Livro resgata primeiros escritos da história da humanidade. Um deles é a primeira poesia assinada de que se tem registro – e sua autoria é feminina! Outras palavras sorteia 1 exemplar para aqueles que apoiam nosso jornalismo de profundidade

 

Há 4.000 anos, no império mesopotâmico, uma princesa, poeta e sacerdotisa exilada, assinava o primeiro texto literário na história da humanidade. O nome da responsável por esse ato carregado de força? Enheduana. De seu exílio, a poeta clamava o auxílio dos deuses – ou, mais precisamente, da Deusa: Inana.

Enheduana foi uma importante figura da cultura suméria, sobressaindo-se como intelectual e líder religiosa. Duas de suas poesias, abordam conflitos político-religiosos de sua época – nos quais ela estava envolvida – em uma poética que entrelaça versos acerca do próprio ato do fazer poético e sua mágica.

Seu legado literário inclui textos devotados à deusa Inana, também chamada de Ishtar, divindade conhecida como “rainha dos céus e da terra” e associada ao amor, à guerra e à fertilidade. Símbolo de absurda força na cosmologia mesopotâmica, Inana chegou a ser considerada pelos assírios a mais alta divindade de seu panteão. 

 
 
O Disco de Enheduana, descoberto por Leonard Woolley. A cena mostra a alta sacerdotisa em pé em adoração enquanto o que foi interpretado como uma figura masculina nua derrama uma libação

Além de seus versos em exaltação e súplica à Inana, Enheduana também teceu uma coleção conhecida como Hinos Sumérios do Tempo e vários objetos talhados com imagens e em escrita cuneiforme, como o disco de alabastro, atualmente conservado no Museu da Universidade de Philadelphia. Provavelmente, seus escritos foram feitos para serem declamados ao som de liras e flautas e exaltados em cortejos.

Agora, um pedacinho de seu legado está disponível em português, no livro Inana – antes da poesia ser palavra era mulher. A publicação conta com dois escritos. O primeiro: “A Exaltação de Inana”, escrito por Enheduana por volta de c 2285-2250 a.C e traduzido por Guilherme Gontijo Flores. O segundo escrito, de autoria anônima e datado da primeira metade do II milênio AEC, foi reconstituído a partir de mais de trinta manuscritos encontrados em escavações arqueológicas nas cidades de Nippur e Ur e também se trata de uma exaltação à deusa suméria. O poema chama-se “A Descida de Inana ao Mundo dos Mortos”, traduzido por Adriano Scandolara.

Outras Palavras e Sobinfluencia sortearão 1 exemplar de Inana – antes da poesia ser palavra era mulher, entre os apoiadores do nosso jornalismo. O formulário de participação será enviado por e-mail e as inscrições serão aceitas até a próxima quinta-feira, 1/6, às 14h.

O tema principal do segundo poema é a morte e seus assombramentos. Medo que assola a consciência humana desde as mais remotas eras. Para lidar com essa questão, os sumérios (assim como muitos de nós até hoje) teciam e ouviam poemas, atos que alimentam o fogo criativo de nossas almas, sendo a poesia, aquela que nomeia e ajuda a elaborar nossas angústias e alegrias. Uma forma de lidar com o medo do inexplicável e do incontrolável.

Para os mesopotâmicos, pior que a morte era o esquecimento. Por isso, escrever e preservar sua memória era uma forma de escapar desse fim. Tudo se torna ainda mais simbólico quando nos lembramos que esses registros estão talhados em pedras. E ainda mais simbólico é o ato de força de Enheduana de assinar seu poema. Um ato que exigia ousadia em uma época em que isto não era comum, afinal, como salienta Adriano Scandolara, “os sumérios não costumavam assinar seus textos”.

Com um belo projeto gráfico “lapidado” pela Editora Sobinfluencia, que sem dúvidas exalta a magia de Inana nesse saudoso trabalho, o livro tem a qualidade de ser traduzido diretamente do sumério por pesquisadores com vasta experiência com traduções de porte e em diversos idiomas e conta com interessante prefácio de Katia Maria Paim Pozzer sobre as histórias de Enheduana e Inana.

Ainda tem a preocupação de não ter uma escrita acadêmica e proporcionar uma experiência acessível para quem se interessar por essa “poesia vital”, como salientam os tradutores. Além disso, o livro é em versão bilíngue, sumério e português.

Por fim, de tudo isso, o que pode ficar para além da triste ironia que é a primeira autora a assinar um texto ter seu nome apagado da história, é também a reflexão de como é frágil o discurso reacionário dos estereótipos modernos de gênero de fragilidade feminina. Resta a nós reavivar e louvar o nome e a memória de Enheduana.


Outras Palavras e Sobinfluencia sortearão 1 exemplar de Inana – antes da poesia ser palavra era mulher, entre os apoiadores do nosso jornalismo. O formulário de participação será enviado por e-mail e as inscrições serão aceitas até a próxima quinta-feira, 1/6, às 14h

Para participar, é preciso ser membro do Outros Quinhentos, rede de financiamento coletivo hospedada em apoia.se/outraspalavras. O formulário de participação será enviado por e-mail aos apoiadores e as inscrições serão aceitas até a próxima quinta-feira, 25/5, às 14h.

Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...