No Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia, a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ se posicionou contra a sentença judicial do caso do assassinato da travesti Laura Vermont

Débora Oliveira
postado em 17/05/2023 22:08 - CORREIO BRAZILIENSE
 
A travesti Laura Vermont foi brutamente assassinada em 2015. -  (crédito: Arquivo Pessoal)
A travesti Laura Vermont foi brutamente assassinada em 2015. - (crédito: Arquivo Pessoal)

Após o caso de assassinato brutal da travesti Laura Vermont voltar a mídia devido ao julgamento do caso, na última sexta-feira (12/5), a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos, se posicionou contra a sentença judicial do crime. Laura foi cruelmente assassinada em 2015, na cidade de São Paulo/SP.

De acordo com a decisão, dos cinco acusados pelo homicídio de Laura, dois foram absolvidos e três foram condenados por lesão corporal leve. Os réus condenados receberam a pena de 1 ano. No entanto, considerando que o crime de lesão corporal leve deve ser, de acordo com o Código Penal, julgado em até 4 anos (prazo a partir do qual o crime torna-se prescrito), os três réus condenados não cumprirão a pena.

Em nota, a secretária declarou que tal decisão é inaceitável, uma vez que os assassinos não serão de fato responsabilizados pelo crime. “É absolutamente inaceitável que a vida de uma mulher transgênera seja ceifada com tamanha violência e não haja a devida responsabilização dos agressores. De acordo com o Ministério Público, o grupo espancou Laura de forma deliberada, culminando em sua morte. Essa hipótese é comprovada pelo laudo do Instituto Médico Legal (IML), o qual afirma que a causa da morte deu-se em decorrência de traumatismo craniano”, disse o órgão.

A Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ prestou solidariedade com os pais de Laura, dona Zilda Laurentino e seu Jackson de Araújo, demais familiares e amigas(e/os), opondo-se fortemente a esta decisão judicial. “Não podemos aceitar que estes crimes fiquem impunes e impliquem na violação dos direitos das pessoas LGBTQIA+. Esperamos que este crime e tantos outros sejam devidamente apurados e que quem os cometeu seja devidamente responsabilizado. Trabalharemos em conjunto para que a memória de Laura Vermont siga viva em cada uma(e) de nós e que possamos existir de forma justa, livre e sem violência”, pontuou a secretária em nota de repúdio.

Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo

De acordo com pesquisas realizadas, o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo, especialmente travestis e transexuais. Um estudo do Grupo Gay da Bahia (GGB), com dados de 2021, revelou que ocorre um assassinato de pessoa trans a cada 29 horas no país — no entanto, devido a subnotificação, o número real deve ser ainda maior. O levantamento foi feito em parceria com a Aliança Nacional LGBTI+. Foram 276 homicídios (92% do total) e 24 suicídios (8%) no ano passado.

Os gays são metade das vítimas, com 153 casos (51%). Segundo o GGB, os homossexuais masculinos são, há quatro décadas, os mais atingidos pela violência. Depois, são as travestis e as transexuais com 110 casos (36,7%), lésbicas com 12 ocorrências (4%), bissexuais e homens trans com 4 casos (1,3%). Há ainda uma ocorrência de pessoa não binária (que não se identifica com o gênero masculino ou feminino) e um heterossexual, confundido com um gay.

Luta contra a LGBTfobia

A nota da secretaria foi publicada no 17 de maio, Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia. Há 33 anos, em 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID). Publicado em 1952, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria, apontava a homossexualidade como uma doença a ser tratada.

Apenas em 1973, após uma revisão, a homossexualidade deixou de constar como transtorno mental, e somente após 17 anos saiu da classificação no CID. A data marcou um passo importante para a compreensão da homossexualidade como identidade sexual — que não precisa de cura. A data de 17 de maio posteriormente se tornou um símbolo da luta contra o preconceito e violência a lésbicas, gays, transgêneros, queers, intersexos, assexuais, e a favor da diversidade sexual. 

No Brasil, a data está incluída no calendário oficial do país desde 2010, de acordo com o Decreto de 4 de junho daquele ano — assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/05/5095278-governo-critica-sentenca-judicial-dos-assassinos-da-travesti-laura-vermont.html


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...