Arqueólogos descobriram cinco figuras femininas de argila escondidas dentro de um buraco em uma parede na Caverna de Verteba, na região de Borschyov, no oeste da Ucrânia. O tesouro ritualista encontrado na Caverna de Verteba de há cerca de 5.000 anos ilustra a vida ritual da misteriosa cultura Cucuteni-Tripiliana.
 
Estas figuras estilizadas, que datam do primeiro milênio a.C., foram ligadas à cultura Cucuteni- Tripiliana, que dominou uma grande faixa do Leste Europeu durante o período neolítico tardio e a Idade do Cobre (6000 a 2750 a.C.).
A Caverna de Vertaba contém até oito quilômetros de passagens usadas como santuário pela cultura Cucuteni-Tripiliana.
 
As descobertas foram feitas em março por arqueólogos do Museu de História Local de Borschyov, na Ucrânia, liderados por Mikhail Sokhatsky, um dos principais estudiosos da cultura tripiliana e diretor do museu.
Figuras femininas encontradas em escavações anteriores na сaverna Verteba
A cultura Cucuteni-Tripiliana é conhecida por ter sido altamente desenvolvida para o seu tempo, o Neolítico e Calcolítico tardio. Alguns de seus assentamentos eram extraordinariamente grandes, eles cultivavam plantas e criavam animais domésticos e tinham aptidões em cerâmica e metalurgia.
 
As práticas religiosas da cultura Cucuteni-Tripiliana são pouco compreendidas, e exemplos de cerâmicas descobertas são extremamente raros. Arqueólogos que escavam na Caverna de Verteba, por outro lado, descobriram um enorme frasco de argila de armazenamento contendo um material orgânico branco (que ainda tem de ser analisado).
Cerâmica Trypillian lindamente ornamentada encontrada na сaverna Verteba.
As figuras provavelmente foram usadas em rituais tripilianos. Essas estatuetas foram identificadas pelos arqueólogos como totens, que são objetos sagrados que podem proteger as pessoas contra danos. Neste caso, as figuras foram colocadas dentro da parede da caverna e cobertas com um selo incomum por razões igualmente enigmáticas.
 

"Estatuetas femininas não são raras em contextos tripilianos, e são conhecidos depósitos de estatuetas", confirmou Mikhail Sokhatsky em uma entrevista publicada pelo Haaretz.

"Mas estas foram abrigadas com presas de um javali." Ele enfatizou que esse arranjo era único, nunca tendo sido visto antes em qualquer sítio arqueológico do Leste Europeu.
O arqueólogo explica que Verteba é do período "tripiliano tardio" e que este achado é único nesse contexto. Em Verteba, a equipe descobriu joias e ferramentas (para produção de cerâmica) feitas de dentes de javali, bem como uma pequena estatueta de javali em 2016.
 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...