanhou a vida do tio em São Félix do Araguaia, assume seu mandato na prefeitura de Balsareny com a participação popular e alinhada aos direitos humanos, uma construção política que serve de inspiração ao Brasil.

Adiante! Coletivo de moradores sem partido emplaca a eleição de uma prefeita comprometida com o povo

Primeiro dia de trabalho da alcadesa de Balsareny, Glória Casaldáliga. (Foto: enviada por Denise da Veiga Alves)

Na Catalunha, uma 'alcadesa' (prefeita) comprometida de longa data com as causas populares foi eleita como cabeça de uma chapa popular apartidária, (29/05) e empossada em 17 junho.

Glória Casaldáliga, jurista de 57 anos de idade,  descende de uma família estabelecida na cidade de Balsareny há alguns séculos. Seu pai, além de ter sido  prefeito de Balsareny como outros parentes em tempos mais remotos, nasceu no prédio que foi transformado em prefeitura. O tio de Glória, atual prefeita foi o bispo de São Félix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga, atuou por 52, em sua ação pastoral. Dom Pedro conviveu de perto e defendeu os direitos dos povos indígenas e de comunidades rurais desde 1968  até a sua morte em agosto de 2020, em Batatais, (SP).  A prefeita de Balsareny tem uma profunda ligação com o povo brasileiro, fruto de suas muitas viagens à região do Araguaia, e pelo convívio por décadas com movimentos populares que lutam por direitos humanos. E, pelo que a eleição para a prefeitura de Balsareny demonstrou, tem também um compromisso profundo com o povo de seu lugar de origem.

Anem endavant! Som present, fem futur!

Vamos em frente! Estamos presentes, somos futuro!

Endavant”, nome da chapa vencedora, é uma expressão catalã usada para encorajar alguém a fazer ou continuar fazendo alguma atividade. Um grupo de amigos discutiam numa roda de bar sobre medidas para melhorar a vida da população local, propondo fazer política de uma forma mais participativa, solidária e empática.

Tudo começou a partir de uma conversa entre amigos da localidade de Balsareny, na Catalunha, cidade de 3.300 habitantes que fica a 70 km de Barcelona. Além da alcadesa eleita, outros moradores da pequena cidade com perfis e idades diversas se empenharam na campanha eleitoral que só dura duas semanas. Na chapa, constavam formalmente onze membros e três suplentes, de 28 a 68 anos e de profissões as mais diversas: bombeiro, engenheiro de minas, trabalhador do setor alimentício, administradora, enfermeiro, professores, atriz e filóloga, fotógrafo, engenheira agrônoma e industrial.

Glória Casaldáliga e apoiadores. (Foto: enviada por Denise da Veiga Alves)

Dentre as propostas que seduziram eleitoras e eleitores, a criação de vários conselhos de participação popular, nas áreas de entidades culturais, entidades esportivas, de mulheres, além de comissões de saúde, com os agentes da área, e de lojistas e comerciantes. Mais zonas verdes, consultoria ambiental para tratar de ações menos impactantes sobre as mudanças climáticas no âmbito particular e municipal, recuperação do parque imobiliário e promoção de aluguéis sociais, espaços autogestionados para os jovens, suporte às atividades extraescolares para todos os estudantes, criação de um banco de tempo para troca de saberes, promoção de projeto intergeracional, melhoria do acesso ao espaço público e aos equipamentos municipais, mobilidade urbana, valorização do potencial turístico, criação de protocolos contra o assédio em todos os âmbitos etc.

O orçamento da campanha, resultado do cálculo legal, se resumiu a apenas 360 euros, restringindo a possibilidade de realizar materiais de divulgação, compra de envelopes etc. Porém, o engajamento militante dos correligionários foi transformado em discussões e debates nos bairros, em espaços públicos, festividades onde cada qual trazia um prato de tortilla (omelete de batatas) e bebidas e muito trabalho voluntário para que as propostas, em via de mão dupla, transitassem entre os membros da lista e a população de Balsareny.

Glória Casaldáliga. (Foto: enviada por Denise da Veiga Alves)

A simplicidade da campanha do Endavant contrastou com o eco que suas propostas encontraram no eleitorado local, que o elegeu numa disputa acirrada pelos votos, num país onde votar não é obrigatório como no Brasil. Dos 2.610 eleitores aptos a votar, apenas 57.7% participaram do escrutínio. Endavant Balsareny recebeu a confiança de 36,62% dos eleitores, suplantando partidos como o ERC-AM (Esquerra Republicana de Catalunya – Acord Municipal, 33,49%), o JUNTS (22,73%) e o PP (4,01%).

A experiência tocada pelo coletivo Endavant Balsareny aponta uma forma mais humana e solidária de fazer política. Política de proximidade com foco nas necessidades expressas diretamente pela comunidade, que co-construiu os objetivos (e não promessas) da campanha vitoriosa.

A experiência de construção participativa de plataforma política para ser implementada por membros eleitos da comunidade desafia a forma como se tem praticado política no Brasil, distanciada das bases sociais. A eleição para a prefeitura de Balsareny, pequena cidade catalã, pode ser inspiração e norte para uma outra forma de fazer política, incorporando a escuta e o diálogo para, todas e todos, agirmos para implantar o bem viver onde quer que vivamos e atuamos.

Leia mais

fonte: https://www.ihu.unisinos.br/629755-gloria-casaldaliga-vence-eleicoes-na-catalunha-artigo-de-denise-da-veiga-alves

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...