Michael Hanchard, da Universidade da Pensilvânia, irá proferir palestra na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O professor é autor do livro “Orfeu e o Poder: O Movimento Negro no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1988)”

  Publicado: 13/06/2023
Encontro na FFLCH trará reflexões sobre a perspectiva da memória negra como contraponto à memória oficial do Estado – Foto: Pexels

No dia 15 de junho, às 15h30, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove o evento Os desafios para a promoção da memória negra e o enfrentamento ao racismo e ao fascismo. O encontro ocorre em modalidade híbrida, presencialmente na FFLCH e com transmissão ao vivo pelo canal da faculdade no Youtube. Não é necessário se inscrever para participar. 

A conferência contará com a palestra de Michael Hanchard, professor do Departamento de Estudos Africanos da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e colaborador no núcleo de pesquisa Afro Cebrap. O núcleo é coordenado pela socióloga Márcia Lima, secretária de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério Igualdade Racial, e professora da FFLCH. 

De acordo com os organizadores, o professor americano trará reflexões sobre a perspectiva da memória negra como contraponto à memória oficial do Estado. Hanchard vai apresentar os impactos do racismo e do fascismo na construção da memória, além das relações entre racismo e fascismo do ponto de vista ideológico e político.

Michael G. Hanchard é autor de Orfeu e o Poder: O Movimento Negro no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1988)Party/Politics: Horizons in Black Political Thought (Oxford, 2006) e, mais recentemente, The Spectre of Race: How Discrimination Haunts Western Democracy (Princeton, 2018). Este último recebeu o Prêmio Ralphe J. Bunche, da American Political Science Association, em 2019 pelo melhor livro sobre pluralismo étnico e cultural, e foi nomeado um dos dez melhores livros de 2018 pelo Times Educational Supplement de Londres.

Serviço:

Os desafios para a promoção da memória negra e o enfrentamento ao racismo e ao fascismo

Horário: 15h30

Local: Auditório Nicolau Sevcenko – Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária – São Paulo-SP

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/autor-de-orfeu-e-o-poder-sugere-memoria-negra-para-combate-ao-racismo-e-ao-fascismo/


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...