Evento será uma das ações promovidas pela campanha “Junho Violeta”, e contará com a presença do ministro Silvio Almeida; interessados precisam fazer inscrições em formulário eletrônico

Publicado em 12/06/2023
MDHC promove, nesta quarta-feira (14), em Brasília, seminário em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa – 15 de junho –, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional de Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), realizará nos dias 14 e 15 de junho, o seminário nacional Direitos Humanos da Pessoa Idosa: Enfrentamento a todas as formas de violência.

A abertura oficial do evento, marcada para as 14h desta quarta-feira (14), ocorre no auditório do subsolo do bloco A da Esplanada dos Ministérios, e será aberta ao público interessado e à imprensa. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível neste link.

O seminário, que integra a campanha “Junho Violeta”, contará em seu primeiro dia com a presença do ministro Silvio Almeida, do secretário nacional de Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre Silva, além de representantes de diversos ministérios e da sociedade civil. Durante o evento, serão anunciadas ações e iniciativas de políticas públicas promovidas pela SNDPI voltadas às pessoas idosas e ao enfrentamento dos diversos tipos de violência cometidos contra essa faixa etária.

Representantes da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos e dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Saúde, das Mulheres e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome comporão a segunda mesa do evento, às 15h20.

O segundo dia do seminário será reservado para discussões sobre o tema em questão com representantes de órgãos governamentais, tais como Defensoria Pública da União, Procon, Previdência Social, Fiocruz e Subsecretaria do Idoso do Distrito Federal.

Campanha Junho Violeta

No início deste mês, o MDHC lançou a campanha “Junho Violeta”, com o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre a necessidade de atuar na garantia dos direitos humanos e no enfrentamento à violência contra as Pessoas Idosa.

Apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos contra esse segmento social. No ano passado, os registros oficiais revelaram mais de 150 mil violações a partir de mais de 30 mil denúncias. Isso representa aumento 57% nas denúncias e de 87% nos registros de violações de direitos estatisticamente. Os números são do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

Leia também:

MDHC lança campanha de conscientização e enfrentamento da violência sofrida por pessoas idosas

MDHC articula inciativas de prevenção à violência financeira e patrimonial contra pessoas idosas

Serviço

Seminário Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

1º dia

Data: 14/06/2023

Horário: 14h

Local: Auditório do Subsolo - Bloco A – Esplanada dos Ministérios

Acompanhe pelo canal do Youtube do MDHC

2° dia

Data: 15/06/2023

Horário: 8h

Local: Auditório Ana Paula Crosara - Ed. Parque Cidade Corporate, Torre “A” – 8º Andar

Acompanhe pelo canal do Youtube do MDHC

Para dúvidas e mais informações:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atendimento exclusivo à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do MDHC

(61) 2027-3538

(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa

fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/mdhc-promove-nesta-quarta-feira-14-em-brasilia-seminario-em-alusao-ao-dia-mundial-de-conscientizacao-da-violencia-contra-a-pessoa-idosa

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...