Organizada pela Embaixada da Espanha, a segunda edição da premiação para coletivos de mulheres rurais do Brasil está com inscrições abertas até o dia 30 de junho de 2023

Raphaela Peixoto*
postado em 29/05/2023 23:37 - Correio Braziliense
 
 
 
 (crédito: Reprodução/premiomulheresrurais.com.br)
(crédito: Reprodução/premiomulheresrurais.com.br)
 

O prazo de inscrição para o "Prêmio Mulheres Rurais – Espanha Reconhece" foi prorrogado. Agora as inscrições serão recebidas até o dia 30 de junho e devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário online disponível neste link. Coletivos de mulheres de todo país podem se inscrever para concorrer ao prêmio.

A premiação é organizada pelo escritório de Agricultura, Pesca e Alimentação da Embaixada da Espanha, e conta com o apoio das representações no Brasil do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da ONU Mulheres. A segunda edição terá como foco as iniciativas que reconheçam e fortaleçam o protagonismo feminino na agricultura e nos sistemas agroalimentares locais, na geração de renda, proteção do meio ambiente e mitigação das mudanças climáticas, além de reconhecer e valorizar o trabalho das mulheres relacionado às tarefas de cuidado com a família e comunidade e no fomento à formação de novas lideranças femininas.

“Nesta edição queremos reconhecer o importante papel das mulheres rurais como transformadoras dos sistemas agroalimentares para que sejam mais sustentáveis, já que elas diversificam o catálogo de produtos disponíveis para a alimentação humana e estimulam a territorialização dos processos de produção, buscando reduzir a importação de produtos similares e reconhecendo a importância da agrobiodiversidade nos territórios, a autonomia e a independência alimentar”, afirmou Mar Fernández-Palacios, embaixadora da Espanha no Brasil.

De acordo com a FAO, as mulheres produzem metade dos alimentos no mundo e correspondem a 43% da mão de obra agrícola, mas continuam tendo seu papel e importância negligenciados e ainda estão fora dos principais espaços de decisão. “As mulheres rurais são pilares fundamentais da produção agrícola e da segurança alimentar e nutricional. Precisamos seguir avançando rumo a igualdade de gênero por meio de programas inovadores, políticas e estratégias inclusivas, e a FAO acredita que este prêmio é uma iniciativa importante para que as mulheres rurais sejam mais valorizadas e por consequência também tenham mais acesso a recursos e oportunidades”, explicou Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil.

Os três projetos mais bem pontuados receberão prêmios, em dinheiro, que variam entre R$25.000,00 (1º lugar) a R$ 10.000,00 (3º lugar). Além do montante em dinheiro, os três projetos receberão também as seguintes premiações: computadores, assistência técnica (realizado pelo período de seis meses) e mentoria.

Inscrições: https://premiomulheresrurais.com.br/

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/05/5097939-periodo-de-inscricoes-para-o-premio-mulheres-rurais-e-prorrogado.html

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...