Segundo colunista, o GSI identificou o segurança como um militar do Exército, cedido pela instituição para atuar na segurança do Itamaraty na última terça-feira (30/5)

 

 
VC
Victor Correia
postado em 02/06/2023 11:36

 

 (crédito: Henrique Lessa/CB/D.A. Press)
(crédito: Henrique Lessa/CB/D.A. Press)

Gabinete de Segurança Institucional (GSI) identificou que o segurança que agrediu a jornalista da TV Globo, Delis Ortiz, durante visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao Brasil na terça-feira (30/5), é um militar do Exército Brasileiro, que estava trabalhando na segurança do local sob coordenação do próprio gabinete.

A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, nesta sexta-feira (2/6). Após a agressão, o GSI instaurou uma sindicância para apurar o ocorrido. O órgão vai colher depoimentos dos envolvidos, e pretende ouvir também a versão da jornalista agredida. As investigações devem ainda checar as imagens de segurança do Palácio do Itamaraty para verificar se houve transgressão disciplinar ou possível crime na atuação dos seguranças.

O Exército, por sua fez, disse que afastou os militares cedidos à segurança presidencial, que estavam presentes no episódio, até o fim das investigações. Participaram da segurança do evento 193 militares. A força disse ainda que está à disposição para contribuir com as investigações.

Violência

O tumulto ocorreu após a cúpula de chefes de Estado da América do Sul, realizada no Itamaraty. Nicolás Maduro estava de saída quando foi abordado por jornalistas. Os seguranças, incluindo brasileiros e venezuelanos, tentaram impedir a aproximação da imprensa.

Segundo testemunhas, pelo menos três jornalistas foram agredidos. Delis Ortiz levou um soco no peito. Em relato à GloboNews, a profissional declarou que o episódio foi "assustador" e "constrangedor". "Você não espera isso de quem a gente conhece, que está no dia a dia. Esses seguranças conhecem a gente", disse Delis.

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2023/06/5099074-seguranca-que-agrediu-delis-ortiz-e-militar-do-exercito-diz-gsi.html

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...